São Paulo programa 50 eventos para comemorar os 200 anos da Independência

Celebração inclui diversas atividades espalhadas por mais de 200 pontos da cidade e grande reencenação do Grito da Independência


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, programou mais de 50 atividades, espalhadas por mais de 200 pontos da capital, para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil. O destaque da programação é a remontagem histórica do grito de Dom Pedro, no dia 7 de setembro, no Parque da Independência. 

As programações fazem parte do Projeto Vozes da Independência. “Comemorar o bicentenário da Independência do Brasil é celebrar 200 anos da conquista da nossa liberdade, direito fundamental e inalienável de qualquer Nação e de todos os seres humanos", afirmou o prefeito Ricardo Nunes. "E essa data tem um significado especial para a nossa cidade, porque São Paulo foi o palco da declaração de independência, que ocorreu às margens do Córrego do Ipiranga e é fundamental que todas as vozes da capital estejam representadas em todas as atividades que lembrarão o bicentenário", completou. 

“Estamos preparando uma comemoração plural, descentralizada e grandiosa, como a nossa São Paulo merece. Uma comemoração que representa as múltiplas vivências que construíram a história do nosso país. Nesse evento, colocamos as diversas narrativas brasileiras como protagonistas”, afirma a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. "Esse é o Bicentenário de todos os gritos da independência", finaliza.

Desfile

Neste ano, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na cidade de São Paulo será realizado em toda a extensão da pista central da Avenida Dom Pedro I, no bairro do Ipiranga das 8 às 12h30, como forma de integrar as ações do bicentenário no mesmo território. O evento acontece entre 08h e 12h, com presença de autoridades e grupos integrantes da sociedade civil.

O desfile será realizado em parceria com o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Ainda haverá participação especial de militares como dos Paraquedistas Cometas, da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e da Cavalaria do Exército com o uniforme oficial dos Dragões da Independência. 

Encenação do Grito

A céu aberto, um grande espetáculo ocupará o Parque da Independência para uma encenação do Grito de Dom Pedro com um percurso histórico, social e cultural. Abordando o sentimento de independência por várias óticas e vivências, o espetáculo tem como objetivo, valorizar a cultura nacional e sua importância na construção social, cultural e econômica do país. 

"O dia 7 de setembro terá uma remontagem histórica do Grito de Dom Pedro, em um percurso finalizado nos arredores do Monumento à Independência, com toda uma dramaturgia, uma encenação bonita, passando por locais onde a sociedade civil viveu", explica a secretária Aline Torres. "Estamos convidando a todos e todas para estar lá, no Parque da Independência, revivendo esse momento histórico com a gente".

Outras atividades

As atividades artísticas, marcadas por vozes diversas, também compõem a celebração da data - dentre elas, música, teatro, cinema, artes visuais, literatura, dança, intervenções artísticas e debates. As programações ocupam pontos da cidade relacionados à ocasião, tal como a Praça do Patriarca, que recebe a escultura de José Bonifácio, patrono da independência. “O projeto Vozes da Independência foi elaborado com o objetivo de convidar o público a refletir sobre essa data e os seus significados sociais, culturais e econômicos”, afirma o curador e produtor executivo do projeto, Higor Advenssude. “Cada personagem celebrado nas exposições, intervenções artísticas, painéis e no espetáculo refletem desejos de quem ‘reexiste’ a muito tempo.” 

Além disso, para integrar o projeto, ações especiais acontecem em outros pontos culturais da cidade: Theatro Municipal, Solar da Marquesa, Casa do Grito, Casa de Cultura Chico Science e Vila Itororó, que completa 100 anos em 2022. 

No conjunto histórico do Parque da Independência, são pensadas intervenções artísticas especiais para permanecer para além dos eventos comemorativos, como exposições, iluminação especial e áudios-guias. Além das intervenções, a Spcine integra a programação com uma curadoria especial de filmes que refletem o conceito do projeto, para o Circuito Spcine e Cineclubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.