Movimento União BR, Simple Nutri e Avião Solidário da LATAM enviam mais de 4 toneladas de doações para vítimas da guerra

Campanha Juntos pela Vida foi iniciada no dia 12/03 arrecadou alimentos e insumos de saúde para refugiados da guerra na Ucrânia

O Movimento União BR, entidade criada em 2020 e que já arrecadou cerca de R$ 300 milhões e apoiou mais 16 milhões de pessoas em todo o Brasil, envia nesta semana mais de 4 toneladas de alimentos e insumos de saúde para os refugiados da guerra da Ucrânia. A campanha Juntos pela Vida foi realizada junto a Simple Nutri, empresa de alimentação desidratada com foco social, com o apoio da LATAM, por meio do seu programa “Avião Solidário”, que oferece transporte gratuito de pessoas e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. A campanha recebeu apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, da empresária Maria Thereza Cunha Bueno e seu marido Hubertus von Nesselrode, da Vitamedic Indústria Farmacêutica, que pertence ao grupo José Alves, do apresentador e empresário Luciano Huck, e de cidadãos brasileiros. Além disso, teve ainda a parceria de instituições e empresas, como GRU Airport, Instituto da Criança - ONG gestora da campanha, Fermac, Ftrade, Real Cestas e Luna Express.


Mais de 4 toneladas de doações foram arrecadadas pela campanha Juntos pela Vida, sendo mais de 130 mil refeições. (Crédito: Guilherme Vilas Boas Veloso/ Movimento União BR)

A articulação logística de armazenagem e envio das doações foram feitas pelo Movimento União BR em parceria com a LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do Grupo LATAM. As doações serão enviadas para a Alemanha, e, na Europa, seguem para a fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno, parceira do Movimento União BR, e seu marido Hubertus von Nesselrode em Siret, na Romênia, localizado na fronteira com a Ucrânia. O casal também ajudará no transporte terrestre entre os territórios alemão e romeno. O local se tornou um ponto consular oficial e funciona como um centro de acolhimento e distribuição de alimentos e mantimentos aos refugiados, numa iniciativa previamente alinhada com a Embaixada brasileira no país, além de contar com os apoio da Cruz Vermelha e Ordem de Malta.

“Mais uma vez conseguimos colocar de pé uma campanha contando com a ajuda da sociedade civil e das empresas que toparam o nosso projeto e, principalmente, nosso propósito de ajudar quem está precisando nesse momento”, afirma Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR. “Só com a união de esforços é que conseguimos fazer acontecer. E nosso trabalho é salvar o máximo de vidas possíveis, além de continuar o nosso trabalho no Brasil, realizado desde o início da pandemia”, completa a voluntária do Movimento União BR.

Toda a distribuição desses itens será feita por meio da Cruz Vermelha e Ordem de Malta, que diariamente levam doações para dentro do território ucraniano. Além disso, o Movimento União BR também conta com a presença de uma equipe in loco, liderada por Lucio Trindade, que está na fazenda da Romênia e cuida dessa logística.

"A LATAM se sente muito feliz por estar envolvida em mais uma iniciativa desse movimento, contribuindo para somar esforços e ajudar as vítimas desse conflito por meio do nosso Avião Solidário. Estamos sempre atentos para ajudar em missões humanitárias de emergência, colocando toda a nossa estrutura e conectividade a serviço da sociedade. Recentemente, auxiliamos também no transporte solidário de expatriados da Ucrânia para diversas cidades do Brasil e para o exterior", afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.

Os alimentos enviados são da empresa brasileira Simple Nutri. São refeições desidratadas e, por isso, é possível manter a validade e conservação até chegar ao centro de apoio na Romênia. Estão sendo enviadas mais de 130 mil refeições como sopa de macarrão, carne e vegetais e risoto de carne, feijão e vegetais. Esse tipo de alimentação dispensa refrigeração no transporte e armazenagem, com validade de 1 ano em ambientes até 60ºC. “São ideais para situações de emergência e diversos projetos sociais, justamente por conta da praticidade logística e de preparo”, conta Rafael Romano, CEO e fundador da Simple Nutri. “As refeições são 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea”, reforça.

Além das refeições, a campanha também arrecadou fundos para a compra de itens médicos, primeiros socorros e de emergência e teve o apoio da Vitamedic Indústria Farmacêutica. Foram mais de 60 mil itens, entre luvas, bisturís, cateter, aventais, kit socorros nessa leva. Essa primeira carga foi enviada para a Europa na última quarta-feira (23) também por meio do programa Avião Solidário da LATAM.


Primeira carga enviada na noite da última quarta-feira, dia 23, com mais de 60 mil itens de primeiros socorros (Crédito: Carlos Alkmin/Movimento União BR)

A campanha ainda está aberta para empresas e qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar. As doações, sem valor mínimo, podem ser feitas para o Instituto Conexão Solidária, através do PIX 4135890300126 ou pelos dados bancários da instituição parceira:

Veja abaixo como participar:

Banco: Caixa Econômica Federal (104)

Agência: 3018

Operação: 003

Conta: 2417-2



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.