Aeroporto Santos Dumont - Conheça seus melhores spotter points.

Onde fotografar aviões no Rio de Janeiro? Montamos um pequeno guia para quem pretende fotografar no aeroporto Santos Dumont, o mais belo aeroporto do Brasil.

O aeroporto Santos Dumont não é simplesmente o aeroporto central da cidade do Rio de Janeiro, é também famoso por estar cercado pelas águas do mar, praticamente como um porta-aviões, o que faz com que muitos o tenham carinhosamente como o 'nosso Saint Marteen'.

Para os plane spotters, (apaixonados por fotografar aviões), o Santos Dumont tem um charme especial, tanto pela paisagem ao seu redor, quanto pela dificuldade de operações no aeroporto, que possui uma pista considerada pequena e cercada pelo oceano em suas duas cabeceiras.

Todo bom spotter precisa, pelo menos uma vez na vida, dedicar um dia para fotografar no SDU, pois, mesmo com a limitação de cias. aéreas e a operação apenas de aviões pequenos e 'narrow bodies', a belíssima aproximação, hora contornando o Pão de Açúcar (quando opera na pista 02), hora passando rente à ponte Rio-Niterói (operando na pista 20), seus pousos e decolagens são um espetáculo a parte, algo que não se vê em nenhum outro aeroporto brasileiro.

Abaixo algumas dicas para quem pretende fotografar no Santos Dumont:

O aeroporto possui três bons pontos de spotter. Abaixo, eles estão identificados com as letras A,B e C.


Ponto A

O ponto A está localizado dentro do terminal, na áreas de desembarque. É o saguão principal do aeroporto, e nele há um enorme vidro onde se tem uma visão de boa parte da pista, porém podem haver veículos da Infraero estacionados do lado de fora, impedindo uma melhor visão da movimentação, assim como, quando o pátio da remota está tomado por aeronaves, a vista da pista fica bastante comprometida.


Fotos tiradas do ponto A:




Ponto B

Para chegar ao ponto B, basta sair do terminal a esquerda e seguir sempre pela calçada, contornando todo o aeroporto, até as proximidades da cancela que controla o acesso à cabeceira e Escola Naval.
Este ponto fica localizado do lado de fora do sitio aeroportuário, sendo assim não há restrição quanto a permanência no local.

Por ser uma área pública, evite ficar ostentando a câmera fotográfica, procurando ficar sempre atento a qualquer movimentação suspeita.




Após alguns minutos de caminhada, você avistará uma placa alertando para a área de segurança do aeroporto.


Após esta placa, chega-se ao ponto B (a direita na foto abaixo).

Lembrando que o aeroporto Santos Dumont possui a pista no sentido 02/20, ou seja, é uma pista norte/sul, logo, o ponto B, localizado a oeste da pista, é ideal para fotos no período da tarde, quando o sol já cruzou o eixo da pista.
No período da manhã, fotos neste local ficarão contra a luz.


    Ponto B


    Fotos tiradas neste ponto:




Esta foto foi tirada do ponto B, no final da manhã, assim podemos observar que a luz ainda está contra o avião.

No detalhe, podemos observar também o ponto C, do lado oposto da pista.
* A foto foi tirada no "SDU spotter day", o que nos permite observar uma grande quantidade de spotters no local.


Ponto C

É sem dúvidas o melhor lugar para se fotografar no Santos Dumont.

Após passar o ponto B, você encontrará uma guarita com uma cancela (que permanece fechada durante os pousos e decolagens).
Após passar a cancela, você caminhará contornando a pista até chegar ao ponto C, localizado na guarita que dá acesso à Escola Naval.

Atualização: de acordo com a leitora Cintia Neves, infelizmente hoje só podemos ter acesso até o ponto B, e no local do ponto A, há um prédio anexo que prejudica a visão da pista.

Ainda, segundo ela, há a opção de fotografar na Marina da Glória, porém, pela distância, requer a utilização de muito zoom, o que, dependendo da lente, reduz consideravelmente a qualidade da foto.

Obrigado, Cintia, pelas dicas!


Cancela de acesso à cabeceira


Este ponto é excelente, principalmente quanto o aeroporto está operando pela pista 02, pois podemos acompanhar toda aproximação das aeronaves, contornando as montanhas fluminenses, curvando em frente ao Pão de Açúcar, e tocando a pista logo ali na nossa frente.

Cabeceira 02

    Ponto C

Além da fantástica paisagem, este ponto permite que o spotting seja praticado com extrema proximidade da pista.
Quando os aviões decolam pela pista 02, podemos clicá-los a poucos metros de distância, pegando cada detalhe da aeronave.

Para fotos das decolagens, este ponto requer a utilização de uma lente curta.


Fotos tiradas do ponto C


 Decolagem pela pista 02

Pouso pela pista 02

Lembrando que o ponto C está localizado a leste da pista, portanto o melhor horário para a pratica do spotting é no período da manhã, até por volta de meio dia. 

Um comentário:

  1. Seria ótimo que ainda fosse assim, porem infelizmente hoje só podemos ter acesso até o ponto B e o local do ponto A contamos com o prédio anexo que tapa nossa vista.

    Hoje quando fotografo no SDU ( o que é quase sempre) tenho de ir para a marina da gloria, porem isso requer zoom total da maquina, o que para quem como eu ainda esta engatinhando perde muita qualidade da foto, mesmo em dias sem nuvem

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.