Avião Solidário da LATAM transporta dois micos-leões-pretos ao Rio de Janeiro para ajudar a preservar espécie

Animais chegaram ao aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) nesta terça-feira (21/6) e estão sob cuidados da equipe técnica do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro

Programa da LATAM faz parte da frente Valor Compartilhado da sua estratégia de Sustentabilidade, que coloca transporte aéreo a serviço da sociedade e dos ecossistemas em situações de saúde, preservação ambiental e desastres naturais



A LATAM Cargo, por meio do programa Avião Solidário, realizou nesta terça-feira (21/6) o transporte gratuito entre São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Santos Dumont) de dois indivíduos da espécie mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus), considerada ameaçada de extinção. O transporte ocorreu no voo LA3922, que decolou às 14h05 e pousou às 15h05 no destino.

Os animais estavam no Centro de Conservação da Fauna Silvestre da Fundação Zoológico de São Paulo e receberam recomendação em 2021 de transferência para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, que é uma instituição pública registrada como criadouro científico de animais silvestres vinculado e mantido pelo Instituto Estadual do Ambiente (RJ) e participante do programa de reprodução em cativeiro desta espécie. O programa de reprodução em cativeiro é estabelecido e coordenado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, fundado em 1979, realiza estudos, pesquisas, manutenção e reprodução das espécies de primatas nativas do Brasil, em adequado regime de cativeiro com o propósito de conservar a fauna primatológica. A instituição possui animais com diversas origens, desde aqueles nascidos em cativeiro, até indivíduos resgatados do tráfico de animais silvestres e de outras atividades humanas impactantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.