Consórcio formado por Neooh e Helloo apresentou a maior proposta para os 17 aeroportos administrados pela Aena no país
Contrato entra em vigor a partir de 1º de julho, com validade de dez anos
Objetivo da concorrência é melhorar a experiência dos passageiros, com tecnologias mais modernas e ambiente mais limpo
27 de maio de 2025
A Aena realizou neste mês a maior concorrência de mídia para o setor aeroportuário do Brasil. A oferta atende os 17 aeroportos da concessionária no país, uma rede presente em nove estados, localizados em quatro regiões. A concorrência foi dividida em dois lotes. O primeiro é destinado ao bloco SP/MS/MG/PA, que inclui os aeroportos de Congonhas, Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá, Uberlândia, Montes Claros, Uberaba, Santarém, Altamira, Marabá e Carajás. O segundo lote engloba os seis aeroportos administrados pela Aena no Nordeste: Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande.
O consórcio formado por Neooh e Helloo apresentou o maior lance para os dois lotes. O valor total das duas propostas ultrapassa R$ 1,5 bilhão. O resultado da concorrência foi aprovado nesta segunda-feira (26) pelo Conselho de Administração da Aena Brasil. O contrato entra em vigor a partir de 1º de julho, com validade de dez anos. A implantação ocorrerá de forma gradual nos aeroportos respeitando os contratos ainda vigentes.
Para se qualificar ao leilão, as empresas tiveram de apresentar propostas técnicas para validação e aprovação da equipe da Aena, com garantias de prestação de um serviço de qualidade para melhorar a experiência do passageiro. A análise incluiu métricas de mercado, requisitos técnicos e econômicos e uma metodologia robusta de avaliação, reforçando o compromisso da concessionária com procedimentos sólidos, confiáveis e de qualidade.
Com foco na melhoria da experiência do passageiro, o projeto está baseado em três pilares principais: reorganização das áreas publicitárias, ampliação da digitalização do inventário e valorização da jornada do passageiro. As propostas incluem marketing de experiência, mídia out of home (OOH), ações interativas, ativação de marca e novos conceitos de divulgação que possam ampliar a relação entre os negócios e seus clientes.
Os espaços passarão por uma ampla reestruturação, resultando em um ambiente mais limpo e integrado à arquitetura dos aeroportos. Haverá uma redistribuição inteligente dos ativos, para um melhor fluxo visual, maior atenção às peças veiculadas e elevação da percepção de valor da mídia por parte dos passageiros e anunciantes.
O projeto prevê uma modernização tecnológica, com a ampliação de telas digitais de alta resolução, que também serão utilizadas para os painéis de informação de voos. Os anunciantes também terão um retorno melhor para suas campanhas, já que o projeto prevê uma eficiente análise de dados com o uso de Inteligência Artificial sobre diversos parâmetros que poderão ser utilizados pelo mercado para aprimorar seus resultados.
“Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado desta concorrência, que nos permitirá trazer soluções inovadoras e mais conectadas com os passageiros e anunciantes. Acreditamos que a união da experiência e capilaridade da Neooh e da Hello será decisiva para transformar a comunicação nos aeroportos e gerar valor para todos os envolvidos”, destaca o diretor Comercial da Aena Brasil, Juan José Sánchez.
Entre os conceitos que pautaram a concorrência, a Aena destaca:
Elevar a experiência do passageiro
Integrar a publicidade de forma fluida, relevante e não intrusiva ao ambiente aeroportuário.
Novas tecnologias
Criar soluções digitais e de alto impacto visual, modernizando os equipamentos e tecnologias utilizados nas exibições publicitárias.
Look and feel
Alinhar as ações publicitárias à identidade visual e ao conceito arquitetônico dos terminais.
Inovação
Surpreender o público com projetos que conectem marcas e passageiros de forma interativa e personalizada, com o uso de tecnologias emergentes.
Visão estratégica
Combinar criatividade, tecnologia e gestão eficiente, transformando a publicidade em um elemento que agregue valor ao passageiro, aos aeroportos e às marcas envolvidas.
Ampliação das receitas
Gerar valor para os aeroportos, que devem ser percebidos como espaços desejáveis para as marcas, aumentando a entrada de receitas comerciais.
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