Aeroporto de Viracopos se prepara para receber 187,6 mil pessoas no feriado prolongado

 Os horários de maior movimento de pessoas nesta quarta-feira devem ser registrados entre 17h e 23h50

 


 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 187,6 mil passageiros entre os dias 19/11 (quarta-feira) e 24/11 (segunda-feira) por causa do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. No mesmo período de seis dias estão previstos 1.761 pousos e decolagens.

 

Os dias de maior movimento de pessoas neste período devem ser registrados nesta quarta-feira (19/11), com 31,8 mil pessoas, na quinta-feira (20/11), com 34,1 mil, e na segunda-feira (24/11), com 36,9 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

 

Os horários de maior movimento de pessoas nesta quarta-feira (19/11) devem ser registrados entre 17h e 23h50. Já no dia de retorno do feriado (24/11), os horários de maior movimento devem ser registrados entre 5h e 12h.

 

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo. O aeroporto também terá grande movimentação de pessoas nos destinos internacionais, que são Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Paris (FRA) e Madrid (ESP).

 

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

 

Voos internacionais

 

Estão previstos 186 pousos e decolagens de voos internacionais no período de quarta-feira (19/11) a segunda-feira (24/11), sendo 88 decolagens e 98 pousos.

Os 178 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 16,1 mil passageiros pelo Píer A (internacional).

Demanda por pintura de aeronaves cresce 40% em 2025

 Com cabine exclusiva inaugurada no ano passado, Solojet Aviação reforça serviços de pintura e repintura de aeronaves, integrando manutenção, acabamento e revitalização de interiores em um único centro


 A demanda por serviços de pintura de aeronaves cresceu 40% em 2025 em relação ao ano passado na unidade da Solojet Aviação, no Aeroporto de Jundiaí (SP). O aumento reflete a consolidação da cabine de pintura exclusiva, inaugurada em 2024, que passou a atender tanto pinturas completas quanto retoques e repinturas, em um espaço dedicado exclusivamente a essas etapas.

A nova estrutura foi projetada para que todo o processo, da preparação à finalização, seja realizado internamente, sob supervisão direta da equipe técnica da Solojet Aviação. Essa integração permite acompanhar cada detalhe de perto, assegurando resultados consistentes, seguros e de alta qualidade. O espaço também segue os padrões da ANAC (Agência de Aviação Civil) e dos fabricantes, garantindo conformidade e acabamento de alto nível em cada projeto.

Um diferencial importante é a amplitude de modelos atendidos: graças às certificações da Solojet Aviação, a equipe está habilitada a realizar serviços de pintura, manutenção e revitalização de interiores em qualquer modelo de avião ou helicóptero presente no mercado executivo. Essa abrangência inclui desde aeronaves leves até jatos de grande porte. Atualmente, a empresa está iniciando projetos em um Dassault Falcon 2000 e um Gulfstream G400, reforçando que não apenas tem capacidade técnica para atender toda a aviação executiva, como já atua regularmente em aeronaves de diferentes categorias.

Além das pinturas completas, a capacidade operacional da cabine permite a execução de pinturas específicas durante VTI’s, como aplicação de prefixos, logotipos corporativos, marcas, detalhes personalizados e designs exclusivos, atendendo com precisão às demandas de proprietários, gestores e operadores.

Outro diferencial é a integração total dos serviços: a Solojet Aviação reúne manutenção, pintura e revitalização de interiores em um mesmo centro, o que reduz prazos, custos e riscos operacionais, uma vantagem significativa em relação a empresas que terceirizam etapas do processo.

“Já oferecíamos serviços de pintura e revitalização de aeronaves, mas agora contamos com um espaço exclusivo para esses trabalhos, o que ampliou nossa capacidade de atendimento e controle de qualidade”, explica Cláudio Bernstein, Diretor Técnico da Solojet Aviação. “Nosso diferencial está na experiência e dedicação da equipe, que trata cada aeronave com cuidado e atenção aos detalhes.”

Entre os projetos realizados recentemente, destacam-se a pintura de um Cessna 680 Citation Sovereign, entregue em 2025, e de um Hawker 400XP, da frota Solojet Shares, além dos novos trabalhos que serão executados no Falcon 2000 e no G400


Sobre a Solojet Aviação

A Solojet Aviação é uma empresa completa no segmento de aviação executiva, oferecendo compartilhamento de aeronaves (Solojet Shares) com modelos Hawker 400XP e Citation X, além de compra e venda, gerenciamento, manutenção, pintura e renovação de interiores.

Com oficina homologada pela ANAC para diversos modelos e representação oficial de marcas como Raisbeck Engineering, Tamarack e Blackhawk Modifications, a Solojet se destaca por oferecer todos os serviços em um só lugar. A empresa conta com três hangares em Jundiaí (SP) e um em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Mais informações em www.solojetaviacao.com.br

Aena entrega primeira etapa de obras no terminal de passageiros do Aeroporto de Ponta Porã

 

  • Infraestrutura conta com 1.419 m² de área construída, quase o dobro do antigo espaço, que tinha 770 m² 

  • Após a conclusão total da obra, terminal de passageiros terá 3.950 m²  

  • A nova área oferece climatização em todos os ambientes, mais conforto e acessibilidade para os passageiros 


O Aeroporto de Ponta Porã concluiu a primeira etapa das obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros. Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena inaugurou uma infraestrutura com 1.419 m² de área construída, quase o dobro do antigo espaço, que tinha 770 m². A entrega marca um importante avanço no desenvolvimento da região e proporciona mais conforto, eficiência e acessibilidade aos passageiros. 

A nova área oferece climatização em todos os ambientes, banheiros modernos, incluindo fraldário e instalações acessíveis, além de um amplo e confortável desembarque. O terminal agora conta com internet gratuita de alta velocidade. Também foi implantado um novo espaço destinado a lojas e restaurantes, proporcionando mais opções e conveniência a todos os usuários. 

As obras no Aeroporto de Ponta Porã seguem em andamento. Ao final dos trabalhos, o terminal terá aproximadamente 3.950 m² de área construída, sendo cinco vezes maior que o espaço antigo. A ampliação e modernização faz parte da Fase 1B do contrato de concessão previsto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem previsão de conclusão até junho de 2026. 


O estacionamento do Aeroporto de Ponta Porã também foi ampliado e completamente reformado pela Aena. Agora com 96 vagas para veículos, seis vezes mais do que antes, o novo espaço tem total acessibilidade para o terminal de passageiros, garantindo mais comodidade aos passageiros e visitantes. Até o fim das obras, mais vagas serão disponibilizadas. 

“São dois anos de gestão da Aena no Aeroporto de Ponta Porã, um período de intenso planejamento e execução para que fosse possível entregar uma infraestrutura moderna, eficiente e adequada às necessidades da população. A ampliação e a modernização do aeroporto reforçam o compromisso da Aena com a qualidade do serviço e o desenvolvimento da região. É uma conquista de todos os que acreditam no potencial da cidade”, destacou Thiago Neiva, diretor do Aeroporto de Ponta Porã. 

Aena inaugura sala multissensorial no Aeroporto de João Pessoa

A iniciativa está alinhada às melhores práticas da concessionária para o acolhimento de pessoas neurodivergentes

Localizado na sala de embarque, próximo ao canal de inspeção, o espaço funciona 24 horas

A novidade promove um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional



Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena inaugurou uma sala multissensorial no Aeroporto de João Pessoa para atender pessoas neurodivergentes. Localizado na sala de embarque, próximo ao canal de inspeção, o espaço tem 5,72m² e funciona 24 horas, com capacidade para receber um passageiro e um acompanhante por vez. A novidade faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Ministério de Portos e Aeroportos.

Essencial para passageiros com neurodivergência, a sala multissensorial promove um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional. O espaço ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar.

O investimento contempla tecnologia IoT e inteligência artificial; técnicas de videomodelamento para conferir previsibilidade aos passageiros; controle através de dispositivos móveis; e assistente de inteligência artificial multi-idioma, além de apresentações para funcionários sobre o autismo e outros transtornos de neurodivergência e hipersensibilidade. Tudo isso pensado para garantir a eficiência, personalização e acessibilidade avançada.


“A sala multissensorial faz parte dos investimentos em melhorias no Aeroporto de João Pessoa. A novidade demonstra nosso compromisso em tornar os aeroportos da Aena espaços inclusivos, acolhedores e acessíveis para todas as pessoas.” destaca Jorge Odir, diretor do Aeroporto Internacional de João Pessoa.

Na rede administrada pela Aena no Brasil, além do terminal que atende à capital paraibana, há salas semelhantes implantadas nos aeroportos de Congonhas (SP), do Recife (PE), de Campo Grande (MS), de Aracaju (SE) e Maceió (AL). Todas elas foram planejadas pela Neurobrinq, empresa especializada na fabricação desses ambientes. Além disso, espaços TEA foram instalados nas salas de embarque dos aeródromos de Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Santarém, Marabá, Altamira, Carajás, Juazeiro do Norte, Campina Grande, Corumbá e Ponta Porã.

Aeroporto de Aracaju inaugura Sala Multissensorial com o foco em passageiros neurodivergentes

 

  • A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Ministério de Portos e Aeroportos 

  • Instalado na sala de embarque, próximo ao portão 1, o espaço tem 20m² e funciona 24 horas, com capacidade para receber até oito pessoas  

  • A novidade oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional 


A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, inaugurou uma sala multissensorial no Aeroporto de Aracaju. A inciativa está alinhada às melhores práticas da concessionária para o acolhimento de pessoas neurodivergentes e faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Ministério de Portos e Aeroportos. Instalado na sala de embarque, próximo ao portão 1, o espaço tem 20m² e funciona 24 horas, com capacidade para receber até oito pessoas. 

A novidade garante a personalização, eficiência e acessibilidade avançada. Entre as inovações, estão uso de tecnologia IoT e inteligência artificial; técnicas de videomodelamento para conferir previsibilidade aos passageiros; controle através de dispositivos móveis; assistente de inteligência artificial multi-idioma, além de apresentações para funcionários sobre o autismo e outros transtornos de neurodivergência e hipersensibilidade.  

Com um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional, o espaço é essencial para pessoas neurodivergentes. A sala ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar. Entre os recursos, estão painéis sensoriais, cascata de fibra ótica, sons de água corrente e outros delicados efeitos sonoros, almofadas revestidas com tecidos especiais e poltronas de avião. 

“A tecnologia, os recursos sensoriais e o treinamento das equipes estão a serviço do cuidado. Esse compromisso com o bem-estar, o acolhimento e a acessibilidade faz parte da forma como a Aena entende o seu papel na sociedade”, destaca Wanderson Santos, diretor do Aeroporto de Aracaju. 

Na rede administrada pela Aena no Brasil, além do terminal que atende à capital sergipana, há salas semelhantes implantadas nos aeroportos de Congonhas (SP), do Recife (PE), de Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Todas elas foram planejadas pela Neurobrinq, empresa especializada na fabricação desses ambientes. Além disso, Espaços TEA foram instalados nas salas de embarque dos aeródromos de Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Santarém, Marabá, Altamira, Carajás, Juazeiro do Norte, Campina Grande, Corumbá e Ponta Porã. 

Câmeras do Aeroporto de Congonhas passam a integrar o Programa Smart Sampa

 

  • Parceria entre Aena e Prefeitura de São Paulo amplia a vigilância inteligente com reconhecimento facial e monitoramento em tempo real  

  • Câmeras já existentes passam a transmitir imagens diretamente para o sistema do programa Smart Sampa  

  • Congonhas recebe diariamente um fluxo de aproximadamente 100 mil pessoas, entre passageiros, comunidade aeroportuária e público em geral 


A Aena e a Prefeitura de São Paulo anunciaram nesta terça-feira (11) uma colaboração para integrar câmeras do Aeroporto de Congonhas ao programa Smart Sampa, sistema de monitoramento por câmeras inteligentes do governo municipal. A medida aumenta o nível de segurança no segundo aeroporto mais movimentado do Brasil, proporcionando o uso de tecnologia de reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real nas áreas públicas de embarque, desembarque e calçadas externas do terminal.  

As câmeras ficam em trechos de intensa circulação de passageiros, veículos e pedestres. Atualmente, o Aeroporto de Congonhas recebe diariamente um fluxo de cerca de 100 mil pessoas, entre viajantes, comunidade aeroportuária e público em geral. Mais de 600 câmeras de segurança já fazem atualmente o monitoramento da movimentação no terminal.   

Com a parceria firmada com a Prefeitura de São Paulo, as imagens passam a ser transmitidas em tempo real para a central de monitoramento do Smart Sampa, integrada aos bancos de dados de segurança pública, o que permite a emissão automática de alertas e a identificação de pessoas procuradas pela Justiça, veículos com restrição e outras ocorrências em tempo real.   

 “A parceria com a Prefeitura de São Paulo é fundamental para reforçar a segurança, preservar o patrimônio histórico, melhorar o trânsito no entorno e facilitar a vida das mais de 100 mil pessoas que passam diariamente por Congonhas, o segundo aeroporto mais movimentado do país e motivo de orgulho para a Aena. Estamos investindo R$ 2,4 bilhões para transformar completamente o terminal, que passará de 40 mil m² para 105 mil m² até junho de 2028, com melhorias em todos os sistemas, acessos e áreas de atendimento ao passageiro”, afirma Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil.  

 “A parceria com a Prefeitura fortalece ainda mais o nosso compromisso de transformar Congonhas em um aeroporto cada vez mais seguro, eficiente e tecnológico. O terminal, que completa 90 anos em abril, já conta com a atuação integrada da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana. Agora, com o Smart Sampa, damos mais um passo importante para que Congonhas seja o aeroporto mais seguro do país”, diz Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas.  

 Passarela

A Aena e a Prefeitura de São Paulo também assinaram no fim de outubro um Termo de Cooperação para a gestão da passarela localizada em frente ao Aeroporto de Congonhas. O acordo, válido por três anos, com possibilidade de renovação, estabelece que a concessionária ficará responsável pela reforma, manutenção e conservação do espaço. Com investimento previsto superior a R$ 1 milhão, a Aena assume a gestão da passarela no prazo de 60 dias, iniciando o processo de revitalização, que inclui melhorias estruturais, modernização da iluminação e adequações de acessibilidade. As câmeras do espaço também deverão ser integradas ao Smart Sampa.  

De acordo com o Termo de Cooperação, o município de São Paulo continuará responsável por garantir a ordem e a segurança públicas, além de disponibilizar agentes municipais ou prestadores de serviços para atuar na segurança pública e na ação social.  

A Aena será responsável pela manutenção, limpeza e segurança da passarela. Para isso, manterá guardas de segurança próprios no local, com a função de orientar os usuários, prevenir atos de vandalismo e acionar rapidamente as autoridades quando necessário, aprimorando o tempo de resposta em eventuais ocorrências.  

Os investimentos para a integração ao sistema Smart Sampa e para a gestão da passarela fazem parte de um pacote de mais de R$ 150 milhões em melhorias imediatas e não obrigatórias que a Aena está realizando em Congonhas, com foco na melhoria da experiência dos passageiros e na integração do aeroporto com a cidade.  

 Em dezembro do ano passado, a Aena também deu início às obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, com um investimento de R$ 2,4 bilhões. Após as obras, São Paulo contará com um aeroporto mais eficiente, seguro, confortável, espaçoso e sustentável para embarques e desembarques.

Depois da F1, Viracopos recebe carros e equipamentos da Fórmula E

 Foram dois voos trazendo cargas, com um total de 102,7 toneladas, que foram transportadas em 20 carretas para São Paulo


 

Depois de receber os carros e equipamentos da Fórmula 1 nos últimos dias, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu entre os dias 06/11 e 09/11 os carros da Fórmula E, que chegaram em dois voos, totalizando 102,7 toneladas de carga. Os voos foram operados pelas companhias aéreas Cargolux e National.

 

O processo logístico envolveu uma operação especial, com o primeiro voo chegando no dia 06/11 (quinta-feira), trazendo 100 toneladas de cargas, divididas em 40 volumes. Os equipamentos foram transportados em dez carretas para São Paulo.   

 

Já o segundo e último voo chegou na madrugada do dia 09/11 (domingo), com 102,7 toneladas de equipamentos, distribuídos em 39 volumes. Também foram necessárias 10 carretas para o transporte até a capital paulista, completando assim a transferência dos carros elétricos e equipamentos necessários para a próxima etapa da competição.

 

Com a chegada dos veículos elétricos, o Brasil se prepara para sediar a próxima etapa da Fórmula E, que está agendada para ocorrer no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no dia 06 de dezembro. A Fórmula E é a categoria elétrica oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e é uma das mais importantes do automobilismo mundial.

 

A importância logística dessa operação não apenas destaca a capacidade do Aeroporto de Viracopos em lidar com cargas de grande porte, mas também ressalta a relevância do país como palco de eventos esportivos internacionais.

 

Após a corrida em solo brasileiro, os carros e equipamentos seguirão novamente pelo Aeroporto de Viracopos, rumo ao próximo destino da competição. A conclusão bem-sucedida dessa operação evidencia a eficiência e a colaboração entre diversas partes envolvidas para garantir o sucesso do evento esportivo.

 

Terminal de Carga

 

O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber aproximadamente de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

Synerjet entrega primeira aeronave Ipanema EMB 203 no Paraguai

 Aeronave, nova de fábrica, já está pronta para começar a voar e é a primeira vendida fora do Brasil. Potencial do mercado paraguaio é grande e outras aeronaves estão em fase de negociação


A Synerjet, provedora líder de soluções em aviação, especializada em vendas de aeronaves na América Latina, entregou na semana passada o primeiro Ipanema EMB 203 no Paraguai. A aeronave já está pronta para voar e vai integrar a frota de uma empresa aeroagrícola que já operava, entre outros modelos, o Ipanema EMB 202. A solenidade de entrega da nova aeronave contou com a presença inclusive das autoridades aeroportuárias do país, uma vez que marca a introdução de um novo modelo na aviação agrícola do Paraguai. 

Com uma performance que equivale a quatro pulverizadores terrestres operando simultaneamente, o Ipanema 203, alimentado por etanol, é capaz de cobrir mais de 200 hectares por hora. O modelo assegura uma aplicação homogênea e em velocidade constante, eliminando o risco de compactação do solo e a propagação de pragas por contato. Como resultado, o produtor pode esperar um aumento de 5 a 15 sacas por hectare em sua lavoura. Este modelo associa tecnologia e experiência, visando alta produtividade e custos operacionais mais controlados.

“Estamos muito contentes com esta entrega no Paraguai e confiantes de que outras virão em breve. Os mercados do Uruguai e da Argentina também estão no nosso radar para a aviação agrícola”, Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet. 

O agronegócio paraguaio tem enorme potencial, sendo a cadeia da soja a mais relevante, abrangendo a produção de grãos, farelo e óleo. As oito principais culturas do país registraram um volume expressivo de colheita no ciclo 2023/24, impulsionadas por uma produtividade média relevante na produção de cereais. Essa atividade agrícola contribui de forma significativa para a economia, representando aproximadamente 12% do Produto Interno Bruto do Paraguai. Culturas como soja, milho, arroz e farelo e óleo de soja se destacam.

Aena e Prefeitura de São Paulo firmam acordo para gestão da passarela em frente ao Aeroporto de Congonhas

 

  • Concessionária investirá mais de R$ 1 milhão para garantir reforma, manutenção e segurança do local
  • Aena assume a gestão da passarela em um prazo de 60 dias após a assinatura do Termo de Cooperação nesta terça-feira (28)
  • Investimento faz parte de um pacote de mais de R$ 150 milhões em melhorias imediatas e não obrigatórias que a Aena está realizando em Congonhas

A Aena e a Prefeitura de São Paulo assinaram nesta terça-feira (28) um Termo de Cooperação para a gestão da passarela localizada em frente ao Aeroporto de Congonhas. O acordo, válido por três anos, com possibilidade de renovação, estabelece que a concessionária ficará responsável pela reforma, manutenção e conservação do espaço. Com investimento previsto superior a R$ 1 milhão, a Aena assume a gestão da passarela no prazo de 60 dias, iniciando o processo de revitalização, que inclui melhorias estruturais, modernização da iluminação e adequações de acessibilidade.

A iniciativa reforça o compromisso da Aena com a requalificação da infraestrutura e com a mobilidade urbana, beneficiando passageiros, trabalhadores do aeroporto e a comunidade local. Diariamente, cerca de 5.000 pessoas utilizam a passarela como via de acesso ao terminal.

“A passarela é um ativo importante para o aeroporto e para a cidade. Assumir sua gestão é mais uma demonstração do compromisso da Aena com o aperfeiçoamento contínuo da infraestrutura e com o conforto dos usuários que passam diariamente por Congonhas”, afirma Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas.

De acordo com o Termo de Cooperação, o município de São Paulo continuará responsável por garantir a ordem e a segurança públicas, além de disponibilizar agentes municipais ou prestadores de serviços para atuar na segurança pública e na ação social.

A Aena será responsável pela manutenção, limpeza e segurança da passarela. Para isso, manterá guardas de segurança próprios no local, com a função de orientar os usuários, prevenir atos de vandalismo e acionar rapidamente as autoridades quando necessário, aprimorando o tempo de resposta em eventuais ocorrências.

O investimento faz parte de um pacote de mais de R$ 150 milhões em melhorias imediatas e não obrigatórias que a Aena está realizando em Congonhas, com foco na melhoria da experiência dos passageiros e na integração do aeroporto com a cidade.

Em dezembro do ano passado, a Aena também deu início às obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, com um investimento total de R$ 2,4 bilhões. Após as obras, São Paulo contará com um aeroporto mais confortável, seguro, sustentável e espaçoso para embarques e desembarques.

Aeroporto de Viracopos começa a receber os equipamentos da Fórmula 1

 O primeiro voo, vindo de da Cidade do México, pousou em Campinas às 14h

 

Os carros e equipamentos para o Fórmula 1 MSC Cruises GP de São Paulo 2025 começaram a desembarcar no país no início da tarde desta terça-feira (28/10), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Ao todo serão aproximadamente 700 toneladas transportadas por oito aeronaves Boeing ao longo desta semana.

 

O GP 2025 acontece de 07/11 a 09/11, no autódromo de Interlagos em São Paulo. A primeira aeronave (Boeing 747-400F), vindo de da Cidade do México, pousou às 14h desta terça-feira. A chegada dos equipamentos marca o início da 23ª operação consecutiva de desembarque e embarque realizada pelo Aeroporto de Viracopos de toda a carga do GP Brasil de Fórmula 1.

 

Além deste voo que chegou nesta terça-feira (28), estão previstos mais sete voos seguidos de chegada de equipamentos no Terminal de Carga de Viracopos, nos dias 29, 30 e 31/10. Neste primeiro voo, foram desembarcados os equipamentos de som, imagem e iluminação.

 

Os demais sete voos trarão os carros e os equipamentos das equipes. Serão dois voos na quarta-feira, dois voos na quinta-feira e três voos na sexta-feira. 

 

Na saída dos equipamentos do país também serão oito voos, que decolam de Viracopos, com destino a Las Vegas (EUA), para o GP que acontece entre os dias 20 e 22/11. 

 

 

Viracopos montou uma operação especial para agilizar o processo. Os carros da F1 e os equipamentos serão transportados em comboios de carretas para Interlagos.

 

Toda a operação envolve pelo menos 100 pessoas de diversas áreas do aeroporto, incluindo órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e empresas contratadas para o transporte e a logística da operação. Estão previstas pelo menos 100 viagens de carretas para transportar todos os equipamentos e carros dos 8 voos até São Paulo.

 

 

Terminal de Carga

 

O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber aproximadamente de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

Congonhas comemora dois anos de gestão da Aena com diversificação e ampliação da oferta comercial e foco na experiência dos passageiros

 

  • Aproximadamente R$ 60 milhões foram investidos na expansão e qualificação do mix comercial 
  • Aeroporto conta com 82 lojas de varejo e de alimentação  
  • Duas salas VIP com mais de 1.000 m² foram inauguradas 
  • Outros investimentos, de mais de R$ 150 milhões, aprimoraram a eficiência operacional, com diversos reconhecimentos internacionais 
  • Obras para ampliação e modernização estão previstas para serem concluídas até junho de 2028 


O Aeroporto de Congonhas comemora nesta sexta-feira (17) dois anos sob a gestão da Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo. As mudanças implementadas nesse período já são percebidas pelos 24 milhões de passageiros que passam anualmente pelo segundo aeroporto mais movimentado do país, e muito mais ainda está por vir com as obras de ampliação e modernização em andamento. 

Ao longo desses dois anos, Congonhas passou por uma ampla transformação em sua área comercial. Com espaços ampliados, novos restaurantes, lojas e salas VIP, o terminal paulistano ganhou em conforto, conveniência e modernidade. O resultado é um ambiente mais acolhedor, com maior diversidade de opções e uma experiência aprimorada para os passageiros. 

A área comercial total saltou de 5.300 m² para mais de 10.000 m², incluindo a inauguração de 3 salas VIPs e 2 novos restaurantes com amplas áreas de mesas, uma resposta direta à elevada procura dos passageiros por locais de refeição com assentos confortáveis.  

Esse aumento foi possível graças ao melhor aproveitamento de espaços antes ociosos. Uma área de mais de 3.000 m² foi integrada ao píer da sala de embarque, onde foram inauguradas duas salas VIP de mais de 1.000 m² cada, além de um restaurante Vista Corona e uma loja Dufry Shopping. A Aena também promoveu a ampliação da sala de embarque remoto, que passou de 1.400 m² para 3.300 m², recebendo novos restaurantes, cafés, farmácia e serviços de beleza e bem-estar. 

Além do aumento da oferta, houve também melhora na qualidade e diversidade das operações. Marcas como o restaurante Vista Corona e as já consolidadas La Guapa e Heladeria Havanna inauguraram suas primeiras operações em aeroportos, enquanto outras já consagradas no ambiente aeroportuário, como as operações A Saideira e Casa Qualycon também passaram a integrar o mix comercial. 

A reestruturação da área também permitiu uma reorganização dos espaços, com retrofit de diversos ambientes e retirada de quiosques para melhorar o fluxo de passageiros. A área pós canal de inspeção foi inteiramente reformulada. A implementação de uma loja walkthrough da Dufry Shopping permitiu a circulação fluida de passageiros e ainda uma ampliação expressiva da oferta de produtos premium.   

O processo de transformação segue em andamento. Nos próximos meses, a Aena continuará com novas intervenções voltadas à conclusão do desenvolvimento comercial do píer de embarque e de outras áreas do terminal, que incluem ainda a renovação dos equipamentos de publicidade e a inauguração de novos espaços de marcas já consolidadas, propiciando ainda mais conforto e qualidade de serviço aos passageiros. 

Uma das principais novidades será a implementação de uma futura praça pick-up destinada ao embarque de carros por aplicativos, que proporcionará uma nova jornada de desembarque. A área de mais de 9.000 m², localizada na cobertura do Edifício Garagem, contará com ambientes ao ar livre e mais conforto e comodidade para a espera dos veículos de transporte. O espaço terá novas opções comerciais, incluindo restaurante, fast-food, cafeteria e uma área de hospitalidade voltada a serviços customizados para o passageiro premium. Além disso, a inauguração de um mercado na área do subsolo, próximo à futura saída do metrô, oferecerá conveniência e praticidade aos passageiros que utilizam o transporte público.  

Investimentos já realizados 

Nos dois primeiros anos sob gestão da Aena, o Aeroporto de Congonhas passou por um intenso processo de modernização, com investimentos de mais de R$ 150 milhões em melhorias imediatas e não obrigatórias. Entre os avanços mais significativos, estão as obras de ampliação e requalificação da área de inspeção de segurança, que agora conta com 16 canais de raio-X e um novo layout, eliminando as longas filas nos horários de pico. Hoje, mais de 98% dos passageiros passam pelo raio-X em menos de cinco minutos. 

O terminal também recebeu retrofit completo dos sanitários, melhorias na iluminação, com lâmpadas de LED e intervenções de sinalização horizontal e pavimentação nas pistas de táxi e pátios de aeronaves, garantindo mais segurança e eficiência operacional. 

Outra frente de destaque foi a reestruturação do acesso viário e do bolsão de aplicativos, que reduziu em cerca de 50% o congestionamento na área do subsolo e em 40% no térreo. A implantação de novas faixas de tráfego, 72 vagas de parada e melhorias de sinalização trouxeram mais fluidez e conforto para passageiros e motoristas. Congonhas também se tornou o primeiro aeroporto do país a operar com uma frota de ônibus elétricos, reforçando o compromisso da Aena com a sustentabilidade e a inovação no transporte aéreo brasileiro. 

A melhora na eficiência operacional também se reflete em reconhecimentos internacionais. Congonhas tem mantido presença constante no ranking global de pontualidade da Cirium, uma das principais consultorias do setor de aviação. Em agosto, o aeroporto ocupou a terceira colocação mundial na categoria de Grande Aeroportos e, no acumulado de janeiro a setembro de 2025, figurou em seis das nove edições mensais divulgadas pela consultoria. As melhorias implementadas pela Aena também reduziram o tempo de taxiamento das aeronaves e a troca de portões de embarque de passageiros. 

Novo Aeroporto de Congonhas 

Todos esses avanços ocorrem enquanto a Aena realiza as obras de ampliação e modernização do aeroporto. O processo segue em ritmo intenso em várias frentes. Com a ampliação das atuais 12 para 19 pontes de embarque (fingers), mais de 70% dos usuários passarão a utilizar esse sistema. O embarque remoto será realizado no hangar tombado pelo Patrimônio Histórico, que passará por uma total restauração.  

O novo terminal, previsto para junho de 2028, consolida a visão clara de transformar a experiência de viagem por meio de um ambiente mais fluido, funcional e acolhedor, com o dobro da área comercial e novos espaços para alimentação, serviços e hospitalidade. 

Essa expansão abrirá oportunidades para marcas e operadores que queiram fazer parte dessa nova etapa do aeroporto. As concorrências para a comercialização dos novos espaços estão previstas para o início de 2026, marcando o início de uma nova geração de operações comerciais, ainda mais conectados ao perfil do passageiro e ao conceito de aeroporto como destino. 

Com investimento total de R$ 2,4 bilhões, o novo Aeroporto de Congonhas será um espaço moderno, eficiente e sustentável, que reflete o propósito da Aena de colocar o passageiro no centro de todas as decisões e de transformar cada aeroporto em uma referência em experiência e hospitalidade. 

Viracopos realiza leilão virtual com itens que vão de carrinhos de bagagem até freios para trem de pouso de aeronaves

 O leilão será encerrado no dia 28 de outubro, às 14h, e está sendo realizado pela empresa Superbid

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, realiza um leilão virtual de alguns equipamentos desativados com 39 lotes que incluem carrinhos de bagagem, notebooks, peças para veículos, aquecedores a gás, simuladores de veículos, luminárias e até um conjunto de freios para trem de pouso de aeronaves.

 

O leilão será encerrado no dia 28/10, às 14h. (veja abaixo o link dos equipamentos). Além de alguns equipamentos do antigo terminal de passageiros do aeroporto, desativado em 2016, também constam peças e componentes para empilhadeiras, tanques de armazenamento, módulos de comunicação, motores elétricos, roteadores e teclados de computador.

 

O leilão está sendo realizado pela Superbid, empresa líder de mercado e especializada em desmobilização de ativos por meio de plataforma virtual. Entre os itens de maior valor estão três tanques de armazenamento de aço com capacidade de 105 m³, com lance inicial de R$ 30 mil cada um, além de um lote com 268 carrinhos de bagagem com lance inicial de R$ 16 mil e um boiler chama com capacidade de 2,5 mil litros, a partir de R$ 8 mil de lance.

 

Também constam entre os itens, objetos como interruptores, lanternas, cabos, botões, soquetes, sensores, fontes, módulos, reatores, capacitores, disjuntores, lâmpadas, cabos, reatores, fusíveis, resistores de potência, placas controladoras, toners de tinta para impressora, grampeadores e cartão de limpeza para impressora.

Aeroporto de Brasília e FAB promovem experiência infantil com mini aeronaves do projeto "Quero Voar"

 Até o dia 13 de outubro, crianças podem viver a experiência de entrar em maquetes de aeronaves da Força Aérea Brasileira.


O Aeroporto de Brasília entra no clima do Dia das Crianças com uma ação especial para os pequenos apaixonados por aviação. Em parceria com a Força Aérea Brasileira, o saguão de desembarque do terminal recebe até o dia 13 de outubro duas réplicas em miniatura de aeronaves: o caça F-5 e o cargueiro KC-390, que fazem parte do projeto da FAB "Quero Voar".


Crianças de até 8 anos poderão "embarcar" nas réplicas para viver a experiência de estar dentro de um avião militar e registrar o momento em fotos. Além disso, o espaço conta com painéis fotográficos interativos onde os visitantes podem “se transformar” em pilotos da FAB ou fiscais de pátio. As crianças também podem “pular até o céu” na amarelinha adesivada no chão e retirar gratuitamente gibis educativos que explicam, de forma divertida, todo o processo de uma viagem aérea.

As crianças de até 8 anos poderão embarcar nas maquetes e viver a sensação de estar dentro de um avião militar e registrar o momento com fotos. O espaço conta ainda com dois painéis com roto vazado que permitem que os visitantes “virem” piloto da FAB ou um fiscal de pátio.

A brincadeira continua com uma amarelinha temática adesivada no chão, que convida os pequenos a “pularem até o céu”. Além disso, os visitantes mirins podem fazer a retirada gratuita de gibis da Turma da Mônica, uma edição exclusiva da FAB, que explica de forma leve e divertida como funciona uma viagem aérea.

Na sexta-feira (10), das 8h às 9h, quem estiver embarcando ou desembarcando em Brasília poderá ser surpreendido com uma apresentação musical especial da banda da FAB, no saguão de desembarque. O grupo apresentará um repertório voltado ao público infantil.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, proporcionando momentos de lazer, aprendizado e encantamento para toda a família.


Exposição Dia das Crianças - mini maquetes do KC-390 e F-5
Dia: 7 a 13 de outubro
Local: Saguão de desembarque do Aeroporto de Brasília
Faixa etária: até 8 anos
Entrada gratuita

Primeiro treinamento de operadores de aeronave autônoma Pelican 2 é realizado no Centro-Oeste

 Synerjet realiza o primeiro treinamento teórico (ground-school) do Brasil para operadores de empresas que já adquiriram a aeronave autônoma. Em um segundo momento, curso vai formar banco de currículos para futuros compradores da aeronave agrícola

Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Synerjet realizou em Goianápolis (GO) o primeiro treinamento de operadores de aeronaves Pelican 2. O curso foi voltado para as primeiras empresas que adquiriram a aeronave autônoma e que vão começar a operar o Pelican 2, GCS Agro, Grupo Natter, SLC Agrícola, entre outros. No fim de outubro, haverá uma nova edição do treinamento aberto para profissionais que queiram se preparar para operar o Pelican 2. Os aprovados serão recomendados aos próximos compradores da aeronave autônoma e farão parte de um banco de currículos. A Synerjet é a representante da marca Pyka para a América Latina e entende que a capacitação dos profissionais e o suporte aos clientes são pilares fundamentais para o sucesso de uma nova tecnologia no agronegócio. 

“O objetivo foi familiarizar os participantes com a operação de uma aeronave de asa fixa, como é o Pelican 2, uma vez que a maioria tinha conhecimento de operação de drones multirotores, por isso o treinamento incluiu conceituações aeronáuticas, como aerodinâmica,  regulamentação, telemetria, meteorologia e toda a parte de automatismo. São os operadores que enviam a programação de voo para a aeronave e precisam entender o seu papel neste cenário”, disse Eduardo Goerl, gerente de suporte a campo da Synerjet. Na grade de conteúdos foi abordado também o tema da responsabilidade civil dos operadores de aeronaves, mesmo que não tripuladas.

No curso, os novos operadores tiveram aulas teóricas e depois experiências no simulador de voo. A próxima etapa será em campo e totalmente prática. “No último dia de curso, os participantes aprenderam a garantir que a aplicação dos defensivos agrícolas seja feita de forma eficaz”, disse Goerl. Uma equipe da empresa AgroEfetiva apresentou conceitos agronômicos para o uso de defensivos, a regulagem dos bicos, a vazão, uniformidade e precisão da aplicação, entre outros detalhes técnicos. “Esta etapa mostra o compromisso da da Synerjet em garantir a qualidade das aplicações que o Pelican 2 irá entregar e portanto não basta que os operadores apenas aprendam a voar o equipamento”, disse Goerl. 

O Pelican 2 combina tecnologia avançada de pulverização com design inovador, permitindo que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão. A aeronave pode transportar 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias para garantir operação contínua e cobre até 90 hectares por hora, dependendo das taxas de aplicação e dimensão das áreas. 

Capaz de operar à noite, a aeronave aumenta significativamente a produtividade ao quase dobrar a janela viável de pulverização e maximizar a eficiência, enfrentando pragas noturnas no momento ideal.

Brasília ganhará novo shopping ao lado do aeroporto

 Previsão é de inauguração do Partage Brasília ainda no primeiro semestre de 2026


Um novo centro de compras e lazer está em construção na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília. O empreendimento é desenvolvido pelo Grupo Partage, companhia com mais de 28 anos de atuação e responsável pela implantação, comercialização e administração de 16 empreendimentos em todo o país, sendo 14 shoppings já em operação, além de edifícios corporativos de alto padrão.

O Partage Brasília será o primeiro open mall da rede e nasce inspirado no céu da capital, unindo modernidade, sustentabilidade e integração com o Cerrado. O projeto valoriza a convivência em áreas abertas, com varandas sombreadas, espelhos d’água e vista para a natureza preservada, oferecendo uma experiência que vai muito além das compras.
Com mais de 60 mil m² de área construída, o shopping reunirá mais de 130 lojas, incluindo sete grandes âncoras, mais de 3 mil metros quadrados de academia (Cia Athletica), Food Hall (Mané Mercado), 10 restaurantes e seis salas de cinema – quatro delas VIP, uma maxscreen de 210m² e uma premium –, além de um exclusivo cinema a céu aberto.
Entre os diferenciais, estão o parque central com mais de 12 mil m², áreas de shows, espaço kids, academia com mais de 3 mil m², Pet Garden e o primeiro observatório aberto de pousos e decolagens da cidade, que permitirá acompanhar a movimentação das aeronaves em uma das pistas mais movimentadas do Brasil.
A sustentabilidade é um pilar fundamental: o empreendimento já conquistou a certificação LEED Gold, tornando-se o primeiro shopping do Distrito Federal a receber o selo internacional. Um viveiro exclusivo foi criado para o resgate e cuidado de espécies nativas do Cerrado, reunindo cerca de 3 mil mudas que serão reintegradas ao paisagismo do shopping.
“Mais do que um centro de compras, o novo empreendimento nasce para ser um ponto de encontro da cidade, um espaço de experiências, lazer e qualidade de vida para os brasilienses e visitantes”, destaca Adriano Capobianco, Diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo Partage.
Localizado a menos de 500 metros do aeroporto, o shopping foi concebido pela equipe da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, para a cidade e será uma nova opção de lazer e conveniência especialmente para regiões com pouca oferta, como a Asa Sul, Lago Sul e o Park Way. Além dos moradores, passageiros, visitantes e funcionários do terminal aéreo também estão entre os públicos estratégicos do empreendimento. Quem estiver desembarcando ou em uma longa conexão poderá aproveitar o espaço enquanto aguarda o voo.
Um dos grandes atrativos será a praça de alimentação, que terá operação assinada pelo Mané Mercado Vírgula, do Grupo R2 – já reconhecido pelo sucesso no Estádio Mané Garrincha. O espaço promete gastronomia variada, atendimento diferenciado e restaurantes comandados por alguns dos melhores chefs da capital.
O novo shopping faz parte do projeto de desenvolvimento imobiliário da zona aeroportuária da Inframerica, que prevê além do shopping, novos empreendimentos e serviços para a região. O planejamento da área foi construído em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Governo do Distrito Federal (GDF).
“Esse é o maior empreendimento em desenvolvimento dentro de um sítio aeroportuário no Brasil e representa um marco para Brasília. Trabalhamos em conjunto com o Governo Federal, o GDF e os órgãos reguladores para viabilizar cada etapa do projeto, sempre com foco em trazer benefícios para a cidade e para os passageiros. Esse desenvolvimento reforça o papel do Aeroporto de Brasília como indutor do crescimento econômico, social e turístico da capital”, conta Rogério Coimbra, diretor comercial e de assuntos corporativos da Inframerica.
Nos últimos anos, a área aeroportuária já recebeu importantes investimentos. Em 2024, entrou em operação um dos maiores galpões logístico do Distrito Federal e, a via de acesso ao aeroporto, que já contava com concessionárias, foi se destacando e se consolidando como endereço de veículos de alto padrão. Hoje, a região reúne diversas empresas e marcas de carros e motos, tornando-se um dos principais polos da cidade para quem busca adquirir automóveis.
O primeiro passo desse processo de expansão foi dado em 2020, com a inauguração da Praça Pick Up, um moderno centro de mobilidade que conecta os diferentes modais de transporte do aeroporto – ônibus, aplicativos, locadoras de veículos e vans de turismo. O espaço também oferece opções de alimentação e um parquinho infantil para os passageiros.
E as novidades não param por aí: a área aeroportuária seguirá recebendo novos empreendimentos, incluindo espaços de entretenimento, com negociações já em andamento para ampliar ainda mais o mix de serviços oferecidos na região. Assim como o shopping foi idealizado pela concessionária, outros projetos estão sendo desenvolvidos pelo time da Inframerica, com o objetivo de expandir a região e oferecer novas opções comerciais e de lazer em um local estratégico não apenas aos passageiros do aeroporto, mas também à cidade.

Drone usado para entregas de supermercado na Europa e ações humanitárias em diversos países é apresentado ao mercado brasileiro

 Fabricado pela alemã Wingcopter e representado na América Latina pela Synerjet, o modelo 198 pode ser usado para operações logísticas, inspeções de ativos e levantamentos topográficos. As primeiras unidades foram entregues, mas o pedido maior começa a chegar a partir do ano que vem. Drone está homologado pela ANATEL e em processo de certificação na ANAC para voos além da visada o operador (BVLOS)


A Synerjet e a Wingcopter receberam clientes ao longo de toda a semana passada (15 a 19/09), na cidade de São Roque (SP) para apresentar o potencial do Wingcopter 198, um 
drones de entrega eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) e de asa fixa, capaz de percorrer distâncias de até 94 km. Fabricado na Alemanha, o modelo é perfeito para operações logísticas, incluindo entrega de medicamentos, soros e vacinas, inspeções de ativos, como grandes obras, ferrovias e rodovias, podendo ser usado também em levantamentos topográficos. 

O Wingcopter 198 tem peso máximo de decolagem de  25 quilos, sendo aproximadamente 10 kg do equipamento, outros 10 kg de bateria e pode levar quase 5 kg de carga. Entre os diferenciais está a velocidade de cruzeiro de 90 km/h, e a capacidade de transporte de cargas perecíveis ou de alto valor agregado. A bateria dura 60 minutos com tempo de recarga igual ao de utilização. Para operar o drone, é preciso apenas passar por um treinamento de duas semanas. 

O drone está em avançado processo de certificação na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e também está paralelamente em processo de certificação nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. No Brasil, já foi aprovado pela Anatel, que certifica a comunicação entre o drone e o solo. 

A Wingcopter é uma startup que recebeu 100 milhões de euros de investimentos e agora vai passar para a fase de produção efetiva dos equipamentos em série. No mundo inteiro, a Wingcopter tem cases de sucesso na logística médica, já tendo sido responsável pelo transporte de medicamentos e sangue no Japão, vacinas, amostras de sangue e material genético em diferentes países africanos e também nos Estados Unidos. 

“A Synerjet é, ao mesmo tempo, cliente e investidor da Wingcopter, e encomendou 10 unidades inicialmente, duas já estão no Brasil e outras 3 chegam até o fim do ano”, disse Fabio Rebello, CEO da Synerjet. Na visão de Rebello, o potencial do Wingcopter é fantástico e pode trazer grandes benefícios para regiões distantes, especialmente na área de saúde. 

Para Armando Gessinger, Chief Revenue Officer da Wingcopter GmbH, o Brasil é um dos mercados mais importantes do mundo para a empresa, pois tem localidades remotas e infraestrutura precária de transporte. Apenas em um segundo momento a empresa imagina conseguir autorização para voar sobre áreas densamente populosas. 


Informações complementares: 

Sobre a Wingcopter GmbH - Com o objetivo primordial de melhorar e salvar vidas em todo o mundo por meio de aplicações comerciais e humanitárias significativas, a equipe da Wingcopter desenvolveu uma tecnologia de ponta, robusta e autônoma. Esta permite fornecer suprimentos essenciais de forma rápida e segura a áreas remotas ou com infraestrutura limitada. Os drones Wingcopter já foram implantados com sucesso em diversas missões em cinco continentes, demonstrando sua capacidade global e adaptabilidade a diferentes cenários e necessidades.

Com o sucesso comprovado das aplicações de logística de longo alcance, a Wingcopter vem expandindo suas capacidades, equipando os drones para aplicações diversas, como mapeamento preciso por sensores Lidar e utilizando câmeras de alta resolução para coleta de dados detalhados. Essas inovações abrem novas possibilidades, tornando a plataforma Wingcopter ainda mais versátil e ampliando significativamente suas aplicações para o monitoramento de ativos (como inspeção de infraestruturas críticas), segurança pública (em operações de busca e salvamento ou vigilância) e resposta a emergências (avaliação de desastres e entrega rápida de auxílio em situações de crise).

A excelência e o potencial disruptivo da Wingcopter foram reconhecidos globalmente, sendo a empresa designada como um "Technology Pioneer" e "Global Innovator" pelo prestigioso Fórum Econômico Mundial, destacando seu papel de liderança na transformação tecnológica e seu impacto positivo em escala global.

Sobre a Synerjet Corp.

A Synerjet é uma provedora líder de soluções em aviação, especializada em vendas de aeronaves, suporte técnico e serviços pós-venda em toda a América Latina e no Caribe. Distribuidora exclusiva da Pilatus Aircraft na região, a Synerjet também representa marcas renomadas como Leonardo e atua como revendedora premium da Honeywell, oferecendo um portfólio de aviônicos de alta qualidade. Com forte foco na expansão da aviação na América Latina, a Synerjet opera com presença regional, promove práticas ESG em suas localidades e funciona como um centro único para soluções de mobilidade aérea e terrestre, incluindo Movingjet e Wingcopter.

Mais informações: https://www.synerjet.com

Foz do Iguaçu é o novo destino direto do Aeroporto de Brasília

 A partir de 26 de outubro, LATAM vai operar voos diários para a cidade conhecida pelas cataratas, turismo de natureza e aventura.


 A partir de 26 de outubro será possível viajar direto da capital federal para Foz do Iguaçu no Paraná. A LATAM vai operar voos diários entre Brasília e a cidade paranaense, famosa pelas Cataratas do Iguaçu, turismo de natureza, aventura, compras e pela proximidade com o Paraguai e a Argentina. As passagens já estão à venda no site da companhia aérea.
O voo tem duração de cerca de 2h e será operado em uma aeronave Airbus A320/A321, com capacidade para até 216 passageiros. As decolagens de Brasília acontecerão diariamente às 8h25, com retorno previsto para as 19h15.
A LATAM já havia operado essa rota anteriormente, mas a suspendeu o trajeto em março de 2023. Agora, com o retorno, a expectativa é fortalecer ainda mais o turismo entre as regiões.
“A retomada do voo direto para Foz do Iguaçu é muito significativa para o Aeroporto de Brasília, pois amplia as opções de destinos estratégicos para nossos passageiros e fortalece a conectividade nacional e regional. Estamos muito contentes em retomar esse destino. Essa conquista só é possível graças à parceria com a LATAM, que tem investido em ampliar sua malha a partir da capital federal. Nós da Inframerica seguimos trabalhando para oferecer mais alternativas de viagem e estimular o turismo e os negócios em todo o país” diz Caroline Nogueira, gerente de Cargas e Negócios Aéreos da Inframerica.
O Aeroporto de Brasília é um dos principais hubs da LATAM no Brasil. Até dezembro de 2025, a companhia prevê um aumento de 25% na oferta de assentos em voos domésticos com origem ou destino na capital federal. Recentemente, a companhia voltou a ligar o Distrito Federal com três voos diários para Campinas (SP) e intensificou as frequências de voos para Porto Alegre (RS) e para Florianópolis (SC). A partir de novembro, serão três frequências diárias também para Curitiba (PR).
“Brasília é hoje o nosso segundo maior hub no Brasil e com certeza reafirma sua posição estratégica com a nova rota para Foz do Iguaçu, permitindo que cada vez mais pessoas do Brasil e do mundo cheguem com facilidade para conhecer as maravilhas de Foz”, afirma Douglas Cabrera Lopes, gerente de Estratégia Comercial da LATAM Brasil.
No total, a LATAM realiza mais de 600 pousos e decolagens por semana no Distrito Federal, conectando Brasília a 35 destinos nacionais e dois internacionais.