Aeroporto de Brasília e FAB promovem experiência infantil com mini aeronaves do projeto "Quero Voar"

 Até o dia 13 de outubro, crianças podem viver a experiência de entrar em maquetes de aeronaves da Força Aérea Brasileira.


O Aeroporto de Brasília entra no clima do Dia das Crianças com uma ação especial para os pequenos apaixonados por aviação. Em parceria com a Força Aérea Brasileira, o saguão de desembarque do terminal recebe até o dia 13 de outubro duas réplicas em miniatura de aeronaves: o caça F-5 e o cargueiro KC-390, que fazem parte do projeto da FAB "Quero Voar".


Crianças de até 8 anos poderão "embarcar" nas réplicas para viver a experiência de estar dentro de um avião militar e registrar o momento em fotos. Além disso, o espaço conta com painéis fotográficos interativos onde os visitantes podem “se transformar” em pilotos da FAB ou fiscais de pátio. As crianças também podem “pular até o céu” na amarelinha adesivada no chão e retirar gratuitamente gibis educativos que explicam, de forma divertida, todo o processo de uma viagem aérea.

As crianças de até 8 anos poderão embarcar nas maquetes e viver a sensação de estar dentro de um avião militar e registrar o momento com fotos. O espaço conta ainda com dois painéis com roto vazado que permitem que os visitantes “virem” piloto da FAB ou um fiscal de pátio.

A brincadeira continua com uma amarelinha temática adesivada no chão, que convida os pequenos a “pularem até o céu”. Além disso, os visitantes mirins podem fazer a retirada gratuita de gibis da Turma da Mônica, uma edição exclusiva da FAB, que explica de forma leve e divertida como funciona uma viagem aérea.

Na sexta-feira (10), das 8h às 9h, quem estiver embarcando ou desembarcando em Brasília poderá ser surpreendido com uma apresentação musical especial da banda da FAB, no saguão de desembarque. O grupo apresentará um repertório voltado ao público infantil.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, proporcionando momentos de lazer, aprendizado e encantamento para toda a família.


Exposição Dia das Crianças - mini maquetes do KC-390 e F-5
Dia: 7 a 13 de outubro
Local: Saguão de desembarque do Aeroporto de Brasília
Faixa etária: até 8 anos
Entrada gratuita

Primeiro treinamento de operadores de aeronave autônoma Pelican 2 é realizado no Centro-Oeste

 Synerjet realiza o primeiro treinamento teórico (ground-school) do Brasil para operadores de empresas que já adquiriram a aeronave autônoma. Em um segundo momento, curso vai formar banco de currículos para futuros compradores da aeronave agrícola

Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Synerjet realizou em Goianápolis (GO) o primeiro treinamento de operadores de aeronaves Pelican 2. O curso foi voltado para as primeiras empresas que adquiriram a aeronave autônoma e que vão começar a operar o Pelican 2, GCS Agro, Grupo Natter, SLC Agrícola, entre outros. No fim de outubro, haverá uma nova edição do treinamento aberto para profissionais que queiram se preparar para operar o Pelican 2. Os aprovados serão recomendados aos próximos compradores da aeronave autônoma e farão parte de um banco de currículos. A Synerjet é a representante da marca Pyka para a América Latina e entende que a capacitação dos profissionais e o suporte aos clientes são pilares fundamentais para o sucesso de uma nova tecnologia no agronegócio. 

“O objetivo foi familiarizar os participantes com a operação de uma aeronave de asa fixa, como é o Pelican 2, uma vez que a maioria tinha conhecimento de operação de drones multirotores, por isso o treinamento incluiu conceituações aeronáuticas, como aerodinâmica,  regulamentação, telemetria, meteorologia e toda a parte de automatismo. São os operadores que enviam a programação de voo para a aeronave e precisam entender o seu papel neste cenário”, disse Eduardo Goerl, gerente de suporte a campo da Synerjet. Na grade de conteúdos foi abordado também o tema da responsabilidade civil dos operadores de aeronaves, mesmo que não tripuladas.

No curso, os novos operadores tiveram aulas teóricas e depois experiências no simulador de voo. A próxima etapa será em campo e totalmente prática. “No último dia de curso, os participantes aprenderam a garantir que a aplicação dos defensivos agrícolas seja feita de forma eficaz”, disse Goerl. Uma equipe da empresa AgroEfetiva apresentou conceitos agronômicos para o uso de defensivos, a regulagem dos bicos, a vazão, uniformidade e precisão da aplicação, entre outros detalhes técnicos. “Esta etapa mostra o compromisso da da Synerjet em garantir a qualidade das aplicações que o Pelican 2 irá entregar e portanto não basta que os operadores apenas aprendam a voar o equipamento”, disse Goerl. 

O Pelican 2 combina tecnologia avançada de pulverização com design inovador, permitindo que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão. A aeronave pode transportar 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias para garantir operação contínua e cobre até 90 hectares por hora, dependendo das taxas de aplicação e dimensão das áreas. 

Capaz de operar à noite, a aeronave aumenta significativamente a produtividade ao quase dobrar a janela viável de pulverização e maximizar a eficiência, enfrentando pragas noturnas no momento ideal.

Brasília ganhará novo shopping ao lado do aeroporto

 Previsão é de inauguração do Partage Brasília ainda no primeiro semestre de 2026


Um novo centro de compras e lazer está em construção na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília. O empreendimento é desenvolvido pelo Grupo Partage, companhia com mais de 28 anos de atuação e responsável pela implantação, comercialização e administração de 16 empreendimentos em todo o país, sendo 14 shoppings já em operação, além de edifícios corporativos de alto padrão.

O Partage Brasília será o primeiro open mall da rede e nasce inspirado no céu da capital, unindo modernidade, sustentabilidade e integração com o Cerrado. O projeto valoriza a convivência em áreas abertas, com varandas sombreadas, espelhos d’água e vista para a natureza preservada, oferecendo uma experiência que vai muito além das compras.
Com mais de 60 mil m² de área construída, o shopping reunirá mais de 130 lojas, incluindo sete grandes âncoras, mais de 3 mil metros quadrados de academia (Cia Athletica), Food Hall (Mané Mercado), 10 restaurantes e seis salas de cinema – quatro delas VIP, uma maxscreen de 210m² e uma premium –, além de um exclusivo cinema a céu aberto.
Entre os diferenciais, estão o parque central com mais de 12 mil m², áreas de shows, espaço kids, academia com mais de 3 mil m², Pet Garden e o primeiro observatório aberto de pousos e decolagens da cidade, que permitirá acompanhar a movimentação das aeronaves em uma das pistas mais movimentadas do Brasil.
A sustentabilidade é um pilar fundamental: o empreendimento já conquistou a certificação LEED Gold, tornando-se o primeiro shopping do Distrito Federal a receber o selo internacional. Um viveiro exclusivo foi criado para o resgate e cuidado de espécies nativas do Cerrado, reunindo cerca de 3 mil mudas que serão reintegradas ao paisagismo do shopping.
“Mais do que um centro de compras, o novo empreendimento nasce para ser um ponto de encontro da cidade, um espaço de experiências, lazer e qualidade de vida para os brasilienses e visitantes”, destaca Adriano Capobianco, Diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo Partage.
Localizado a menos de 500 metros do aeroporto, o shopping foi concebido pela equipe da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, para a cidade e será uma nova opção de lazer e conveniência especialmente para regiões com pouca oferta, como a Asa Sul, Lago Sul e o Park Way. Além dos moradores, passageiros, visitantes e funcionários do terminal aéreo também estão entre os públicos estratégicos do empreendimento. Quem estiver desembarcando ou em uma longa conexão poderá aproveitar o espaço enquanto aguarda o voo.
Um dos grandes atrativos será a praça de alimentação, que terá operação assinada pelo Mané Mercado Vírgula, do Grupo R2 – já reconhecido pelo sucesso no Estádio Mané Garrincha. O espaço promete gastronomia variada, atendimento diferenciado e restaurantes comandados por alguns dos melhores chefs da capital.
O novo shopping faz parte do projeto de desenvolvimento imobiliário da zona aeroportuária da Inframerica, que prevê além do shopping, novos empreendimentos e serviços para a região. O planejamento da área foi construído em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Governo do Distrito Federal (GDF).
“Esse é o maior empreendimento em desenvolvimento dentro de um sítio aeroportuário no Brasil e representa um marco para Brasília. Trabalhamos em conjunto com o Governo Federal, o GDF e os órgãos reguladores para viabilizar cada etapa do projeto, sempre com foco em trazer benefícios para a cidade e para os passageiros. Esse desenvolvimento reforça o papel do Aeroporto de Brasília como indutor do crescimento econômico, social e turístico da capital”, conta Rogério Coimbra, diretor comercial e de assuntos corporativos da Inframerica.
Nos últimos anos, a área aeroportuária já recebeu importantes investimentos. Em 2024, entrou em operação um dos maiores galpões logístico do Distrito Federal e, a via de acesso ao aeroporto, que já contava com concessionárias, foi se destacando e se consolidando como endereço de veículos de alto padrão. Hoje, a região reúne diversas empresas e marcas de carros e motos, tornando-se um dos principais polos da cidade para quem busca adquirir automóveis.
O primeiro passo desse processo de expansão foi dado em 2020, com a inauguração da Praça Pick Up, um moderno centro de mobilidade que conecta os diferentes modais de transporte do aeroporto – ônibus, aplicativos, locadoras de veículos e vans de turismo. O espaço também oferece opções de alimentação e um parquinho infantil para os passageiros.
E as novidades não param por aí: a área aeroportuária seguirá recebendo novos empreendimentos, incluindo espaços de entretenimento, com negociações já em andamento para ampliar ainda mais o mix de serviços oferecidos na região. Assim como o shopping foi idealizado pela concessionária, outros projetos estão sendo desenvolvidos pelo time da Inframerica, com o objetivo de expandir a região e oferecer novas opções comerciais e de lazer em um local estratégico não apenas aos passageiros do aeroporto, mas também à cidade.