Viracopos recebe equipamentos para o WEC 2025 em cinco voos cargueiros

 Operação movimenta mais de 456 toneladas para evento em São Paulo 


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, entre os dias 03 e 07 de julho, cinco aeronaves com os equipamentos da competição World Endurance Championship (WEC) 2025 – Rolex 6 Horas de São Paulo, que será realizada de 11 a 13 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O primeiro voo, operado por um Boeing 747-400, aterrissou no final da tarde do dia 03/07, seguido por mais quatro voos nos dias 04, 05, 06 e 07/07, totalizando 5 voos charter dedicados à competição.

As aeronaves transportaram 186 paletes, somando aproximadamente 456,5 toneladas de equipamentos, que incluem carros, peças técnicas, infraestrutura de apoio e materiais diversos. Para o transporte terrestre até São Paulo, foram mobilizadas 75 carretas, que levaram as cargas até o Autódromo de Interlagos.

A operação é coordenada pelo agente de carga Sax Logistics, com o apoio integrado das equipes do TECA, da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, autoridades alfandegárias e empresas de logística.

“O desembarque ágil e eficiente dos equipamentos da Rolex 6 Horas de São Paulo reforça a participação de Viracopos como principal hub logístico para grandes eventos internacionais no Brasil”, destacou a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan. “Temos estrutura, tecnologia e expertise para garantir uma operação segura e bem-sucedida”, completou a executiva.



Sobre o WEC

O World Endurance Championship, promovido pela FIA e ACO, é uma das principais competições de corridas de longa duração, reunindo montadoras e equipes em provas que desafiam tecnologia, resistência e estratégia em circuitos icônicos ao redor do mundo.

Sobre o TECA de Viracopos

O Terminal de Carga de Viracopos é referência nacional (e um dos principais da América Latina) para operações de grande porte e alta complexidade. Possui infraestrutura moderna para manuseio, armazenamento e liberação aduaneira, sendo responsável por cerca de um terço do fluxo aéreo de cargas importadas no Brasil.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Aviation XP Centro-Oeste 2025 reúne mais de 2.800 visitantes e amplia presença do setor Centro-Oeste

 Com 31 aeronaves expostas e 53 marcas participantes, edição foi a maior realizada até agora e reforça protagonismo da aviação geral na região


São Paulo, julho de 2025
 – A quinta edição da Aviation XP Centro-Oeste chegou ao fim, consolidando-se como um dos principais encontros da aviação geral e executiva do país. Realizado nos dias 25 e 26 de junho, no Condomínio Aeronáutico Liberty, em Goianápolis (GO), o evento atraiu aproximadamente 2.800 visitantes, contou com a presença de 53 marcas expositoras e apresentou 31 aeronaves ao público, o maior número de modelos expostos já registrado na feira.

Com programação focada em negócios e networking, a Aviation XP mais uma vez atraiu os principais players do setor, incluindo fabricantes como Embraer, Pilatus, Tecnan, Epic, Textron, Thrush, Leonardo e Robinson. Ao longo dos dois dias, o evento reafirmou a força da aviação executiva, agrícola e de operações especiais no Centro-Oeste, especialmente em um estado com protagonismo no setor como Goiás.

“Fechamos a maior edição da história da Aviation XP Centro-Oeste com números expressivos e uma qualidade de público e expositores que eleva ainda mais o patamar do evento. É gratificante ver a consolidação da feira como uma vitrine estratégica para o setor”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora da Aviation XP. “Já estamos trabalhando para a edição de 2026, cuja data será anunciada em breve”.

Sérgio Borges, diretor do Condomínio Aeronáutico Liberty, que sediou a feira pela primeira vez, e empresário à frente da Planar Aviação, também destacou a importância do evento para a região e para a promoção da infraestrutura aeronáutica local. “A edição deste ano superou todas as expectativas. Recebemos um público altamente qualificado, conectamos empresas estratégicas e reforçamos o posicionamento do Liberty como um polo real e ativo da aviação executiva no Brasil. Goiás mostrou que tem localização, estrutura e visão para ser protagonista”.

Goiás segue como referência nacional na aviação geral. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o estado conta com 1.621 aeronaves registradas, ocupando a 7ª posição no país e detendo 26% da frota da região Centro-Oeste — atrás apenas do Sudeste. A força do agronegócio é um dos principais impulsionadores do setor no estado, que figura como o 4º maior em aviação agrícola no Brasil.

Para mais informações, visite https://aviationxp.com.br/