Viracopos recebe 70 toneladas de equipamentos para o show da cantora Lady Gaga

 O Terminal de Carga do aeroporto conta com uma equipe especializada para o processamento de cargas de grande porte


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu entre a noite de segunda-feira e a tarde desta terça-feira (29/04) duas aeronaves com os equipamentos para o show da cantora Lady Gaga, está previsto para acontecer no dia 3 de maio na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 

Mesmo localizado há quase 500 quilômetros de distância da capital carioca, Viracopos foi escolhido para realizar a operação por causa de sua infraestrutura e expertise em processar grandes volumes de carga para megaeventos.

Somadas as cargas dos dois voos, foram desembarcados 41 paletes, totalizando aproximadamente 70 toneladas de equipamentos. Após o desembarque, os equipamentos foram imediatamente liberados pela Alfândega da Receita Federal para o transporte terrestre. Uma terceira aeronave com equipamentos deve ir direto para o Rio de Janeiro.

O Aeroporto de Viracopos conta com uma equipe especializada para o processamento de cargas de grande porte, garantindo segurança e agilidade. O material fica em área controlada, monitorada 24 horas por dia, com vigilância eletrônica e equipe dedicada.



Outros shows

A chegada dos equipamentos reforça o Terminal de Carga de Viracopos como uma das principais portas de entrada para grandes eventos internacionais no Brasil. A equipe do TECA é especializada em processar grandes volumes de carga para megaeventos.

Recentemente, o terminal recebeu equipamentos para os shows de Paul McCartney, Bruno Mars, The Weeknd e Linkin Park. Também foram processados os equipamentos do show da cantora Madonna, além dos equipamentos da cantora Karol G.

Ano passado, Viracopos recebeu os equipamentos de som e iluminação para o Lollapalooza 2024, que contou com bandas como Blink 182, Hozier e Kings of Leon. Em anos anteriores, recebeu equipamentos de bandas como Aerosmith, Bon Jovi e Guns N' Roses.


Sobre o TECA

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 22 edições consecutivas. Em 2024, o Terminal de Carga recebeu novamente as aeronaves cargueiras que trouxeram os carros e todo o material das equipes que disputaram a corrida de Interlagos.

 

*Crédito das fotos: Isabella Assis/Viracopos

Synerjet expõe avião agrícola autônomo durante a Agrishow 2025

 Pelican 2, produzido pela Pyka, é comercializado pela empresa na América Latina e promete revolucionar o setor de aviação agrícola


São Paulo, abril de 2025 -
 A Synerjet Corp., referência em soluções de aviação executiva e para o agronegócio, participará da 29ª edição Agrishow 2025, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que será realizada em Ribeirão Preto (SP) entre os dias 28 de abril e 2 de maio. A empresa exibirá os produtos oferecidos pela sua divisão Agro para a aviação agrícola e também mostrará, em exposição estática, o Pelican 2, maior aeronave agrícola autônoma do mundo e 100% elétrica desenvolvida pela Pyka.

As duas empresas assinaram contrato em janeiro deste ano para que a Synerjet comercialize as aeronaves na América Latina. “Será uma oportunidade para os visitantes da feira conhecerem de perto as qualidades e o potencial que o Pelican 2 pode oferecer ao mercado de aviação agrícola, pois trata-se de um produto que promete revolucionar o setor”, afirma Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.

O portfólio da divisão Agro da empresa tem ainda o Embraer EMB-203 Ipanema, peças de reposição e o Clube Synerjet Agro, programa de fidelidade que proporciona aos assinantes benefícios exclusivos, como preços diferenciados em peças de reposição e vantagens adicionais para otimizar as operações agrícolas. A Synerjet também estará no hangar 8 do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, nos dias 30/4 e 1/5 exibindo o jato Pilatus PC-24 para potenciais clientes e interessados.

Mais sobre a aeronave

O Pelican 2 combina tecnologia avançada de pulverização com design inovador, permitindo que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão e redução de deriva. A aeronave pode transportar até 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias intercambiáveis para garantir operação ininterrupta 24/7 e cobre até 90 hectares por hora a uma taxa de aplicação de 10 litros por hectare. 

A parceria comercial entre Synerjet e Pyka prevê vender até 20 unidades da aeronave ainda este ano e aumentar significativamente esse número, com as primeiras unidades comercializadas sendo entregues a partir de 2026.

A Agrishow registrou público superior a 195 mil pessoas na edição do ano passado, com mais de R$ 13 bilhões em negócios gerados. A expectativa é que a feira continue a impulsionar o agronegócio brasileiro, apresentando soluções tecnológicas e promovendo negócios que fortaleçam o setor.

Sobre a Synerjet Corp.

A Synerjet é uma provedora líder de soluções em aviação, especializada em vendas de aeronaves, suporte técnico e serviços pós-venda em toda a América Latina e no Caribe. Distribuidora exclusiva da Pilatus Aircraft na região, a Synerjet também representa marcas renomadas como Leonardo e atua como revendedora premium da Honeywell, oferecendo um portfólio de aviônicos de alta qualidade. Com forte foco na expansão da aviação na América Latina, a Synerjet opera com presença regional, promove práticas ESG em suas localidades e funciona como um centro único para soluções de mobilidade aérea e terrestre, incluindo Movingjet e Wingcopter.

Mais informações: https://www.synerjet.com 

Dia de celebrar a fotografia de aviação no Spotter Aena do Aeroporto de Uberaba

  • Evento reuniu mais de 20 amantes da aviação para captação de imagens especializadas na movimentação aérea 

  • Spotters tiveram a oportunidade de registrar as fotografias numa área próxima à pista 

  • A data foi escolhida para coincidir com a ExpoZebu, quando a movimentação no aeroporto atinge alguns de seus melhores momentos 


A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, promoveu neste domingo (27) a primeira edição do Spotter Aena no Aeroporto de Uberaba. O evento aconteceu durante o período da ExpoZebu, quando o aeródromo registra uma grande movimentação de aeronaves, e foi totalmente dedicado aos amantes da fotografia especializada em aviação, reunindo mais de 20 participantes, incluindo crianças. Os entusiastas tiveram a oportunidade de acessar o pátio de aeronaves para registrar as imagens bem próximo da pista de pousos e decolagens.

O Spotter Aena ocorreu das 9h às 14h. Os participantes foram recepcionados com um coffee break e uma apresentação de boas-vindas no auditório do aeroporto. Antes da ida ao pátio, eles receberam instruções importantes sobre o acesso à área restrita, um kit de segurança e alguns brindes da concessionária. O grupo contou com todo o suporte da equipe operacional para poder fazer os registros de maneira segura. Além dos cliques, os spotters aproveitaram o momento para interação e troca de experiências.



O evento também foi aberto para os pequenos. Gabriel Bernardes, de 9 anos, não escondeu a felicidade em poder fotografar bem próximo à pista do aeroporto. “Eu gosto muito de aviação. Foi a minha primeira vez participando de um Spotter Day. Poder ver as aeronaves de perto foi uma experiência muito legal e bonita”, contou Gabriel, que esteve no evento acompanhado pelo pai, Glorivan Bernardes de Oliveira.

Independentemente da idade, a paixão é a mesma. Na vida de Guilherme de Almeida Sedassari, o amor pela aviação é de longa data. “Desde criança, eu sempre morei próximo ao aeroporto. É o que me acalma, me deixa bem e me faz esquecer dos problemas”, revelou.

Já Gisele Almeida veio de São Paulo para acompanhar o primeiro Spotter Aena. “É uma oportunidade maravilhosa. A gente ama eventos como esse. Estou muito feliz de estar no primeiro, tenho certeza de que vou estar em vários, principalmente na minha casa, em Congonhas. Já estou ansiosa”, disse.




Para o diretor do Aeroporto de Uberaba, Guilherme Zapola, o Spotter Aena teve uma enorme importância para fortalecer e estreitar ainda mais a relação do aeródromo com os amantes da aviação. “Foi um evento muito aguardado não só pelos spotters, mas também por todos do aeroporto. O entusiasmo de quem participou chamou atenção e nos trouxe uma imensa satisfação. Já estamos pensando na próxima edição”, destacou Zapola.

A data do primeiro Spotter Aena foi escolhida para coincidir com o período da ExpoZebu, quando a movimentação no Aeroporto de Uberaba atinge alguns de seus melhores momentos. Entre os dias 25 de abril e 3 de maio, a expectativa é que o terminal receba cerca de 200 operações, entre aviação comercial e geral, podendo contabilizar 70 aeronaves em solo ao mesmo tempo.

Airbus planeja simulador dos helicópteros H160 e H175 para 2028 no Brasil

 São Paulo, 24 de abril de 2025 - A Airbus assumiu o compromisso de disponibilizar em 2028 um simulador de voo completo dos helicópteros H160 e H175 para treinamento no Brasil. O simulador atenderá as necessidades de treinamento do crescente setor de energia na América Latina, demonstrando o compromisso da Airbus com a proximidade do cliente e a segurança da aviação.

O simulador de voo completo do H160/H175 terá réplicas em tamanho real dos cockpits dos dois modelos de helicópteros e será qualificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O equipamento terá recursos de treinamento de nível D, o mais alto para a certificação de um simulador, e ambos cockpits do simulador contarão com a versão mais recente do Helionix, em conformidade com os sistemas aviônicos dos dois helicópteros. O simulador também incluirá pacotes de dados OEM (Dados Originais do Fabricante), que fornecem a reprodução mais precisa do comportamento de um helicóptero, aumentando a prontidão do piloto e a segurança operacional.

"Nossos clientes falaram e nós ouvimos. Estamos extremamente orgulhosos de reforçar nosso compromisso com o Brasil e a região da América Latina com um simulador de voo completo do H160/H175, proporcionando recursos de treinamento aprimorados, mais perto de casa. Ao ficarmos próximos dos clientes, não estamos apenas apoiando suas necessidades operacionais e ajudando a impulsionar suas trajetórias de crescimento, mas também fortalecendo a segurança da aviação em toda a região. Esse investimento também ressalta o forte compromisso da Airbus de continuar investindo em nossas capacidades e de impulsionar o crescimento no Brasil", disse Alberto Duek, presidente da Helibras, a fabricante de helicópteros brasileira que pertence ao Grupo Airbus.

O Brasil já conta com um Centro de Treinamento com simulador da Airbus Helicopters e da Helibras, localizada no Rio de Janeiro desde 2015. Até o momento, esse Centro de Treinamento já ofereceu cerca de 7.500 horas de simulação a quase 600 alunos. A adição do simulador H160/H175 no Brasil multiplicará a capacidade na região, consolidando-a como um importante hub de treinamento na América Latina.

Na próxima década, espera-se que a demanda por helicópteros médios no setor de energia ultrapasse 40 unidades somente na América Latina, dobrando o número de helicópteros médios atualmente na região. Enquanto isso, o primeiro simulador de voo completo H160 da América do Norte deverá entrar em serviço em 2026 em Grand Prairie, Texas, aumentando a disponibilidade de treinamento na região. A Airbus está atualmente explorando opções para implantar futuros H160 FFS em outras áreas de crescimento, como Ásia e Austrália.

@AirbusHeli #MakingMissionsPossible 

Aeroporto de Brasília promove ação para passageiros e distribui brindes em Raspadinhas de Páscoa

 Quem passar pelo terminal brasiliense nesta quinta-feira (17) ganhará diversos brindes ofertados pelos estabelecimentos comerciais do terminal

Brasília, 17 de abril de 2025 – O Aeroporto de Brasília, em parceria com os estabelecimentos comerciais do terminal aéreo, está promovendo uma ação especial de Páscoa nesta quinta-feira, 17 de abril, véspera de feriado de Corpus Christi, Páscoa, Tiradentes e Aniversário de Brasília. Quem embarcar ou desembarcar por aqui hoje, poderá retirar com os funcionários vestidos com orelhinhas de coelho, Raspadinhas de Páscoa contendo brindes diversos ofertados pelas lojas do aeroporto.
Os presentes são variados, desde opções de chocolate como esfiha de chocolate do Habib’s, trufas de chocolate da Kopenhagen, sundae do McDonalds, bomba de chocolate da Benjamin Padaria, cookie do Subway e capuccino no Starbucks, até comidas diversas como hamburguer no Friday’s, cachorro-quente no Hot Dog Club, cerveja especial no Vila Cinco, pão de queijo na Casa do Pão de Queijo, entre outros.
A promoção é válida somente hoje. Basta revelar a raspadinha e entregá-la no estabelecimento comercial participante para ganhar o brinde.
Lojas participantes
Os estabelecimentos participantes da ação de Raspadinha de Páscoa são: Benjamin Padaria, BioMundo, Café Rancheiro, Casa Bauducco, Casa do Pão de Queijo, Dunkin Donuts, Fini, Giraffas, Habibs, Heineken, Hot Dog Club, Kopenhagen, McDonalds, McDonalds, My Mini Cake, My Mini Cake, Nescafé, Panificadora Vitória, Parrilla Burger, Pizza Hut, Starbucks, Sterna Café, Subway, TGI Fridays, Vila Cinco e Yogoberry.
Movimentação no feriado
Entre os dias 16 e 22 de abril, o Aeroporto de Brasília espera receber cerca de 285 mil passageiros passando pelo terminal aéreo.
Serão mais de 2 mil voos, incluindo 19 extras. Os destinos nacionais mais procurados são São Paulo, Rio, BH, Recife e Salvador.
O movimento internacional também promete, com 103 voos previstos e cerca de 16 mil pessoas viajando para destinos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Lisboa, entre outros.
O dia de maior fluxo deverá ser justamente hoje, quinta-feira (17), com estimativa de 45 mil passageiros. Os horários mais movimentados costumam ser das 7h às 10h e das 19h às 22h.

Aeroporto de Viracopos se prepara para receber 190,6 mil pessoas no feriado prolongado

 Concessionária que administra o terminal distribuirá chocolate no saguão entre 10h e 14h de quinta-feira (17) 


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 190,6 mil passageiros entre os dias 17/04 (quinta-feira) e 22/04 (terça-feira) por causa dos feriados prolongados de Sexta-feira Santa e de Tiradentes. No mesmo período de seis dias estão previstos 1.862 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros.

 

O aeroporto também prepara uma operação especial para receber 22 voos extras da Azul programados para ocorrer entre 2h e 4h da madrugada de quinta-feira para sexta-feira (18/04). Com isso, alguns restaurantes, lanchonetes, lojas de varejo e a salas vip permanecerão abertos para atender aos passageiros.

 

Os dias de maior movimento de pessoas neste período devem ser registrados nesta quinta-feira (17/04), com 36,6 mil pessoas, na sexta-feira (18/04), com 34,4 mil, na segunda-feira (21/04), com 33,2 mil, e na terça-feira (22/04), com 37,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

 

Os horários de maior movimento de pessoas nesta quinta-feira devem ser registrados entre 17h e 23h50. Já nos dias de retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ser registrados entre 5h e 10h, tanto na segunda-feira (21) quanto na terça-feira (22/04).

 

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo. O aeroporto também terá grande movimentação de pessoas nos destinos internacionais, que são Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Paris (FRA) e Assunção (PAR).

 

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

 

Ação de Páscoa no saguão

Nesta quinta-feira (17/04), o saguão do aeroporto contará com uma ação especial promovida pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, com distribuição de chocolate no saguão e nos corredores do aeroporto entre às 10h e às 14h. Também haverá uma apresentação musical com um pianista no saguão de check-in.

 

Além da distribuição de chocolate e da apresentação musical, a concessionária do aeroporto promoverá uma ação em conjunto com alguns lojistas, que prevê a distribuição de flyers com descontos exclusivos para os passageiros em lojas do aeroporto.

 

Voos internacionais

Estão previstos 184 pousos e decolagens de voos internacionais no período de quinta-feira (17/04) a terça-feira (22/04), sendo 90 decolagens e 94 pousos.

 

Os 184 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 15,8 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que o dia de maior movimentação deve ser registrado na segunda-feira (21/04), com 2.309 pessoas embarcando ou desembarcando no Píer A (Internacional).

 

 

*Crédito: Divulgação/Viracopos

Aeroporto de Brasília estima um movimento de 285 mil passageiros no ‘superferiadão’ de abril

 Fluxo deve ser intenso na quinta-feira, dia 17 de abril. A recomendação é chegar com antecedência para evitar transtornos.

Brasília, dia 14 de abril de 2025 – Feriadão a vista! O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek se prepara para receber um fluxo maior de passageiros durante o feriadão prolongado que une quatro datas comemorativas: a Sexta-feira Santa (celebrada no dia 18 de abril), a Páscoa (celebrada em 20 de abril), o feriado nacional de Tiradentes (21 de abril), e o aniversário de 65 anos da capital federal, também em 21 de abril, segunda-feira. A Inframerica, concessionária que administra o terminal, estima que entre os dias 16 e 22 de abril, circulem pelo Aeroporto Internacional de Brasília aproximadamente 285 mil passageiros.
Ao todo, estão previstos cerca de 2 mil pousos e decolagens, incluindo 19 voos extras que foram solicitados por companhias aéreas para atender a demanda. Os destinos domésticos com mais voos no período são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.
A movimentação internacional também deve ser grande nas datas. Estão previstos 103 voos indo e chegando do exterior no período e a previsão é de um fluxo de cerca de 16 mil pessoas. Os voos internacionais partindo direto de Brasília tem como destino: Miami, Orlando, Panamá, Cancun, Bogotá, Lima, Santiago, Buenos Aires e Lisboa.
A expectativa da Inframerica é de um fluxo mais intenso a partir das 19h da quinta-feira, dia 17 de abril, com a estimativa de 45 mil pessoas embarcando, desembarcando e em conexão no aeroporto da capital. Já dia 21 e 22 de abril, são esperados cerca de 40 mil passageiros em cada uma das datas. Os horários de maior fluxo são das 7h às 10h e das 19h à 22h.
Orientações:
A concessionária orienta os passageiros a chegarem ao aeroporto com antecedência de, no mínimo, duas horas para voos nacionais e três para internacionais, além de reforçar o uso de aplicativos das companhias aéreas para check-in e acompanhamento do status dos voos nos monitores espalhados por todo o terminal.
O passageiro também pode acompanhar o voo via whatsapp. A Erica, assistente virtual da Inframerica, informa o status do voo em conversa pelo sistema. Basta mandar um oi e aceitar os termos de adesão. https://www.bsb.aero/passageiros/erica
A operação especial neste superferiadão contará com reforço nas equipes de atendimento, segurança e limpeza. “Estamos com uma operação integrada para garantir fluidez e conforto durante o feriado. É um período de grande movimentação, e toda a equipe está mobilizada para atender bem os passageiros”, destaca Rogério Coimbra, diretor de Assuntos Corporativos da Inframerica.
Os usuários também podem contar com uma variedade comercial e aguardar o horário do voo com diversas opções gastronômicas e de compras. “Quem esquecer de comprar aquele chocolate para dar de presente, pode encontrar no aeroporto e não chegar no destino sem a lembrança”, lembra Coimbra.

6a edição da Heli XP acontece no Helipark nos dias 14 e 15 de maio

 Único evento de asas rotativas da América Latina, terá a presença de fabricantes de aeronaves, operadores, empresas de manutenção e muito mais

São Paulo, abril de 2025 - A Heli XP, único evento exclusivo de asas rotativas da América Latina, acontece nos dias 14 e 15 de maio (quarta e quinta-feira), no Helipark, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Já na sexta edição, o evento se consolidou como uma plataforma essencial para negócios, networking e atualização profissional no setor de helicópteros, reunindo os principais nomes do mercado, operadores e entusiastas da aviação. 

Para este ano, estão confirmadas empresas como Bell/TAM Aviação Executiva, IAS, 10 Manutenção, Líder Aviação, Sertrading, Southern Cross, PWC, Gualter Helicópteros e Standard Aero. 

“A Heli XP continua a fortalecer sua posição como o principal ponto de encontro da indústria de helicópteros na América Latina, promovendo experiências únicas e oportunidades de negócios para profissionais, empresas e fornecedores de serviços”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events. Segundo o executivo, para esta edição, a novidade é um trabalho diferenciado para que o público presente seja ainda mais qualificado, capaz de gerar mais negócios e interação entre os visitantes e os expositores. 

O Helipark, que recebe o evento desde sua primeira edição, em 2019, é um centro de serviços completo para helicópteros, tem 56 mil metros quadrados de área e oferece operações de pouso e decolagem 24 horas por dia. Durante a Heli XP, parte da pista de 230 metros será destinada à exposição de aeronaves e realização de voos de demonstração e transporte de convidados.

“A Heli XP se tornou indispensável, é a oportunidade de mostrar a força do Brasil no mercado mundial de helicópteros, falar sobre os desafios e perspectivas, promover as empresas e os profissionais, um evento que é do mercado e para o mercado, e do qual nós temos muito orgulho de ter idealizado junto à G2C, afirma Andréia Zwetsch, diretora comercial e de marketing.

Dados do setor

O mercado de asas rotativas no Brasil está em crescimento acelerado, com 129 novas aeronaves registradas em 2024. Em 2023, havia 1.343 aeronaves em operação no país; em 2023, eram 1.448, e, em dezembro de 2024, chegou a 1.544, um aumento de 7,5%. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

Serviço:

Heli XP
14 e 15 de maio
Helipark
Rua Fortunato Grilenzone, 417, Parque Jandaia – Carapicuíba/SP

Mais informações em https://helixp.com.br/

Aeroportos da Aena no Brasil ofertam mais de 830 mil assentos no feriadão

Somando os 17 aeródromos, mais de cinco mil voos estão previstos para o período entre os dias 17 e 22 de abril.

Congonhas, Recife, Maceió, João Pessoa e Campo Grande compõem o ranking dos cinco aeroportos mais movimentados do período.


Com uma oferta de 830.906 assentos entre os dias 17 e 22 de abril, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, se prepara para proporcionar a melhor experiência aos seus passageiros durante o feriadão da Páscoa e de Tiradentes. Entre pousos e decolagens, somando os 17 aeródromos administrados pela concessionária, 5.234 operações estão previstas para o mesmo período.
 
O Aeroporto de Congonhas se destaca com a maior movimentação prevista: 2.816 voos programados para o período e uma oferta de 448.338 assentos. Na capital paulista, a terça-feira (22) será o dia de maior movimento, com 576 operações. Logo em seguida, vem o Recife, com 1.138 voos previstos e um total de 182.194 assentos ofertados nos seis dias.
 
Ainda no Nordeste, Maceió se sobressai no quesito de principais destinos para quem quer descansar. O aeroporto alagoano tem prevista uma movimentação de 300 pousos e decolagens, com uma oferta de 52.208 assentos. João Pessoa e Campo Grande completam o ranking dos cinco aeroportos mais movimentados da rede Aena no Brasil durante o feriadão da Páscoa e de Tiradentes, com 32.648 e 27.616 assentos, respectivamente. 
 
“A Semana Santa é um período que costuma mobilizar todo o país e o recesso emendado de Tiradentes vai contribuir ainda mais para isso. Os aeroportos da Aena estão prontos para atender os passageiros da melhor maneira possível, proporcionando uma experiência de viagem completa e contribuindo para o desenvolvimento do turismo nas regiões”, destaca Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil. 
 
É importante ressaltar que a oferta de assentos leva em consideração a ocupação total das aeronaves e pode, ou não, traduzir-se em número de passageiros.
 
Veja abaixo a previsão de movimentação em cada um dos 17 aeroportos:
 
Período: 17 a 22 de abril
 
Congonhas
 
2.816 voos previstos
 
448.338 assentos ofertados
 
Recife
 
1.138 voos previstos
 
182.194 assentos ofertados
 
Maceió
 
300 voos previstos
 
52.208 assentos ofertados
 
João Pessoa
 
182 voos previstos
 
32.648 assentos ofertados
 
Campo Grande
 
160 voos previstos
 
27.616 assentos ofertados
 
Aracaju 
 
144 voos previstos
 
23.602 assentos ofertados
 
Uberlândia
 
160 voos previstos
 
19.098 assentos ofertados
 
Santarém
 
60 voos previstos
 
9.544 assentos ofertados
 
Marabá
 
52 voos previstos
 
8.630 assentos ofertados
 
Juazeiro do Norte
 
46 voos previstos
 
7.140 assentos ofertados
 
Montes Claros
 
68 voos previstos
 
6.616 assentos ofertados
 
Carajás
 
30 voos previstos
 
4.526 assentos ofertados
 
Campina Grande
 
32 voos previstos
 
3.312 assentos ofertados
  
Uberaba
 
24 voos previstos
 
2.088 assentos ofertados
 
Altamira
 
12 voos previstos
 
2.058 assentos ofertados
 
Corumbá
 
6 voos previstos
 
816 assentos ofertados
 
Ponta Porã
 
4 voos previstos
 
472 assentos ofertados

Aeroporto de Congonhas celebra 89 anos preparado para o futuro

Com investimento de R$ 2,4 bilhões, o segundo aeroporto mais movimentado do país passa por uma grande transformação para oferecer mais conforto aos passageiros e eficiência operacional.

Ícone paulistano, Congonhas é também um motor da economia de São Paulo, com 23 milhões de passageiros por ano e mais de 7.000 funcionários.

Os milhares de passageiros que utilizam sua infraestrutura todos os dias já começam a sentir a transformação do aeroporto, com as primeiras obras.

Até junho de 2028, os investimentos da Aena vão possibilitar a construção de um novo terminal, com mais que o dobro do tamanho atual.


O Aeroporto de Congonhas completa 89 anos neste sábado (12) com muitos motivos para comemorar. O aeroporto da cidade de São Paulo, amado pelos paulistanos, é o segundo mais movimentado do país e o mais importante e estratégico para a malha aérea nacional. O terminal está sob administração da Aena desde outubro de 2023. Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a concessionária já deu início às obras da grande transformação que o aeroporto viverá nos próximos anos.

A Aena está investindo R$ 2,4 bilhões para melhorar, cada vez mais, a experiência do passageiro e a eficiência operacional.

“Congonhas é um símbolo da aviação nacional. Seu impacto vai muito além do transporte aéreo: ele movimenta a economia, gera empregos e conecta milhões de brasileiros. Celebrar seus 89 anos é reconhecer sua história e olhar para o futuro com foco em inovação e excelência”, afirma o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

Verdadeiro ícone paulistano, localizado no coração da capital, Congonhas é também um motor da economia de São Paulo. Cerca de 10% do PIB nacional é gerado em um raio de 15 km no seu entorno. O aeroporto também emprega mais de 7.000 pessoas e conta com cerca de 100 lojas e restaurantes.

O aeródromo opera cerca de 540 voos diários da aviação comercial, interligando 45 destinos brasileiros. Além disso, é o principal hub da aviação executiva do país. Por ano, mais de 23 milhões de passageiros passam por Congonhas – cerca de 63 mil todos os dias.

Os números superlativos não param por aí. Por mês, passageiros que utilizam o terminal fazem mais de 180 mil chamadas para veículos de aplicativos e outras 25 mil corridas de táxi. Pelo estacionamento, passam aproximadamente 51,5 mil carros a cada 30 dias.

O aeroporto também exerce um papel fundamental na área de saúde. Diariamente, diversos órgãos para transplante passam por Congonhas para salvar vidas em todo o país. Aeronaves aeromédicas com pacientes que buscam tratamento na capital paulista são sempre prioridade e recebem atenção especial.

Executivos em viagens de negócios, artistas em trânsito, professores universitários, famílias em férias e tantos outros perfis transitam diariamente por Congonhas, trazendo uma variedade de sotaques brasileiros e estrangeiros. O aeroporto é um reflexo da riqueza cultural e da diversidade que fazem de São Paulo a cidade mais dinâmica do país.

Os milhares de passageiros que utilizam sua infraestrutura todos os dias já começam a sentir a transformação do aeroporto. As mudanças na área de embarque em carros de aplicativos e a criação de um bolsão de espera para os motoristas reduziram em cerca de 50% o trânsito no piso inferior e em 30% no piso térreo.

Do ponto de vista da oferta comercial, as novidades trazem conforto e sofisticação: 75 mil clientes utilizam as salas VIP mensalmente. No início do ano, o terminal passou a contar com um dos maiores lounges destinados a voos domésticos do país, com mais de 1.000 m². Uma nova sala, de mesmo tamanho, está em obras e deve abrir as portas nos próximos meses.

Para proporcionar maior comodidade aos usuários e agilizar o processo de embarque, a área de raio-X foi ampliada, passando de 11 para 16 canais de inspeção. Os primeiros banheiros totalmente reformados já foram entregues e a atualização do sistema de ar-condicionado está em fase final. Nos próximos meses, a sala de embarque remoto irá dobrar de tamanho e a sala principal será ampliada. Uma nova área pick-up para carros de aplicativo no topo do edifício garagem será inaugurada até o fim do ano.

Congonhas também está mais sustentável. Dez ônibus elétricos para o transporte de passageiros circulam na área interna, proporcionando conforto com zero emissões. Toda a energia consumida já é proveniente de fontes renováveis e um novo programa de reciclagem de resíduos foi implementado. A Aena incentiva operações de aeronaves modernas, que geram menos ruído e emissões.

A segurança é outro fator fundamental para o Aeroporto de Congonhas. Com aprimoramentos constantes, o aeródromo é um dos mais seguros do país. Desde 2021, a pista conta com um pavimento especial coberto por uma camada porosa de atrito (CPA). Com três centímetros de espessura e estrutura de furos, a CPA é um revestimento moderno, que permite o escoamento de líquidos de forma mais rápida e eficiente, evitando o acúmulo e a formação de lâminas d’água sobre a superfície do asfalto.

Em março de 2022, foi inaugurado no aeródromo o único EMAS da América Latina, implantado nas duas cabeceiras da pista. Sistema de Contenção com Materiais de Engenharia (do inglês, Engineered Materials Arrestor System – EMAS), esse mecanismo promove a rápida desaceleração de aeronaves em caso de saída do ponto de frenagem, sem causar danos ao avião, tampouco aos passageiros. A instalação do EMAS se deu com a criação de áreas de escapes no final da pista, até então inexistentes. São 72 metros na cabeceira 17R (próxima à Avenida dos Bandeirantes) e 64 metros na cabeceira 35E (próxima ao bairro do Jabaquara).

Unindo conforto, tecnologia, inovação e segurança, o Aeroporto de Congonhas está se preparando para crescer ainda mais. Até junho de 2028, os investimentos da Aena vão possibilitar a construção de um novo terminal, com mais que o dobro do tamanho atual, passando de 40 mil m² para 105 mil m². Os passageiros vão contar com espaços ampliados, conforto e novas ofertas comerciais, em mais de 22 mil m² destinados a lojas e restaurantes, capazes de elevar a experiência dos viajantes ao padrão que a cidade de São Paulo merece. Além disso, 19 novas pontes de embarque, aumento de 30 para 37 pontos de parada e melhor circulação das aeronaves, com 215 mil m² de novos pavimentos, vão proporcionar maior acessibilidade, pontualidade e comodidade no acesso às aeronaves.

Solojet Aviação instala primeiro Active Winglet, da Tamarack, em jato

 Empresa é unidade de instalação certificada; dispositivos ajudam no desempenho, conforto e na economia de combustível

São Paulo, abril de 2025 - A Solojet Aviação anuncia a primeira instalação de winglet da Tamarack em um jato Cessna 525 CitationJet no Brasil. O serviço foi realizado no hangar da empresa em Jundiaí, São Paulo. No ano passado, a empresa anunciou o retorno da parceria com a Tamarack, empresa norte-americana que desenvolve e produz winglets para jatos executivos. Com isso, a Solojet passou a ser uma unidade de instalação certificada. 

Os winglets são comuns em aeronaves da aviação comercial e em parte da executiva. Eles são dispositivos instalados nas pontas das asas que fazem o avião ganhar performance e desempenho, ajudando – e muito – na economia de combustível e no alcance. Um jato com esse equipamento pode economizar até 15% de combustível. Também aumenta a estabilidade, fornecendo um voo mais suave para os passageiros e tripulantes.

“A retomada da parceria vem em boa hora, pois a aviação executiva está vivendo um momento positivo, com alta demanda de voos, e busca constante por melhorias de performance e eficiência”, disse André Bernstein, CEO da Solojet Aviação.

“Estamos incrivelmente animados na parceria com a Solojet nessa primeira instalação. O Brasil está rapidamente se tornando uma das regiões mais importantes para as operações dos jatos Citation, da Cessna, e estamos focados em levar os benefícios de desempenho, carga útil e segurança dos Active Winglets para mais operadores em todo o país”, afirma James Urquhart, diretor de Vendas da Tamarack.

Com um território continental, aeroportos alternativos limitados e um setor agrícola em expansão que depende muito da aviação executiva, o Brasil é um ambiente ideal para as vantagens oferecidas pela tecnologia da Tamarack. Aviões equipados com Active Winglets sobem mais rápido, vão mais longe e transportam mais, exatamente o que os operadores brasileiros precisam para operações confiáveis e eficientes.

Os Active Winglets estão disponíveis para serem instalados em aviões da família Cessna Citation Jet CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+, M2 e M2 Gen2. As peças, certificadas pelas autoridades aeronáuticas norte-americana (FAA) e europeia (EASA), são homologadas também no Brasil e instaladas exclusivamente pela Solojet. A Tamarack já atualizou quase 10% da frota CitationJet em todo o mundo.

Aena Brasil apresenta Plano de Ação Climática para alcançar Carbono Zero até 2040

Aena planeja um investimento de mais de R$ 260 milhões para ações de sustentabilidade nos próximos anos.
Meta é alcançar a neutralidade de carbono em 2035 e atingir o Net Zero em 2040.
Aeroportos de Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande já obtiveram a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation) de Nível 1.
Aeroporto de Congonhas já recebeu as primeiras melhorias, com a aquisição de dez ônibus elétricos, o que reduz em 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil.

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, acaba de lançar seu Plano de Ação Climática (PAC) para os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil. Trata-se de uma iniciativa ambiciosa para reduzir suas emissões de gases e promover a sustentabilidade no setor aeroportuário. A concessionária tem como meta alcançar a neutralidade de carbono em 2035 e atingir o Net Zero em 2040, consolidando seu compromisso com a transição energética e a descarbonização do transporte aéreo.

Para atingir esses objetivos, a Aena planeja um investimento de mais de R$ 260 milhões. A maior parte será destinada à substituição da frota de veículos que operam dentro dos aeroportos por veículos que utilizam energia limpa. Os primeiros investimentos já foram realizados em Congonhas, com a aquisição e início das operações de dez ônibus elétricos. Somente com essa medida, cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente deixarão de ser lançadas na atmosfera por ano, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil.

“O Plano de Ação Climática reflete nosso compromisso com uma operação aeroportuária mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Estamos investindo hoje nas transformações que garantirão um futuro neutro em carbono, contribuindo ativa e efetivamente para a descarbonização do setor aéreo no Brasil”, afirma Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.

A estruturação de um Plano de Ação Climática e os investimentos iniciais na área de sustentabilidade permitiram a obtenção da primeira certificação ACA (Airport Carbon Accreditation) de Nível 1 da Aena no Brasil, nos aeroportos de Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande.

“Valorizamos e celebramos o esforço de nosso parceiro ao integrar-se ao programa Airport Carbon Accreditation, ressaltando a relevância da participação de seis dos principais aeroportos do Nordeste brasileiro, uma região de grande importância econômica e cultural. A certificação dos primeiros aeroportos Aena Brasil pelo ACA como parte do Plano de Ação Climática reforça a aliança entre ACI e a operadora nesta trajetória para levar adiante suas estratégias de longo prazo, o que nos deixa honrados e incentivados a seguir trabalhando juntos por uma aviação mais sustentável”, ressalta Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

O PAC da Aena no Brasil está alinhado à estratégia global do grupo Aena, que lançou em 2021 o Plano de Ação Climática para suas operações na Espanha, com metas de descarbonização progressivas e investimentos em energia renovável, eficiência energética e inovação sustentável. A experiência adquirida no desenvolvimento do projeto europeu tem sido fundamental para estruturar a implementação no Brasil, garantindo maior assertividade e aderência às melhores práticas internacionais.

O Plano de Ação Climáticas para os aeroportos brasileiros da Aena está totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com as metas para o setor estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). O PAC é estruturado em diversas frentes estratégicas:

  • Energia renovável: Implementação de plantas fotovoltaicas e aquisição de energia elétrica certificada (IREC), garantindo que 100% da eletricidade utilizada seja de fontes renováveis até 2027. Além disso, a empresa prevê a modernização de sua infraestrutura para permitir maior eficiência no consumo energético.
  • Eficiência energética e operacional: Ampliação do uso de iluminação LED nos terminais e pátios, instalação de sistemas inteligentes de controle de consumo energético e modernização dos sistemas de climatização. A empresa também investirá na automação de escadas rolantes, esteiras de bagagem e elevadores para otimizar o consumo elétrico.
  • Frota própria sustentável: Eletrificação e hibridização da frota de veículos leves e pesados da Aena Brasil, com a meta de substituir 80% dos veículos até 2035 e 100% até 2040. Até lá, será priorizado o uso de biocombustíveis, como biodiesel e etanol, em todos os veículos. Além disso, a operadora prevê a instalação de pontos de recarga elétrica nos aeroportos para incentivar o uso de veículos elétricos por terceiros.
  • Tratamento de efluentes: Investimentos em Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) e na redução de emissões de gases provenientes do tratamento de resíduos líquidos. Implantação de estação de tratamento de esgoto aeróbico em Recife até 2035 e nos demais aeroportos do Nordeste até 2040.
  • Compensação de emissões: Implementação de projetos de neutralização de emissões remanescentes por meio da compra de créditos de carbono a partir de 2035. Esses créditos serão adquiridos de projetos ambientalmente responsáveis e certificados internacionalmente.

Além dessas iniciativas, a Aena Brasil se compromete a atuar como facilitadora da descarbonização do setor aéreo. Entre as ações previstas nesse âmbito, estão:

  • Aviação sustentável: Desenvolvimento de incentivos para companhias aéreas utilizarem combustíveis sustentáveis (SAF), além de iniciativas para aprimorar a eficiência operacional, como otimização das operações de solo e apoio a melhorias na gestão do tráfego aéreo.
  • Mobilidade: Criação de incentivos para transporte sustentável de passageiros e funcionários, com ampliação da infraestrutura carregamento de veículos elétricos e maior uso de transporte público, além da inclusão de critérios de sustentabilidade nos contratos com locadoras de veículos e empresas de transporte por aplicativo.
  • Gestão de resíduos: Aumento da reciclagem de resíduos sólidos nos aeroportos e implementação de medidas para reduzir o desperdício, incluindo programas de economia circular para reaproveitamento de materiais.
  • Conscientização e governança: Fortalecimento das ações de conscientização sobre mudanças climáticas entre funcionários, passageiros e parceiros, além da estruturação de um Comitê de Sustentabilidade responsável pelo monitoramento contínuo das metas do PAC.

A Aena também participa ativamente do programa Aeroportos Sustentáveis da ANAC, do Pacto pela Sustentabilidade promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos e de fóruns de inovação ambiental, como o PCA – Plano Clima Adaptação e o Conexão SAF.

Aeroporto do Recife inaugura Sala Multissensorial para passageiros neurodivergentes


É a primeira iniciativa deste porte em aeroportos do Nordeste voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras neurodivergências

O espaço oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional

Solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral da Aena Brasil, Joaquín Rodríguez; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; do prefeito do Recife, João Campos, entre outras autoridades

A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos

Na Aena, além do Recife, o Aeroporto de Congonhas também conta com uma sala semelhante, ambas planejadas pela Neurobrinq. Ambientes similares estão em fase de implantação em outros aeroportos


A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, inaugurou nesta sexta-feira (4) a Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife. Quem chega ao espaço percebe de imediato que está entrando em um ambiente acolhedor: luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas iluminadas, almofadas revestidas com tecidos especiais. Todos esses detalhes são pensados para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes e de seus acompanhantes durante as viagens. A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral da Aena Brasil, Joaquín Rodríguez, e do diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti, além de autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o prefeito do Recife, João Campos; e o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca. Alguns deputados também estiveram presentes.

“Estamos sempre empenhados em oferecer os melhores serviços para todos os passageiros, mas esse novo espaço é mais especial. Abrimos as portas de um ambiente inclusivo, capaz de proporcionar uma viagem tranquila a passageiros que, de outro modo, teriam muita dificuldade em usar o transporte aéreo”, ressaltou Joaquín Rodríguez. O local tem 35 metros quadrados e comporta até quatro famílias simultaneamente.

A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos. O ministro Silvio Costa Filho esteve presente na solenidade de abertura.

“A sala multissensorial é um espaço acolhedor, que vai proporcionar bem-estar e conforto aos passageiros com transtorno do espectro autista. Além de oferecer uma melhor experiência e a inclusão desse público no modal aéreo, nós estamos promovendo o debate e a conscientização do tema com a sociedade. Com o apoio das concessionárias e das companhias aéreas, estamos priorizando a criação de novas salas multissensoriais e trabalhando na capacitação de profissionais. Até o final do próximo ano, teremos a inauguração de 20 novas salas pelo país”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

Na rede administrada pela Aena, além do terminal do Recife, o Aeroporto de Congonhas também conta com uma sala voltada para pessoas neurodivergentes. Ambas foram planejadas em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na fabricação de salas multissensoriais. Ambientes similares estão em fase de implantação nos aeroportos de Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campo Grande e Uberlândia. Outros terminais, como Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba, dispõem de espaços reservados para passageiros com TEA e outras neurodivergências – que também serão instaladas em Marabá e Corumbá. O prazo para a finalização dos novos projetos é no próximo mês.

“A implantação das salas multissensoriais mostra que estamos atentos às demandas da sociedade. É uma iniciativa estimulada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, em parceria com as concessionárias que administram os maiores aeroportos do Brasil, para que os passageiros neurodivergentes tenham a oportunidade de viajar de forma confortável e adequada. É um passo importante na humanização do atendimento ao público e que serve de estímulo para que ações semelhantes sejam colocadas em prática em outros ambientes”, pontuou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

ESPAÇO INCLUSIVO
Pessoas neurodivergentes costumam apresentar algum tipo de hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Para elas, situações que parecem rotineiras à maioria dos passageiros são fontes de estresse intenso e podem desencadear crises. Entre esses fatores, estão avisos sonoros, movimentação intensa de pessoas nas salas de embarque, barulho de malas de rodinhas, telas informativas e luzes de maior intensidade.


A sala oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional. “É um espaço que ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar", aponta Greg Marques Pereira, CEO da Neurobrinq.

Cada item do espaço, explica Greg, exerce um papel importante para regular o estresse sensorial do passageiro. Os sons de água corrente, colunas de bolhas, têm efeito relaxante; a iluminação adequada promove tranquilidade; a piscina de bolinhas iluminada oferece uma distração e leva a criança retirar o foco de uma possível angústia relacionada à viagem.

A sala ainda dispõe de um guia sobre como funciona o processo de embarque e três poltronas similares às de uma aeronave. “Autistas necessitam de previsibilidade. Não saber o que vai ocorrer ou o que terão que fazer é para eles motivo de muito estresse. O guia explica passo a passo as etapas do embarque. As três poltronas servem para que os acompanhantes mostrem onde ele vai sentar-se dentro do avião. Tudo isso contribui para uma viagem com menos intercorrências”, destaca Greg.

Durante a solenidade de abertura, também foi lançada a cartilha “Inclusão Dentro e Fora do Avião”, escrita por Aline Campos. A autora destacou que o livro tem um papel relevante na conscientização das pessoas em relação às dificuldades enfrentadas por passageiros neurodivergentes. “Multiplicar a informação é uma importante forma de contribuir para inclusão”, declarou. Em sua fala, o prefeito do Recife, João Campos, observou o valor de espaços inclusivos, ressaltando que esse esforço deve ser coletivo: “Cada um deve fazer a sua parte”, salientou o prefeito. Atuante desta causa, a deputada federal Iza Arruda se disse muito satisfeita com a inauguração da Sala Multissensorial: “Felicidade é haver espaços de acolhimento”.  

A Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife funciona 24 horas, no Embarque Norte, em frente ao portão B12.