Aeroporto Internacional de São Paulo implementa operação para pousos e decolagens simultâneos

Batizado de Projeto Agile GRU, procedimento traz maior eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo


Entrou em operação neste mês de dezembro o procedimento que permite pousos e decolagens de maneira simultânea no Aeroporto Internacional de São Paulo, o Projeto Agile GRU. Chamada de Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais (VMC), o procedimento traz maior eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo e otimiza o trabalho dos controladores e tripulações que operam no aeroporto.

O projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e International Air Transporte Association (IATA), com apoio da Anac.

A implementação é resultado do processo de decisão colaborativa, desenvolvido entre os órgãos, que envolveu etapas como a elaboração de novos procedimentos de navegação aérea, confecção de novas cartas aeronáuticas e a homologação dos procedimentos, com o propósito de aumentar a eficiência das operações do maior aeroporto do país.

De acordo com a área de operações de GRU Airport, desde 2004 estão sendo desenvolvidas medidas para melhoria do fluxo de aeronaves, em estreita coordenação com a infraestrutura aeroportuária, o que pode resultar em menor tempo de espera das aeronaves em voo e em solo, redução de emissão de gases (CO2) e melhoria na pontualidade dos voos.

Treinamento - Para gerenciar as operações segregadas no GRU Airport, 227 controladores de tráfego aéreo passaram por treinamento nos Laboratórios de Simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Ao todo, o treinamento somou mais de 4,8 mil horas de exercícios. Foi utilizado um simulador de torre de controle em 3D para promover maior realidade aos testes. A simulação também foi uma oportunidade para treinar a fraseologia específica utilizada na operação. Todo o simulado foi desenvolvido com base em boas práticas aplicadas em outros países e adaptadas à realidade brasileira.

É estimado que o Agile GRU esteja em funcionamento durante 75% do tempo, justamente a média de tempo em que as condições visuais na região se mantêm ideais para pousos e decolagens. Maior aeroporto do País, GRU Airport é também o mais movimentado da América do Sul, com uma média de 40 milhões de usuários por ano, sendo a principal porta de entrada do Brasil no modal aéreo. Por dia, são cerca de 830 movimentos aéreos, entre pousos e decolagens. GRU Airport serve 92 destinos diferentes, no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.