Mês de julho tem melhor movimento dos últimos anos no Aeroporto de Brasília

Cerca de 1,7 milhão de passageiros utilizaram o terminal brasiliense para embarcar, desembarcar ou se conectar a outras regiões.


O movimento no Aeroporto de Brasília durante o último mês de julho, quando ocorreram as férias de inverno, registrou o fluxo de 1,703 milhão de passageiros, aumento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Este número é o melhor da série histórica para o período desde 2015, quando o terminal contabilizou o recorde histórico de 1,915 milhão de usuários. A movimentação no terminal brasiliense costuma ser maior durante as férias de meio de ano do que no recesso de dezembro.

O mês de julho de 2018 registrou também a melhor marca na operação de aeronaves no terminal da Capital Federal, contabilizando 13.814 pousos e decolagens, aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2017. A quantidade de conexões se mantém estável com 42%, e o Aeroporto de Brasília permanece com um dos maiores centros de conexão do país.

A tendência de crescimento igualmente se verifica quando são comparados os números do acumulado de 2018 com os sete primeiros meses de 2017. De janeiro a julho deste ano, o Aeroporto registrou 10,102 milhões de passageiros, aumento de 5,7% em relação ao ano passado e a movimentação de passageiros para o exterior cresceu 9% neste período. A expectativa é de crescimento também no segundo semestre, principalmente na área internacional com o início dos voos diários da GOL diretos para Miami e Orlando em novembro, oferta estimulada pela redução da alíquota do ICMS sobre o Querosene de Aviação. “A redução do imposto para o combustível de aviação, promovida pelo Governo do Distrito Federal, trouxe mais oportunidades para a atração de novos voos a partir de Brasília”, explica Roberto Luiz, gerente de negócios aéreos da Inframerica, que espera que o terminal movimente até o final deste ano em torno de 18 milhões de passageiros.

A retomada do crescimento levou ao aumento de investimentos e mais conforto para os usuários. “Estamos finalizando a obra de mais uma ponte de embarque e, em breve, os passageiros terão acesso a novas facilidades que devem agilizar os check-ins e os embarques”, explica Roberto. Além disso, o terminal iniciou obras de ampliação da área internacional justamente por conta do aumento esperado de operações com destino ao exterior.

Outro movimento que vem impressionando neste ano é o de cargas. As importações cresceram 32% no primeiro semestre deste ano. “O perfil do nosso terminal de cargas é de importação de produtos farmacêuticos, que após a nacionalização são distribuídas para o mercado interno”, conta o gerente. Entre as novidades nas operações cargueiras do Aeroporto está a aeronave B747-8F, com capacidade para 140 toneladas. A previsão é de 22 operações do cargueiro até o final do ano para a capital federal. A LATAM realiza também voo semanal regular que trazem medicamentos e insumos para fabricação de genéricos destinados ao estado de Goiás, grande polo farmacêutico do centro-oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.