Viracopos recebe 70 toneladas de equipamentos para o show da cantora Lady Gaga

 O Terminal de Carga do aeroporto conta com uma equipe especializada para o processamento de cargas de grande porte


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu entre a noite de segunda-feira e a tarde desta terça-feira (29/04) duas aeronaves com os equipamentos para o show da cantora Lady Gaga, está previsto para acontecer no dia 3 de maio na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 

Mesmo localizado há quase 500 quilômetros de distância da capital carioca, Viracopos foi escolhido para realizar a operação por causa de sua infraestrutura e expertise em processar grandes volumes de carga para megaeventos.

Somadas as cargas dos dois voos, foram desembarcados 41 paletes, totalizando aproximadamente 70 toneladas de equipamentos. Após o desembarque, os equipamentos foram imediatamente liberados pela Alfândega da Receita Federal para o transporte terrestre. Uma terceira aeronave com equipamentos deve ir direto para o Rio de Janeiro.

O Aeroporto de Viracopos conta com uma equipe especializada para o processamento de cargas de grande porte, garantindo segurança e agilidade. O material fica em área controlada, monitorada 24 horas por dia, com vigilância eletrônica e equipe dedicada.



Outros shows

A chegada dos equipamentos reforça o Terminal de Carga de Viracopos como uma das principais portas de entrada para grandes eventos internacionais no Brasil. A equipe do TECA é especializada em processar grandes volumes de carga para megaeventos.

Recentemente, o terminal recebeu equipamentos para os shows de Paul McCartney, Bruno Mars, The Weeknd e Linkin Park. Também foram processados os equipamentos do show da cantora Madonna, além dos equipamentos da cantora Karol G.

Ano passado, Viracopos recebeu os equipamentos de som e iluminação para o Lollapalooza 2024, que contou com bandas como Blink 182, Hozier e Kings of Leon. Em anos anteriores, recebeu equipamentos de bandas como Aerosmith, Bon Jovi e Guns N' Roses.


Sobre o TECA

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 22 edições consecutivas. Em 2024, o Terminal de Carga recebeu novamente as aeronaves cargueiras que trouxeram os carros e todo o material das equipes que disputaram a corrida de Interlagos.

 

*Crédito das fotos: Isabella Assis/Viracopos

Synerjet expõe avião agrícola autônomo durante a Agrishow 2025

 Pelican 2, produzido pela Pyka, é comercializado pela empresa na América Latina e promete revolucionar o setor de aviação agrícola


São Paulo, abril de 2025 -
 A Synerjet Corp., referência em soluções de aviação executiva e para o agronegócio, participará da 29ª edição Agrishow 2025, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que será realizada em Ribeirão Preto (SP) entre os dias 28 de abril e 2 de maio. A empresa exibirá os produtos oferecidos pela sua divisão Agro para a aviação agrícola e também mostrará, em exposição estática, o Pelican 2, maior aeronave agrícola autônoma do mundo e 100% elétrica desenvolvida pela Pyka.

As duas empresas assinaram contrato em janeiro deste ano para que a Synerjet comercialize as aeronaves na América Latina. “Será uma oportunidade para os visitantes da feira conhecerem de perto as qualidades e o potencial que o Pelican 2 pode oferecer ao mercado de aviação agrícola, pois trata-se de um produto que promete revolucionar o setor”, afirma Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.

O portfólio da divisão Agro da empresa tem ainda o Embraer EMB-203 Ipanema, peças de reposição e o Clube Synerjet Agro, programa de fidelidade que proporciona aos assinantes benefícios exclusivos, como preços diferenciados em peças de reposição e vantagens adicionais para otimizar as operações agrícolas. A Synerjet também estará no hangar 8 do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, nos dias 30/4 e 1/5 exibindo o jato Pilatus PC-24 para potenciais clientes e interessados.

Mais sobre a aeronave

O Pelican 2 combina tecnologia avançada de pulverização com design inovador, permitindo que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão e redução de deriva. A aeronave pode transportar até 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias intercambiáveis para garantir operação ininterrupta 24/7 e cobre até 90 hectares por hora a uma taxa de aplicação de 10 litros por hectare. 

A parceria comercial entre Synerjet e Pyka prevê vender até 20 unidades da aeronave ainda este ano e aumentar significativamente esse número, com as primeiras unidades comercializadas sendo entregues a partir de 2026.

A Agrishow registrou público superior a 195 mil pessoas na edição do ano passado, com mais de R$ 13 bilhões em negócios gerados. A expectativa é que a feira continue a impulsionar o agronegócio brasileiro, apresentando soluções tecnológicas e promovendo negócios que fortaleçam o setor.

Sobre a Synerjet Corp.

A Synerjet é uma provedora líder de soluções em aviação, especializada em vendas de aeronaves, suporte técnico e serviços pós-venda em toda a América Latina e no Caribe. Distribuidora exclusiva da Pilatus Aircraft na região, a Synerjet também representa marcas renomadas como Leonardo e atua como revendedora premium da Honeywell, oferecendo um portfólio de aviônicos de alta qualidade. Com forte foco na expansão da aviação na América Latina, a Synerjet opera com presença regional, promove práticas ESG em suas localidades e funciona como um centro único para soluções de mobilidade aérea e terrestre, incluindo Movingjet e Wingcopter.

Mais informações: https://www.synerjet.com 

Dia de celebrar a fotografia de aviação no Spotter Aena do Aeroporto de Uberaba

  • Evento reuniu mais de 20 amantes da aviação para captação de imagens especializadas na movimentação aérea 

  • Spotters tiveram a oportunidade de registrar as fotografias numa área próxima à pista 

  • A data foi escolhida para coincidir com a ExpoZebu, quando a movimentação no aeroporto atinge alguns de seus melhores momentos 


A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, promoveu neste domingo (27) a primeira edição do Spotter Aena no Aeroporto de Uberaba. O evento aconteceu durante o período da ExpoZebu, quando o aeródromo registra uma grande movimentação de aeronaves, e foi totalmente dedicado aos amantes da fotografia especializada em aviação, reunindo mais de 20 participantes, incluindo crianças. Os entusiastas tiveram a oportunidade de acessar o pátio de aeronaves para registrar as imagens bem próximo da pista de pousos e decolagens.

O Spotter Aena ocorreu das 9h às 14h. Os participantes foram recepcionados com um coffee break e uma apresentação de boas-vindas no auditório do aeroporto. Antes da ida ao pátio, eles receberam instruções importantes sobre o acesso à área restrita, um kit de segurança e alguns brindes da concessionária. O grupo contou com todo o suporte da equipe operacional para poder fazer os registros de maneira segura. Além dos cliques, os spotters aproveitaram o momento para interação e troca de experiências.



O evento também foi aberto para os pequenos. Gabriel Bernardes, de 9 anos, não escondeu a felicidade em poder fotografar bem próximo à pista do aeroporto. “Eu gosto muito de aviação. Foi a minha primeira vez participando de um Spotter Day. Poder ver as aeronaves de perto foi uma experiência muito legal e bonita”, contou Gabriel, que esteve no evento acompanhado pelo pai, Glorivan Bernardes de Oliveira.

Independentemente da idade, a paixão é a mesma. Na vida de Guilherme de Almeida Sedassari, o amor pela aviação é de longa data. “Desde criança, eu sempre morei próximo ao aeroporto. É o que me acalma, me deixa bem e me faz esquecer dos problemas”, revelou.

Já Gisele Almeida veio de São Paulo para acompanhar o primeiro Spotter Aena. “É uma oportunidade maravilhosa. A gente ama eventos como esse. Estou muito feliz de estar no primeiro, tenho certeza de que vou estar em vários, principalmente na minha casa, em Congonhas. Já estou ansiosa”, disse.




Para o diretor do Aeroporto de Uberaba, Guilherme Zapola, o Spotter Aena teve uma enorme importância para fortalecer e estreitar ainda mais a relação do aeródromo com os amantes da aviação. “Foi um evento muito aguardado não só pelos spotters, mas também por todos do aeroporto. O entusiasmo de quem participou chamou atenção e nos trouxe uma imensa satisfação. Já estamos pensando na próxima edição”, destacou Zapola.

A data do primeiro Spotter Aena foi escolhida para coincidir com o período da ExpoZebu, quando a movimentação no Aeroporto de Uberaba atinge alguns de seus melhores momentos. Entre os dias 25 de abril e 3 de maio, a expectativa é que o terminal receba cerca de 200 operações, entre aviação comercial e geral, podendo contabilizar 70 aeronaves em solo ao mesmo tempo.

Airbus planeja simulador dos helicópteros H160 e H175 para 2028 no Brasil

 São Paulo, 24 de abril de 2025 - A Airbus assumiu o compromisso de disponibilizar em 2028 um simulador de voo completo dos helicópteros H160 e H175 para treinamento no Brasil. O simulador atenderá as necessidades de treinamento do crescente setor de energia na América Latina, demonstrando o compromisso da Airbus com a proximidade do cliente e a segurança da aviação.

O simulador de voo completo do H160/H175 terá réplicas em tamanho real dos cockpits dos dois modelos de helicópteros e será qualificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O equipamento terá recursos de treinamento de nível D, o mais alto para a certificação de um simulador, e ambos cockpits do simulador contarão com a versão mais recente do Helionix, em conformidade com os sistemas aviônicos dos dois helicópteros. O simulador também incluirá pacotes de dados OEM (Dados Originais do Fabricante), que fornecem a reprodução mais precisa do comportamento de um helicóptero, aumentando a prontidão do piloto e a segurança operacional.

"Nossos clientes falaram e nós ouvimos. Estamos extremamente orgulhosos de reforçar nosso compromisso com o Brasil e a região da América Latina com um simulador de voo completo do H160/H175, proporcionando recursos de treinamento aprimorados, mais perto de casa. Ao ficarmos próximos dos clientes, não estamos apenas apoiando suas necessidades operacionais e ajudando a impulsionar suas trajetórias de crescimento, mas também fortalecendo a segurança da aviação em toda a região. Esse investimento também ressalta o forte compromisso da Airbus de continuar investindo em nossas capacidades e de impulsionar o crescimento no Brasil", disse Alberto Duek, presidente da Helibras, a fabricante de helicópteros brasileira que pertence ao Grupo Airbus.

O Brasil já conta com um Centro de Treinamento com simulador da Airbus Helicopters e da Helibras, localizada no Rio de Janeiro desde 2015. Até o momento, esse Centro de Treinamento já ofereceu cerca de 7.500 horas de simulação a quase 600 alunos. A adição do simulador H160/H175 no Brasil multiplicará a capacidade na região, consolidando-a como um importante hub de treinamento na América Latina.

Na próxima década, espera-se que a demanda por helicópteros médios no setor de energia ultrapasse 40 unidades somente na América Latina, dobrando o número de helicópteros médios atualmente na região. Enquanto isso, o primeiro simulador de voo completo H160 da América do Norte deverá entrar em serviço em 2026 em Grand Prairie, Texas, aumentando a disponibilidade de treinamento na região. A Airbus está atualmente explorando opções para implantar futuros H160 FFS em outras áreas de crescimento, como Ásia e Austrália.

@AirbusHeli #MakingMissionsPossible 

Aeroporto de Brasília promove ação para passageiros e distribui brindes em Raspadinhas de Páscoa

 Quem passar pelo terminal brasiliense nesta quinta-feira (17) ganhará diversos brindes ofertados pelos estabelecimentos comerciais do terminal

Brasília, 17 de abril de 2025 – O Aeroporto de Brasília, em parceria com os estabelecimentos comerciais do terminal aéreo, está promovendo uma ação especial de Páscoa nesta quinta-feira, 17 de abril, véspera de feriado de Corpus Christi, Páscoa, Tiradentes e Aniversário de Brasília. Quem embarcar ou desembarcar por aqui hoje, poderá retirar com os funcionários vestidos com orelhinhas de coelho, Raspadinhas de Páscoa contendo brindes diversos ofertados pelas lojas do aeroporto.
Os presentes são variados, desde opções de chocolate como esfiha de chocolate do Habib’s, trufas de chocolate da Kopenhagen, sundae do McDonalds, bomba de chocolate da Benjamin Padaria, cookie do Subway e capuccino no Starbucks, até comidas diversas como hamburguer no Friday’s, cachorro-quente no Hot Dog Club, cerveja especial no Vila Cinco, pão de queijo na Casa do Pão de Queijo, entre outros.
A promoção é válida somente hoje. Basta revelar a raspadinha e entregá-la no estabelecimento comercial participante para ganhar o brinde.
Lojas participantes
Os estabelecimentos participantes da ação de Raspadinha de Páscoa são: Benjamin Padaria, BioMundo, Café Rancheiro, Casa Bauducco, Casa do Pão de Queijo, Dunkin Donuts, Fini, Giraffas, Habibs, Heineken, Hot Dog Club, Kopenhagen, McDonalds, McDonalds, My Mini Cake, My Mini Cake, Nescafé, Panificadora Vitória, Parrilla Burger, Pizza Hut, Starbucks, Sterna Café, Subway, TGI Fridays, Vila Cinco e Yogoberry.
Movimentação no feriado
Entre os dias 16 e 22 de abril, o Aeroporto de Brasília espera receber cerca de 285 mil passageiros passando pelo terminal aéreo.
Serão mais de 2 mil voos, incluindo 19 extras. Os destinos nacionais mais procurados são São Paulo, Rio, BH, Recife e Salvador.
O movimento internacional também promete, com 103 voos previstos e cerca de 16 mil pessoas viajando para destinos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Lisboa, entre outros.
O dia de maior fluxo deverá ser justamente hoje, quinta-feira (17), com estimativa de 45 mil passageiros. Os horários mais movimentados costumam ser das 7h às 10h e das 19h às 22h.