Primeiro Spotter Aena em Congonhas reúne cerca de 100 amantes da fotografia de aviação

 

  • Participantes foram selecionados entre os mais de 400 inscritos, pela ordem do credenciamento     

  • Durante o período do evento, spotters puderam registrar mais de 200 operações de pousos e decolagens  

  • Concessionária já planeja a segunda edição do Spotter Aena em São Paulo, devido ao sucesso da iniciativa  

Cerca de 100 fotógrafos amadores e profissionais estiveram reunidos, no último sábado (28), no Aeroporto de Congonhas, para o primeiro Spotter Aena realizado na capital paulista. Promovido pela maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, que administra o aeródromo paulistano, o evento contou com participantes que viajaram de diversas cidades brasileiras para presenciar esse momento especial.  

O dia começou bem cedo. Os participantes começaram a chegar ainda na madrugada, antes mesmo das 5h. Quando as operações de Congonhas tiveram início, às 6h, todos já estavam posicionados e com as câmeras a postos para o intenso vai e vem de pousos e decolagens. Foram seis horas de contemplação de aeronaves e milhares de cliques.  

O primeiro ponto de observação foi organizado na cobertura do Pavilhão de Autoridades. Antes mesmo de o Sol nascer, os spotters puderam registrar imagens de aviões com pinturas especiais, como o Pateta e a bandeira do Brasil, ambos da Azul. A maior parte do evento ocorreu em uma área especialmente preparada, ao lado da Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Congonhas. Com vista privilegiada para a pista, os spotters puderam registrar diversas movimentações da aviação comercial e executiva. Durante o período, foram mais de 200 pousos e decolagens.  

Os fotógrafos ainda puderam visitar a área inferior do único EMAS da América Latina, num momento mais do que aguardado para os aficcionados pelo setor aéreo. O EMAS é um sistema de contenção com materiais de engenharia (do inglês Engineered Materials Arrestor System), mecanismo que promove a rápida desaceleração de aeronaves em caso de saída do ponto de frenagem. Por fim, o Spotter Aena retornou para a cobertura do Pavilhão de Autoridades, local que rendeu lindas imagens dos pousos e decolagens. 

“Foi um dia de abrir as portas do nosso querido Aeroporto de Congonhas para quem mais ama registrar cada detalhe da aviação: os spotters. Ver a alegria e o brilho nos olhos desses convidados foi incrível. O sucesso foi tão grande, que já deixamos aqui o nosso compromisso: em breve teremos o segundo Spotter Aena”, celebrou Kleber Meira, diretor do Aeroporto de Congonhas.  

“O Spotter Aena estava sendo planejado desde que assumimos a gestão do aeródromo, em outubro de 2023. Estamos elevando o conceito de aeroporto, que busca integrar toda uma gama de entusiastas e apaixonados por aviação”, afirmou Tiago Dantas, gerente de operações de Congonhas.  

A realização do Spotter Aena também foi comemorada pelos participantes do evento. “Eu gostei particularmente de todo cuidado que a equipe teve com a gente, todo o preparo do local, das escolhas dos pontos de observação com relação à luz, com relação à posição da pista. Eles cuidaram muito bem de tudo. Isso foi muito importante,” comentou William Padula.  

“Desde a recepção, percebemos a preocupação com a movimentação das aeronaves, que durou todo o dia. A equipe de Congonhas pensou em muitos detalhes, nas pinturas diferentes dos aviões, no melhor posicionamento para a gente fotografar, tudo foi muito especial”, celebrou Guilherme Jun Fujitaki.  

“Estamos acostumados com alguns aeroportos chamarem menos gente, mas aqui ficou legal mesmo com mais de 100 pessoas. Notamos tudo muito organizado e com um briefing bem bacana. As equipes da Aena foram muito simpáticas e atenciosas. Estão de parabéns,” elogiou Fernando Garcia.  

Programa ambiental vai medir poluentes emitidos por veículos de serviço de solo em GRU Airport

 Objetivo da iniciativa é medir o índice e qualidade da fumaça que sai dos escapamentos da frota movida a diesel. Segmento de ground handling trabalha pela modernização da frota


São Paulo, junho de 2025 - A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) firmou uma parceria com a Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) para avaliar a quantidade de poluentes emitidos pelos caminhões, ônibus, tratores e demais equipamentos das empresas de serviços de solo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport). A iniciativa faz parte do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado pela Fetcesp. A primeira visita ao aeroporto aconteceu na semana passada (27/05), para que fosse verificada a compatibilidade dos softwares com os equipamentos usados pelas empresas. 

A associação convidou as empresas de ground handling Proair, WFS-Orbital, dnata, Swissport, Universal Aviation e Tristar, que atuam no aeroporto, a participarem do projeto, sem custo algum para elas. Os resultados das coletas, no entanto, serão confidenciais, enviados individualmente a cada empresa e acompanhados pelo Fetcesp.

“É uma iniciativa que existe há bastante tempo, mas é inédita no setor aeronáutico. Acredito que será de grande importância conhecer os níveis de poluentes das empresas de serviço de solo e, a partir deles, fazer ajustes e melhorias para colaborar com a preservação do meio ambiente”, afirma Ricardo Aparecido Miguel, diretor-presidente da Abesata. O executivo lembra que o segmento de ground handling trava uma enorme batalha hoje para obter financiamento e garantir a renovação da frota usada nos principais aeroportos, a ideia é trocar veículos antigos e movidos a combustíveis fósseis por uma frota eletrificada. A questão passa inclusive pela segurança jurídica dos contratos entre empresas em solo e companhias aéreas. 

O Despoluir existe desde 2007 e é o maior programa ambiental da iniciativa privada do país, tendo como objetivo a eficiência energética, a redução da emissão de poluentes e a melhoria da qualidade do ar mediante a regularização ambiental de veículos movidos a diesel. É realizado nas próprias empresas participantes, onde são realizados testes de opacidade nos veículos e indicando uma melhor solução para a redução das emissões de poluentes.



O Despoluir, que é credenciado à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Quando for o caso, o projeto oferece às empresas parceiras a possibilidade de redução de 70% do valor da multa por emissão de fumaça em excesso mediante a comprovação da manutenção do veículo e redução dos índices de emissão de poluentes conforme o estabelecido pela legislação. As empresas que atingem os níveis ideais são reconhecidas com o PremiAR – Transportando um Mundo Verde, reconhecimento à empresa por parte da Fetcesp.

Mais informações em https://www.abesata.org/br/

Aena celebra início das obras de modernização dos seus Aeroportos em Mato Grosso do Sul e inaugura Sala Multissensorial em Campo Grande

 

  • Investimento amplia capacidade e infraestrutura dos Aeroportos Internacionais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã

  • Aeródromo da capital sul-mato-grossense ganhará três pontes de embarque e novo pavimento no terminal de passageiros

  • Ponta Porã e Corumbá terão terminais ampliados, pátios modernizados e melhor eficiência operacional

  • Cerimônia reuniu executivos da Aena no Brasil, ministros, governador, prefeitos e lideranças da aviação civil brasileira

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, realizou, nesta terça-feira (17), uma cerimônia comemorativa para marcar o início das obras de ampliação e modernização dos Aeroportos Internacionais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. O evento também celebrou a inauguração da Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional de Campo Grande, espaço dedicado ao acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus; do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; e do diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto Honorato, entre outras autoridades. 

“Estamos construindo aeroportos mais modernos, acessíveis e preparados para o futuro. Essa transformação reforça o compromisso da Aena com a qualidade dos serviços e o desenvolvimento das regiões onde atua”, afirmou Santiago Yus.

As obras, que já foram iniciadas, fazem parte da Fase 1B do contrato de concessão e deverão ser concluídas até junho de 2026. O consórcio responsável pela execução dos trabalhos é formado pelas construtoras Construcap e Copasa.

Entre as melhorias previstas para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, estão a construção de um novo pavimento no terminal de passageiros, com a instalação de três pontes de embarque (fingers). Com isso, a capacidade do aeroporto passará para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior que a atual). 

Para Ponta Porã, as obras estruturais vão triplicar a área do terminal de passageiros, que passará de 800 m² para 2.600 m². Já em Corumbá, o crescimento será dos atuais 1.950 m² para 2.850 m². Em ambos, a capacidade será de 100 mil embarques e desembarques por ano, ao final das obras. 

A expansão dos aeroportos de Mato Grosso do Sul representa um marco importante para a mobilidade regional e nacional, promovendo integração, turismo e desenvolvimento econômico para o estado e para toda a região Centro-Oeste do Brasil.

Sala Multissensorial

Durante a cerimônia, também foi inaugurada a nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Localizado na sala de embarque, o novo espaço para acolhimento de pessoas neurodivergentes foi desenvolvido para promover a inclusão. Com área de 15,6 m², tem capacidade para até seis pessoas simultaneamente e conta com fibras óticas sensoriais, painéis interativos, projetores de estrelas e nuvens cromáticas no teto, além de assentos de aeronaves para simulação do uso de cintos de segurança.

Sala Multissensorial do Aeroporto de Campo Grande foi inaugurada durante a cerimônia
F
oto: Duda Meaurio/Divulgação

Além de Campo Grande, os Aeroportos do Recife e de Congonhas contam com ambientes semelhantes. Outras salas multissensoriais também estão em fase de implantação nos aeroportos de Maceió, João Pessoa, Aracaju e Uberlândia. Já terminais como Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba dispõem de espaços reservados para passageiros com TEA e outras neurodivergências, que também serão instalados em Marabá e Corumbá.

Melhorias previstas por aeroporto:

Aeroporto Internacional de Campo Grande

  • Ampliação do terminal de passageiros de 10.000 m² para 12.000 m²

  • Construção de novo pavimento no terminal

  • Instalação de três pontes de embarque

  • Nova área para o parque de abastecimento de aeronaves (mobilização após a fase 1B)

  • Pátio com 11 posições para estacionamento de aeronaves comerciais 

  • Aumento da capacidade para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior)

  • Check-in com 20 posições 

  • Sala de embarque com 7 portões e 1.830 m²

  • Infraestrutura para receber voos internacionais

Aeroporto Internacional de Ponta Porã

  • Ampliação do terminal de passageiros de 800 m² para 2.600 m²

  • Sala de embarque com 2 portões e 350 m²

  • Check-in com 8 posições

  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

  • Pátio com 3 posições para estacionamento de aeronaves

  • Aumento da capacidade para 100 mil passageiros por ano (70% maior)

  • Novo estacionamento de veículos 

Aeroporto Internacional de Corumbá

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1.950 m² para 2.850 m²

  • Sala de embarque com 2 portões e 350 m²

  • Check-in com 6 posições

  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

  • Pátio com 4 posições para estacionamento de aeronaves

  • Aumento da capacidade para 100 mil passageiros por ano (100% maior)

  • Instalação de PAPI na cabeceira 09 

  • Superfície da área pública será duplicada

Viracopos lança solução online com localização em tempo real e acesso a serviços do terminal

 Ferramenta digital reforça o compromisso do aeroporto com a inovação e a excelência na experiência do cliente


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), lançou uma nova solução online e mobile para facilitar a jornada dos passageiros, oferecendo a localização em tempo real no Terminal de Passageiros, além de acesso a informações e serviços diretamente no smartphone.


A ferramenta foi desenvolvida para tornar a experiência dos viajantes mais prática, fluida e confortável. Com ela, é possível navegar pelo aeroporto com precisão, encontrar portões de embarque, balcões de check-in, esteiras de bagagem, banheiros, lojas, restaurantes, salas VIP, serviços bancários, balcão de informações e demais pontos de interesse.


O passageiro poderá acessar o serviço apontando seu celular para as placas com o QR Code, que estarão disponibilizadas pelo Terminal de Passageiros.

A consulta pode ser feita por meio do QR Code disponível nos painéis de voo, do link da bio das redes sociais do aeroporto e no site de Viracopos (www.viracopos.com). Outros pontos de acesso serão disponibilizados ao longo do terminal de passageiros.  


Entre os principais recursos estão:

  • Localização em tempo real: o passageiro pode visualizar sua posição no terminal e seguir rotas até o destino desejado.
  • Gestão de tempo: a solução informa o tempo estimado até o portão de embarque, ajudando o viajante a aproveitar melhor o período antes do embarque.
  • Mapa interativo: permite explorar todas as opções de serviços e comércios disponíveis no aeroporto, além de acessar promoções exclusivas dos lojistas.
  • Integração com o Zenfly: além de consultar informações sobre voos via WhatsApp, o passageiro agora recebe também as orientações do caminho até o portão de embarque diretamente na plataforma.

"Estamos entusiasmados em lançar uma solução que realmente atende a uma necessidade fundamental dos passageiros para se localizar no terminal", disse o diretor de Operações, Marco Beme. "A tecnologia visa tornar a jornada no aeroporto mais fluida, agradável e produtiva. Queremos que os viajantes se sintam no controle, aproveitando ao máximo as facilidades que o aeroporto oferece enquanto aguardam seus voos", completou.


A iniciativa reforça o compromisso de Viracopos com a inovação, consolidando o aeroporto como referência nacional em oferecer soluções tecnológicas que priorizam a comodidade e a satisfação dos seus clientes.


Melhor do Brasil

No mês passado, o Aeroporto de Viracopos foi eleito o Melhor Aeroporto do Brasil na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta foi a quinta vez que Viracopos conquistou o título anual, sendo que nas duas primeiras vezes o aeroporto ganhou na categoria geral.


O anúncio do prêmio "Aviação +Brasil 2025” foi realizado no dia 27 de maio, em Brasília (DF), na presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Viracopos já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2019, 2020, 2022, 2023 e, agora, em 2025. As premiações são sempre referentes ao ano anterior.


As duas primeiras premiações anuais conquistadas pelo Aeroporto de Viracopos foram na Categoria Geral (2019 e 2020) e, as três últimas (2022, 2023 e 2025), na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos