Viracopos amplia oferta de voos com retorno da Latam ao terminal de passageiros

 A partir desta sexta-feira (01/08), serão 21 frequências semanais na rota Campinas-Brasília

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passa a operar novamente voos de passageiros da Latam Airlines a partir desta sexta-feira (01/08). Serão 21 frequências semanais na rota Campinas-Brasília.

 

A nova frequência será operada em aeronaves da família Airbus A320 (que contempla os modelos A319, A320 e A321), com capacidade para até 214 passageiros. As operações da companhia aérea estavam suspensas em Viracopos desde 2020, quando a empresa alegou queda da demanda devido à pandemia da Covid-19.

 

Os voos partirão de Campinas para Brasília às 5h45 (LA3237), 11h45 (LA3281) e 16h20 (LA3323), com chegada prevista na capital aproximadamente 1h30 depois da decolagem.

No sentido Brasília para Campinas, os horários são: 9h25 (LA3280), 14h00 (LA3322) e um voo noturno com variações conforme o dia da semana, partindo entre 21h00 e 21h45 (LA3238).

 

A frequência diária está prevista para todos os voos, exceto o LA3238, que será operado em horários distintos dependendo do dia da semana: às 21h00 (segundas e terças), 21h25 (quartas e sextas), 21h35 (domingos) e 21h45 (quintas e sábados).

 

Alta de passageiros

A retomada da Latam em Viracopos acontece no momento em que o aeroporto vem registrando altas seguidas de movimentação de passageiros. A expectativa é de que o terminal de Campinas atinja o recorde histórico em 2025, chegando a 13 milhões de passageiros embarcando ou desembarcando no ano.

 

Viracopos registrou alta de 6,52% na movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2025, com 6,2 milhões de pessoas ante 5,8 milhões no mesmo período do ano passado.

 

Viracopos

Em maio deste ano, Viracopos foi eleito Melhor Aeroporto do Brasil na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta foi a quinta vez que Viracopos conquistou o título anual, sendo que nas duas primeiras vezes o aeroporto ganhou na categoria geral.

 

O aeroporto já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2019, 2020, 2022, 2023 e, agora, em 2025. As premiações são sempre referentes ao ano anterior.

 

As duas primeiras premiações anuais conquistadas pelo Aeroporto de Viracopos foram na Categoria Geral (2019 e 2020) e, as três últimas (2022, 2023 e 2025), na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano.

Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025: 3 mil atletas vão correr na pista do Aeroporto de Brasília neste sábado (2)

 Evento com provas de 7 km, 14 km e 21 km, promete uma experiência única sob o pôr do sol do Cerrado na pista de pousos e decolagens do terminal brasiliense


Superação, emoção e diversão com lotação completa. A Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 acontece neste sábado (2), no Aeroporto de Brasília. Ao todo, 3 mil atletas participam das provas de 7 km, 14 km e 21 km, com percursos 100% realizados na pista de pousos e decolagens do terminal brasiliense. As corridas serão ao entardecer, sob o pôr do sol do Cerrado. 
Esta será a 4ª edição da corrida no aeroporto da capital federal. O evento se consolida desde 2019 como um dos mais aguardados do calendário esportivo do Distrito Federal. O sucesso da edição passada se repete: a Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 terá 3 mil atletas, o número máximo de participantes alcançado em função do limite técnico e da alta procura.
A Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 promete uma experiência inesquecível aos corredores, mas também a familiares e amigos que forem assistir a competição. A partir das 16h, a arena temática será aberta aos participantes com diversas atrações. O local contará com ativações de parceiros, espaços instagramáveis, aeronaves expostas e uma apresentação aérea especial.
Às 16h45 será dada a largada. Para garantir a segurança e visibilidade, o uso de lanterna, inclusa no kit-atleta, é obrigatório. Ao final, todos os corredores que cruzarem a linha de chegada recebem medalhas, e os seis primeiros colocados feminino e masculino subirão ao palco para receberam troféu.
A Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 conta com estacionamento gratuito limitado no local da corrida, mas atletas também poderão utilizar gratuitamente as vagas disponíveis no estacionamento do Bolsão B do Aeroporto de Brasília, das 15h às 23h59.
A partir das 18h, uma das grandes atrações da Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 é a Flying Party, um evento de encerramento da corrida que vai acontecer na Praça Pick Up, um complexo de mobilidade com lanchonetes e restaurantes, em frente ao terminal aéreo. A festa contará com muita animação no pós-prova dos corredores, com DJ, show com a Banda KaipraK a partir das 19h30, e descontos nas lojas como Chicago Prime, Living HNK, Pizzaria Dom Bosco, My Mini Market, Biomundo, AeroBSB Store + Verdurão, entre outros. O estacionamento do Bolsão B do aeroporto seguirá gratuito para os atletas até 23h59.
“A Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 é uma experiência única no Brasil. Correr na pista de pouso e decolagem de um aeroporto, ao pôr do sol, transforma a prova em algo realmente inesquecível. Mas este é um evento que vai muito além da corrida. Começa com uma entrega de kits cheia de ativações e culmina com a Flying Party, uma celebração animada para todos os participantes. Cada detalhe foi pensado para proporcionar uma vivência esportiva diferenciada, segura e divertida, que só quem participa consegue entender a grandiosidade”, afirma Matheus Vianna, diretor-executivo da Nosotros Live Marketing, uma das realizadoras do evento.
A realização do evento não impacta a operação do Aeroporto de Brasília. O terminal brasiliense possui duas pistas e, durante o evento, a outra pista atenderá pousos e decolagens normalmente. A Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 é um evento esportivo especial, muito diferente dentro do segmento da corrida de rua. Por isso, há algumas recomendações específicas aos participantes, como descarte correto de lixo.

Retirada de kit
A programação oficial da Flying Run CAIXA Sunset BSB 2025 começa nesta quinta-feira (31) com o início da entrega de kits. Este ano, a retirada acontece no estande do Partage Shopping (Aeroporto lote 05 - Lago Sul, Brasília - DF), localizado na via marginal para quem está indo ao aeroporto, antes do hotel Ibis Style.
Na quinta e sexta-feira (1º), o espaço atende os atletas das 9h às 20h, enquanto no sábado (2), dia da corrida, será das 9h às 12h. A retirada de kit na área do futuro e mais novo shopping da capital federal terá ativações de parceiros do evento. 
A Flying Run Sunset CAIXA BSB 2025 tem patrocínio CAIXA e Governo Federal, e é uma realização do Aeroporto de Brasília, por meio da Inframerica, e Nosotros Live Marketing, com o apoio institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ação social: doações para o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO)
O CASO é um projeto social de Sobradinho (DF) criado pelo atleta olímpico brasiliense de marcha atlética, Caio Bonfim, que transforma vidas por meio do esporte. Desde 1990, atua na formação de atletas e cidadãos, oferecendo oportunidades para crianças, jovens e adultos crescerem dentro e fora das pistas.
Durante a retirada dos kits ou na arena da Flying Run, atletas poderão realizar doações que serão entregues ao projeto!
 
Estamos arrecadando:
• Roupas esportivas
• Tênis em bom estado de conservação
• Materiais escolares
• Alimentos não perecíveis
 
Saiba mais escaneando o QR Code: https://casoatletismo.com.br/

Na semana da LABACE, Solojet leva winglets da Tamarack para o Campo de Marte

 Solução promete até 15% de economia de combustível e maior conforto em voos executivos

A Solojet Aviação, oficina autorizada oficial no Brasil da Tamarack Aerospace Group e referência em aviação executiva no país, levará, na semana da LABACE 2025, os Active Winglets para o Campo de Marte, em São Paulo. A empresa receberá clientes e convidados em um hangar exclusivo, localizado no setor E do aeroporto (Av. Santos Dumont, 1979 - Setor E - Lote 13, Santana), onde apresentará sua inovadora solução de winglets, já testada com sucesso em aeronaves da família Cessna Citation 525. Essa tecnologia revoluciona o desempenho de jatos executivos, oferecendo benefícios como economia de combustível e maior conforto em voo.

A tecnologia Active Winglets da Tamarack, certificada pelas autoridades aeronáuticas norte-americana (FAA), europeia (EASA) e homologada no Brasil, é instalada exclusivamente pela Solojet em modelos da família Cessna - CESSNA CITATION 525, sendo CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+, M2 e M2 Gen2. São dispositivos instalados nas extremidades das asas e são amplamente utilizados na aviação comercial e em parte da aviação executiva. Eles otimizam a performance das aeronaves, proporcionando benefícios como economia de até 15% no consumo de combustível, maior alcance e estabilidade aprimorada, resultando em voos mais suaves para passageiros e tripulantes.

No hangar que a Solojet reservou durante a LABACE, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto os winglets instalados em um CitationJet 525. Apenas durante a semana da LABACE, os interessados poderão adquirir essa tecnologia com condições de preço especiais.

Vantagens dos Active Winglets para o mercado brasileiro

Com um território continental, aeroportos alternativos limitados e um setor agrícola em expansão que depende fortemente da aviação executiva, o Brasil é um ambiente ideal para os benefícios oferecidos pela tecnologia da Tamarack. Aeronaves equipadas com Active Winglets apresentam maior razão de subida, maior autonomia, e aumento do peso máximo de decolagem, atendendo às necessidades dos operadores brasileiros por operações seguras. A tecnologia já modernizou quase 10% da frota global da família CITATION 525, demonstrando sua eficácia e confiabilidade.

Família CITATION 525: Citation Jet, CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+

Solojet Aviação expande operação na Bahia

Em fevereiro de 2025, a Solojet inaugurou um hangar de 1.500 m² no Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia, polo agropecuário conhecido como “a capital do agronegócio do oeste baiano”. A região, com alta demanda por aviação de negócios, beneficia-se dos serviços de manutenção para turboélices e jatos, além do programa Solojet Shares. A empresa é homologada para modelos como Beechcraft / King Air C90 SERIES (C90, C90A, C90GT, C90GT, E90, F90), 200, B200, 200GT, B300, 200 B200, 200gt, e B300; Cessna 500/550, 525 A/B, 560XL, 650 e 750, Hawker Beechjet 400 A/XP e 4000, e Learjet 40/45/70 e 75.

“É uma aposta na aviação executiva brasileira, levando manutenção de qualidade para uma região carente de infraestrutura”, ressalta Cláudio Bernstein, COO da Solojet.

Solojet Shares: Compartilhamento de aeronaves com o Cessna Citation X e Hawker 400XP

A Solojet também destaca seu programa de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, que agora inclui o Cessna Citation X. A empresa comercializa cotas de propriedade compartilhada para esse jato, que pode transportar até 8 passageiros, atinge velocidades de aproximadamente 1.120 km/h (Mach 0.92) e possui um alcance de até 5 mil quilômetros, com teto máximo de 51 mil pés (15.500 metros). Além do Citation X, a Solojet oferece cotas para o Hawker 400XP, com quatro jatos desse modelo em sua frota.

A modalidade de propriedade compartilhada, autorizada no Brasil desde 2020, tem atraído cada vez mais clientes que buscam uma alternativa prática e econômica à posse integral de uma aeronave. “A propriedade compartilhada é muito vantajosa, sobretudo para reduzir custos com fretamento. É ideal para empresas que necessitam de transporte aéreo, mas não tem demanda suficiente para possuir uma aeronave exclusiva”, completa Bernstein.

Serviço

Data: 5 a 7 de agosto de 2025

Local: Av. Santos Dumont, 1979 - Setor E - Lote 13, Santana

No Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, Aeroporto de Brasília realiza ação de conscientização para passageiros e funcionários

 Campanha destaca a importância do olhar atento e da atuação conjunta.

 Nesta quarta-feira (30), Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, promoveu uma ação especial de conscientização no terminal aéreo brasiliense, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e a Organização Internacional para Migrações (OIM).
A atividade foi realizada das 6h às 11h, em frente ao embarque doméstico, e teve como foco orientar passageiros sobre os riscos e sinais do tráfico humano. As abordagens foram conduzidas pela Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante (Getpam) da Sejus-DF que conversou com passageiros e distribuiu materiais informativos sobre a campanha Coração Azul, iniciativa global de combate a esse tipo de crime, e gibis da Turma da Mônica e da Turma da Mônica Jovem que tratam sobre o tema de forma lúdica e acessível.
Além da realização da ação no saguão do terminal, as equipes de atendimento ao público do aeroporto passaram por capacitações específicas para reconhecer comportamentos suspeitos e agir de forma adequada, acionando os canais competentes. Durante o treinamento, os funcionários foram orientados a observar sinais como medo excessivo, ansiedade, submissão, ferimentos visíveis, sinais de abuso ou negligência, cansaço extremo, vestimentas inadequadas ao clima e pouca bagagem em viagens longas. Também foram ensinados a fazer perguntas simples, como o destino final da viagem, tipo de trabalho que será exercido e quem receberá a pessoa no local de chegada, já que muitos não sabem para onde vão, e estes aspectos muitas vezes desconhecidos por vítimas em situação de tráfico podem ser identificados por meio da conversa.
O enfrentamento ao tráfico de pessoas faz parte das diretrizes permanentes de segurança e responsabilidade social do terminal. Todos os profissionais credenciados que atuam no aeroporto realizam cursos obrigatórios de segurança, que incluem módulos sobre identificação de situações atípicas, incluindo o tráfico de pessoas.
A colaboração dos passageiros também é fundamental. Situações que envolvam pessoas visivelmente desconfortáveis, sem documentos próprios ou que evitem contato visual devem ser comunicadas aos funcionários do aeroporto ou à Polícia Federal. As denúncias também podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou disque 180, canais oficiais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Para ampliar o alcance da campanha, o Aeroporto de Brasília publicou em suas redes sociais um vídeo produzido em parceria com a Polícia Federal, com orientações sobre os principais sinais de tráfico humano e como denunciá-lo.

O tráfico de pessoas no Brasil
O tráfico de pessoas atinge, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade — como migrantes, mulheres e pessoas em condição socioeconômica precária. Segundo o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas de 2024, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) registraram 362 atendimentos a vítimas do crime, sendo 57,2% homens e 42,8% mulheres. Já no Ministério da Saúde, que lida com casos ligados à violência sexual e exploração, foram 304 atendimentos, com 62,8% mulheres e 37,2% homens.
Os números também mostram que o problema está presente em todo o país. De acordo com o Disque 100, o Brasil registra, em média, mais de um caso por dia. No Distrito Federal, somente em 2024, oito vítimas foram atendidas pela rede de proteção. Esses dados reforçam a importância de ações articuladas, como esta mobilização no aeroporto, que busca informar, prevenir e proteger quem mais precisa.

Aviação executiva vai além do luxo e ganha espaço como ferramenta estratégica de mobilidade para lazer e negócios

 Com base em São Paulo, a Amaro Aviation oferece soluções de táxi-aéreo, compartilhamento e horas de voo, com foco em agilidade, conforto e flexibilidade para diferentes perfis de passageiros


Agilidade, conforto e conveniência. Esses são os principais atrativos da aviação executiva, que tem ganhado novos contornos no Brasil e deixado para trás a imagem de exclusividade restrita aos supermilionários. Empresas como a Amaro Aviation vêm democratizando o acesso ao transporte aéreo sob demanda, mostrando que o avião privado pode ser uma solução eficiente e estratégica para quem busca rentabilidade em seus deslocamentos – seja por lazer ou negócios.

Para se ter uma ideia, uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro a bordo do turbo-hélice suíço Pilatus PC-12 custa, em média, R$ 28 mil, valor que pode ser dividido entre até 8 passageiros. Já o jato Pilatus PC-24 tem custo médio de R$ 55 mil no táxi-aéreo, também com capacidade para 8 pessoas. No modelo de compartilhamento de aeronaves, essa tarifa pode cair para cerca de R$ 35 mil. As vantagens vão além da economia compartilhada: os passageiros embarcam com total comodidade, evitando longas filas, atrasos e congestionamentos típicos da aviação comercial. Em dez minutos após chegar ao hangar, já é possível estar no ar.

“Para quem viaja a negócios, o ganho de tempo é uma vantagem competitiva. É possível visitar mais de uma base da empresa em um único dia, fechar novos contratos e ainda retornar para casa ou ao escritório no mesmo dia”, afirma João Mellão, COO e cofundador da Amaro Aviation. “Já para quem voa a lazer, a possibilidade de pousar em aeroportos menores, próximos à praia, fazenda ou destinos turísticos, torna a viagem mais rápida e confortável, sem abrir mão da experiência personalizada que só a aviação executiva pode proporcionar”.

Do embarque ao pouso: hospitalidade e experiência premium

Com bases próprias no Aeroporto Catarina, em São Roque (SP), e parceria com o Hangar Premier, no Aeroporto de Congonhas (SP), a Amaro Aviation valoriza cada etapa da experiência do cliente. Ao chegar ao hangar, o passageiro é recebido pela tripulação e pode optar por um café ou espumante de boas-vindas. Tapete vermelho, flores frescas, chocolates suíços e um catering de alto padrão, assinado por restaurantes renomados, ajudam a transformar o embarque em uma ocasião especial.

“Temos orgulho de trazer à aviação executiva o cuidado com o passageiro que meu pai, Rolim Amaro, introduziu na aviação comercial com a TAM”, afirma Marcos Amaro, fundador e CEO da empresa. “É uma forma de valorizar o tempo das pessoas com um serviço ágil, seguro e atento aos detalhes”.

Durante o voo, o serviço é conduzido com discrição e sofisticação. As refeições são personalizadas de acordo com as preferências do cliente, com opções que vão de saladas e pratos quentes a sobremesas e bebidas. A bordo, as aeronaves contam ainda com sistema de som e playlists exclusivas para tornar o trajeto ainda mais agradável.

Modelos flexíveis de operação

Além do táxi-aéreo, a Amaro Aviation oferece o compartilhamento de aeronaves e a venda de horas de voo, com opções para quem voa a partir de 30 horas por ano. No compartilhamento, o cliente adquire uma cota da aeronave e divide os custos operacionais com outros proprietários. Já nas horas de voo, o passageiro pode escolher entre jato, turbo-hélice ou helicóptero conforme a necessidade do trajeto, sem perder os benefícios da personalização e da logística sob demanda.

A frota da companhia é composta por aeronaves versáteis e de alta performance, como o Pilatus PC-12 e o PC-24, o jato Cessna Citation XLS (para até 9 passageiros), além do helicóptero Bell 429, que acomoda até 6 pessoas. Todos os modelos operam em aeroportos menores, o que amplia significativamente as opções de destinos, mesmo em regiões interioranas e locais remotos.

Mesmo quando o ponto de origem do cliente está fora das bases da empresa, a Amaro Aviation garante a operação com eficiência. A aeronave se desloca até o local indicado e o serviço de concierge remoto cuida do catering e da organização pré-voo, mantendo o padrão de qualidade em todas as etapas.

“Nosso compromisso é oferecer flexibilidade total, com excelência em atendimento. A liberdade de trocar horas entre aeronaves é um diferencial que nossos clientes valorizam muito”, completa Mellão.

Mais sobre a Amaro Aviation

Fundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas com o Bell 429. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. Mais informações: www.amaroaviation.com 

Viracopos inaugura sala ‘Destinos da Arte’ com espaço para exposições de quadros no saguão

 Primeira mostra apresenta sete obras do artista Marcos Garcia e permanece até novembro no terminal de passageiros 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), inaugurou nesta quarta-feira, 23 de julho, o espaço “Destinos da Arte”, localizado no hall de acesso às salas VIPs domésticas, no segundo andar do terminal de passageiros. O local foi criado para receber exposições periódicas de artistas plásticos e oferecer aos viajantes uma experiência cultural enquanto aguardam seus voos.

A primeira mostra do espaço reúne sete obras do artista plástico Marcos Garcia, que explora a técnica do pastel seco, conhecida pela delicadeza e riqueza de detalhes. A exposição do artista ficará disponível para visitação até novembro de 2025, com acesso aberto 24 horas por dia para passageiros em embarque ou conexão de voos domésticos.

Com mais de 40 anos de trajetória nas artes plásticas, Marcos Garcia desenvolveu sua carreira entre o Brasil e a Europa. Formado pelo Institut Supérieur de Peinture Van Der Kelen, em Bruxelas (Bélgica), e com passagem por ateliês em Paris, o artista se dedica atualmente à técnica do pastel seco, de origem renascentista, que permite representar texturas e cores com alta fidelidade.

A iniciativa da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos busca incentivar a produção artística e abrir espaço para novos talentos nacionais. Artistas interessados em expor no “Destino da Arte” podem enviar propostas para o e-mail comercial2@viracopos.com, onde os projetos serão avaliados para futuras temporadas.

“A ideia de propor uma parceria à empresa Viracopos surgiu da constatação de que tanto os artistas quanto os aeroportos têm a função de servir às pessoas. O grande fluxo de passageiros nesses locais foi um belo argumento para a ideia de “levar a arte onde o povo está”, disse Garcia. “O fato de a empresa ter aceitado essa proposta demonstra um elevado grau de sensibilidade ao reconhecer que o convívio com a arte pode tornar a viagem mais prazerosa e humana”, completou o artista plástico.

Para a gerente Comercial de Varejo de Viracopos, Tâmara Borges, Viracopos abraçou o projeto com o intuito de reforçar o compromisso com uma jornada que vai além do embarque e do desembarque, proporcionando que “cada pessoa que passe pelo terminal sinta que está em um lugar vivo, que inspira, surpreende e acolhe”.

“Quando aceitamos criar uma área dedicada à arte, não foi apenas para ocupar um espaço físico, mas para oferecer algo que vá além da rotina, uma experiência que toque, que provoque, que encante os passageiros”, disse a gerente.  “A arte transforma o ambiente. Traz beleza, sensibilidade e significado. E mais do que isso: ela democratiza o acesso à cultura, valoriza artistas da região e gera impacto positivo na sociedade”, conclui ela.

Serviço

Local: hall de acesso às salas VIPs domésticas, 2° andar – Área de embarque doméstico

Período: de 23/07 até novembro de 2025

Funcionamento: 24 horas

Contato para artistas interessados: comercial2@viracopos.com

Mais informações sobre o artista: www.marcosgarcia.art.br

Aeroporto Internacional do Recife estreia novo serviço de aluguel de carrinhos e cadeirinhas para crianças

A Aena implementa novidades para melhorar a experiência do passageiro, oferecendo mais conforto e praticidade no aeródromo da capital pernambucana

Com a Torre de Bebel, os clientes podem reduzir o transporte de itens infantis nas aeronaves, facilitando o processo de embarque

Localizada no térreo do terminal de passageiros, na área externa próxima à porta A5, loja dispõe de atendimento totalmente digital e permite reserva antecipada. As diárias custam a partir de R$ 17



Com foco no conforto do passageiro, para oferecer as melhores experiências de viagem, o Aeroporto Internacional do Recife passa a dispor de mais facilidades para as famílias que viajam com crianças. O terminal agora conta com o serviço da Torre de Bebel, um espaço para aluguel de carrinhos e cadeirinhas infantis. Localizada na área externa do desembarque doméstico (próximo à porta A5, no térreo), a loja funciona 24 horas, com contratação online e retirada direta pelo próprio cliente.

Para o diretor comercial corporativo da Aena no Brasil, Juan José Sánchez, empreendimentos voltados para atender às diversas necessidades dos passageiros fazem parte do compromisso da administradora do aeródromo da capital pernambucana com viagens cada vez melhores. “Buscamos sempre inovar e ampliar a nossa oferta de produtos e serviços. Quem desembarca no Recife não precisa mais transportar esses equipamentos infantis, reduzindo bagagens e simplificando a viagem. Estamos proporcionando um ganho para o passageiro”, destaca.

FACILIDADES
Com diárias a partir de R$ 50 para carrinhos e de R$ 17 para cadeirinhas, os itens podem ser reservados com antecedência pelo site da empresa ou retirados na hora, com acesso à plataforma de aluguel via QR code. Os equipamentos são entregues totalmente revisados, higienizados e prontos para uso imediato, com opções que atendem desde recém-nascidos até crianças de 10 anos. Não há limitação de tempo mínimo de reserva. Ao contratar 30 dias, os clientes pagam por apenas 20 diárias.

Para dar suporte aos usuários, a Torre de Bebel dispõe de assistência presencial, durante o horário comercial, e de uma central de atendimento digital das 7h às 22h. Para além do conforto e praticidade, o serviço reforça, ainda, o consumo consciente. Ao incentivar o aluguel, em vez da compra de equipamentos, contribui com a redução do descarte de plásticos e tecidos no meio ambiente.

Criada pela empreendedora e mãe Isabella Jereissati, a empresa voltada à mobilidade infantil já atendeu milhares de famílias, e se prepara para crescer ainda mais. “Ter minhas operações no grupo Aena sempre foi um sonho dourado. É com muita alegria que dou esse passo. Chego para somar, contribuir e fazer história”, celebra a fundadora da Torre de Bebel. Para a empresária, a presença no Recife é um grande passo na expansão dos negócios, uma vez que o aeroporto administrado pela Aena é a porta de entrada para inúmeros destinos regionais, nacionais e internacionais, representando uma oportunidade de alcançar novos clientes, de variados perfis.

Serviço
Torre de Bebel no Aeroporto Internacional do Recife – aluguel de carrinhos e cadeiras infantis
Site https://rec.torredebebel.com.br
Telefone: +55 (85) 99991-5057
Instagram: @torredebebel

LABACE chega a sua 20ª edição com estreia no Campo de Marte e projeção recorde de público e negócios

 Maior feira de aviação de negócios da América Latina acontece de 5 a 7 de agosto; principais players do setor já estão confirmados. Evento espera movimentar centenas de milhões de dólares em produtos, serviços e geração de negócios

A 20ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), maior e principal feira de aviação de negócios da América Latina, estreia no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, marcando o início de uma nova fase para o setor no Brasil. A mudança de local representa mais do que uma adequação logística: inaugura uma era de expansão, inovação e fortalecimento institucional da aviação de negócios. O evento acontecerá de 5 a 7 de agosto.

A nova área disponível passará de 38.400 m² para mais de 110.000 m² considerando todo o potencial de crescimento que a nova localidade pode oferecer, um aumento de quase 3 vezes na estrutura do evento. O acréscimo expressivo de espaço amplia as possibilidades de exposição de aeronaves, circulação de público, montagem de estandes e realização de ativações especiais ao longo dos três dias de feira. O Campo de Marte, que fica na Zona Norte da cidade, oferece acesso facilitado, ampla visibilidade e mais possibilidades de operação e exposição de aeronaves, e até demonstrações reforçando a importância estratégica da aviação geral no Brasil.

“Com a mudança para o Campo de Marte, ganhamos espaço para demonstrações de voo, integração com o futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA) e a possibilidade de receber voos de visitantes com suas próprias aeronaves, o que era impraticável em Aeroporto de Congonhas, antiga moradia do show. Esse novo formato nos permite mostrar ao mundo a maturidade da aviação de negócios brasileira”, afirma Flavio Pires, CEO da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora da feira.

A LABACE é reconhecida como o principal ponto de encontro anual da aviação de negócios na América Latina e possui papel fundamental no fortalecimento do setor aéreo brasileiro. Na última edição, o evento reuniu cerca de 18 mil visitantes exclusivamente ligados ao setor, atraiu mais de 144 expositores nacionais e internacionais, e movimentou aproximadamente US$ 300 milhões em negócios durante os três dias de feira.

“Além de apresentar as principais inovações em aeronaves e serviços, a LABACE promove debates técnicos, discute políticas públicas para o setor e oferece oportunidades de networking entre proprietários de aeronaves, empresários do setor, operadores, fabricantes, autoridades e investidores. Sua relevância vai além da exposição: é um catalisador de negócios  e um motor para o crescimento sustentável da aviação civil no país”, ressalta Pires.

A edição de 2025 traz ainda uma série de novidades e diferenciais que reforçam seu protagonismo. Entre os destaques estão:

  • Receptivo VIP no terminal de passageiros para quem chega em aeronaves;
  • Shuttle interno com acesso direto à feira dentro do aeroporto;
  • Novo espaço de tecnologia e inovação, reunindo empresas do setor;
  • Ações de sustentabilidade, com inventário de emissões e iniciativas ESG;
  • Parcerias culturais com o Museu Aeroespacial Paulista, que levará  aeronaves históricas de relevo mundial à exposição;
  • Serviços de concierge com sugestões turísticas e gastronômicas para visitantes, principalmente ao público estrangeiro.

Outro diferencial é que a edição deste ano acontece em um momento de forte crescimento da aviação de negócios no Brasil. Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o país ultrapassou recentemente a marca de 1.000 jatos executivos, com um aumento de cerca de 17% na frota apenas nos últimos 12 meses. Com isso, o Brasil se mantém como o segundo maior mercado de jatos executivos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “Acho que vamos nos distanciar nessa posição. Temos um mercado profissionalizado, com formação e capacitação de pessoal, estrutura empresarial e expertise para seguir crescendo, além de um país continental muito dependente de transporte eficiente e seguro”, completa o CEO da ABAG.

“Nosso objetivo é continuar dando protagonismo à indústria e ao ecossistema que movimenta a aviação de negócios: operadores, oficina de manutenção, fornecedores de tecnologia, revendedores de equipamentos e peças, escolas de formação, serviços de FBO, etc”, complementa o CEO. 

Serviço

LABACE - Latin American Business Aviation Conference & Exhibition: 5 A 7 de agosto de 2025

Onde: aeroporto Campo de Marte | Av. Santos Dumont, 1979 - Santana, São Paulo/SP


Amaro Aviation será cliente-lançadora do helicóptero Agusta AW09 no Brasil

 Companhia escolheu modelo por sua versatilidade, modernidade e excelente relação custo-benefício

A Amaro Aviation, referência em aviação executiva no Brasil, será a cliente-lançadora do helicóptero Agusta AW09 no país, da fabricante Leonardo. O anúncio reforça o posicionamento da companhia em apostar em tecnologia de ponta, segurança operacional e aeronaves versáteis, adequadas a múltiplas missões. A empresa estreou no segmento de asas rotativas no início deste ano. A compra da aeronave é uma parceria entre a Amaro Aviation e a Gualter Helicópteros.

Segundo João Mellão, COO da Amaro Aviation, a escolha do AW09 reflete uma análise criteriosa de performance e robustez: “O que nos chamou a atenção no modelo foi a segurança, a robustez, a questão de ter uma marca como a Agusta por trás de tudo isso, o que nos dá segurança na certificação também da aeronave aqui no Brasil. O AW09 tem aviônicos modernos, piso plano e é multimissão. Para nós, estrategicamente, o custo-benefício também foi muito bom. Tudo isso englobou na tomada de decisão”.

O AW09 é um helicóptero monomotor de nova geração, originalmente desenvolvido pela suíça Kopter Group (como SH09) e incorporado à Leonardo Helicopters em 2020. Com capacidade para um piloto e até sete passageiros, o modelo oferece cabine espaçosa com piso plano, ampla visibilidade, motor Safran Arriel 2K (1.000 SHP), velocidade de cruzeiro de 260 km/h, autonomia de até 5 horas e alcance aproximado de 800 quilômetros.

Projetado para ser altamente versátil, o AW09 pode ser configurado para missões EMS, transporte VIP, utilitário ou segurança pública. Sua arquitetura moderna prevê integração futura de sistema fly-by-wire e foco em redução de custos operacionais e manutenção facilitada. O motor, por sua vez, é compatível com combustíveis sustentáveis (SAF), alinhando-se às demandas ambientais atuais.

O modelo encontra-se em fase avançada de testes com o protótipo PS4, com certificação pela agência europeia de aviação (Easa) prevista para 2025 e entregas a partir de 2026. A Amaro Aviation acompanhará de perto esse processo, antecipando-se às inovações do mercado e reafirmando o compromisso com a excelência em mobilidade aérea.


Mais sobre a Amaro Aviation

Fundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas com o Bell 429. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. Mais informações: www.amaroaviation.com 

Viracopos recebe equipamentos para o WEC 2025 em cinco voos cargueiros

 Operação movimenta mais de 456 toneladas para evento em São Paulo 


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, entre os dias 03 e 07 de julho, cinco aeronaves com os equipamentos da competição World Endurance Championship (WEC) 2025 – Rolex 6 Horas de São Paulo, que será realizada de 11 a 13 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O primeiro voo, operado por um Boeing 747-400, aterrissou no final da tarde do dia 03/07, seguido por mais quatro voos nos dias 04, 05, 06 e 07/07, totalizando 5 voos charter dedicados à competição.

As aeronaves transportaram 186 paletes, somando aproximadamente 456,5 toneladas de equipamentos, que incluem carros, peças técnicas, infraestrutura de apoio e materiais diversos. Para o transporte terrestre até São Paulo, foram mobilizadas 75 carretas, que levaram as cargas até o Autódromo de Interlagos.

A operação é coordenada pelo agente de carga Sax Logistics, com o apoio integrado das equipes do TECA, da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, autoridades alfandegárias e empresas de logística.

“O desembarque ágil e eficiente dos equipamentos da Rolex 6 Horas de São Paulo reforça a participação de Viracopos como principal hub logístico para grandes eventos internacionais no Brasil”, destacou a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan. “Temos estrutura, tecnologia e expertise para garantir uma operação segura e bem-sucedida”, completou a executiva.



Sobre o WEC

O World Endurance Championship, promovido pela FIA e ACO, é uma das principais competições de corridas de longa duração, reunindo montadoras e equipes em provas que desafiam tecnologia, resistência e estratégia em circuitos icônicos ao redor do mundo.

Sobre o TECA de Viracopos

O Terminal de Carga de Viracopos é referência nacional (e um dos principais da América Latina) para operações de grande porte e alta complexidade. Possui infraestrutura moderna para manuseio, armazenamento e liberação aduaneira, sendo responsável por cerca de um terço do fluxo aéreo de cargas importadas no Brasil.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Aviation XP Centro-Oeste 2025 reúne mais de 2.800 visitantes e amplia presença do setor Centro-Oeste

 Com 31 aeronaves expostas e 53 marcas participantes, edição foi a maior realizada até agora e reforça protagonismo da aviação geral na região


São Paulo, julho de 2025
 – A quinta edição da Aviation XP Centro-Oeste chegou ao fim, consolidando-se como um dos principais encontros da aviação geral e executiva do país. Realizado nos dias 25 e 26 de junho, no Condomínio Aeronáutico Liberty, em Goianápolis (GO), o evento atraiu aproximadamente 2.800 visitantes, contou com a presença de 53 marcas expositoras e apresentou 31 aeronaves ao público, o maior número de modelos expostos já registrado na feira.

Com programação focada em negócios e networking, a Aviation XP mais uma vez atraiu os principais players do setor, incluindo fabricantes como Embraer, Pilatus, Tecnan, Epic, Textron, Thrush, Leonardo e Robinson. Ao longo dos dois dias, o evento reafirmou a força da aviação executiva, agrícola e de operações especiais no Centro-Oeste, especialmente em um estado com protagonismo no setor como Goiás.

“Fechamos a maior edição da história da Aviation XP Centro-Oeste com números expressivos e uma qualidade de público e expositores que eleva ainda mais o patamar do evento. É gratificante ver a consolidação da feira como uma vitrine estratégica para o setor”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora da Aviation XP. “Já estamos trabalhando para a edição de 2026, cuja data será anunciada em breve”.

Sérgio Borges, diretor do Condomínio Aeronáutico Liberty, que sediou a feira pela primeira vez, e empresário à frente da Planar Aviação, também destacou a importância do evento para a região e para a promoção da infraestrutura aeronáutica local. “A edição deste ano superou todas as expectativas. Recebemos um público altamente qualificado, conectamos empresas estratégicas e reforçamos o posicionamento do Liberty como um polo real e ativo da aviação executiva no Brasil. Goiás mostrou que tem localização, estrutura e visão para ser protagonista”.

Goiás segue como referência nacional na aviação geral. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o estado conta com 1.621 aeronaves registradas, ocupando a 7ª posição no país e detendo 26% da frota da região Centro-Oeste — atrás apenas do Sudeste. A força do agronegócio é um dos principais impulsionadores do setor no estado, que figura como o 4º maior em aviação agrícola no Brasil.

Para mais informações, visite https://aviationxp.com.br/ 

Primeiro Spotter Aena em Congonhas reúne cerca de 100 amantes da fotografia de aviação

 

  • Participantes foram selecionados entre os mais de 400 inscritos, pela ordem do credenciamento     

  • Durante o período do evento, spotters puderam registrar mais de 200 operações de pousos e decolagens  

  • Concessionária já planeja a segunda edição do Spotter Aena em São Paulo, devido ao sucesso da iniciativa  

Cerca de 100 fotógrafos amadores e profissionais estiveram reunidos, no último sábado (28), no Aeroporto de Congonhas, para o primeiro Spotter Aena realizado na capital paulista. Promovido pela maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, que administra o aeródromo paulistano, o evento contou com participantes que viajaram de diversas cidades brasileiras para presenciar esse momento especial.  

O dia começou bem cedo. Os participantes começaram a chegar ainda na madrugada, antes mesmo das 5h. Quando as operações de Congonhas tiveram início, às 6h, todos já estavam posicionados e com as câmeras a postos para o intenso vai e vem de pousos e decolagens. Foram seis horas de contemplação de aeronaves e milhares de cliques.  

O primeiro ponto de observação foi organizado na cobertura do Pavilhão de Autoridades. Antes mesmo de o Sol nascer, os spotters puderam registrar imagens de aviões com pinturas especiais, como o Pateta e a bandeira do Brasil, ambos da Azul. A maior parte do evento ocorreu em uma área especialmente preparada, ao lado da Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Congonhas. Com vista privilegiada para a pista, os spotters puderam registrar diversas movimentações da aviação comercial e executiva. Durante o período, foram mais de 200 pousos e decolagens.  

Os fotógrafos ainda puderam visitar a área inferior do único EMAS da América Latina, num momento mais do que aguardado para os aficcionados pelo setor aéreo. O EMAS é um sistema de contenção com materiais de engenharia (do inglês Engineered Materials Arrestor System), mecanismo que promove a rápida desaceleração de aeronaves em caso de saída do ponto de frenagem. Por fim, o Spotter Aena retornou para a cobertura do Pavilhão de Autoridades, local que rendeu lindas imagens dos pousos e decolagens. 

“Foi um dia de abrir as portas do nosso querido Aeroporto de Congonhas para quem mais ama registrar cada detalhe da aviação: os spotters. Ver a alegria e o brilho nos olhos desses convidados foi incrível. O sucesso foi tão grande, que já deixamos aqui o nosso compromisso: em breve teremos o segundo Spotter Aena”, celebrou Kleber Meira, diretor do Aeroporto de Congonhas.  

“O Spotter Aena estava sendo planejado desde que assumimos a gestão do aeródromo, em outubro de 2023. Estamos elevando o conceito de aeroporto, que busca integrar toda uma gama de entusiastas e apaixonados por aviação”, afirmou Tiago Dantas, gerente de operações de Congonhas.  

A realização do Spotter Aena também foi comemorada pelos participantes do evento. “Eu gostei particularmente de todo cuidado que a equipe teve com a gente, todo o preparo do local, das escolhas dos pontos de observação com relação à luz, com relação à posição da pista. Eles cuidaram muito bem de tudo. Isso foi muito importante,” comentou William Padula.  

“Desde a recepção, percebemos a preocupação com a movimentação das aeronaves, que durou todo o dia. A equipe de Congonhas pensou em muitos detalhes, nas pinturas diferentes dos aviões, no melhor posicionamento para a gente fotografar, tudo foi muito especial”, celebrou Guilherme Jun Fujitaki.  

“Estamos acostumados com alguns aeroportos chamarem menos gente, mas aqui ficou legal mesmo com mais de 100 pessoas. Notamos tudo muito organizado e com um briefing bem bacana. As equipes da Aena foram muito simpáticas e atenciosas. Estão de parabéns,” elogiou Fernando Garcia.  

Programa ambiental vai medir poluentes emitidos por veículos de serviço de solo em GRU Airport

 Objetivo da iniciativa é medir o índice e qualidade da fumaça que sai dos escapamentos da frota movida a diesel. Segmento de ground handling trabalha pela modernização da frota


São Paulo, junho de 2025 - A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) firmou uma parceria com a Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) para avaliar a quantidade de poluentes emitidos pelos caminhões, ônibus, tratores e demais equipamentos das empresas de serviços de solo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport). A iniciativa faz parte do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado pela Fetcesp. A primeira visita ao aeroporto aconteceu na semana passada (27/05), para que fosse verificada a compatibilidade dos softwares com os equipamentos usados pelas empresas. 

A associação convidou as empresas de ground handling Proair, WFS-Orbital, dnata, Swissport, Universal Aviation e Tristar, que atuam no aeroporto, a participarem do projeto, sem custo algum para elas. Os resultados das coletas, no entanto, serão confidenciais, enviados individualmente a cada empresa e acompanhados pelo Fetcesp.

“É uma iniciativa que existe há bastante tempo, mas é inédita no setor aeronáutico. Acredito que será de grande importância conhecer os níveis de poluentes das empresas de serviço de solo e, a partir deles, fazer ajustes e melhorias para colaborar com a preservação do meio ambiente”, afirma Ricardo Aparecido Miguel, diretor-presidente da Abesata. O executivo lembra que o segmento de ground handling trava uma enorme batalha hoje para obter financiamento e garantir a renovação da frota usada nos principais aeroportos, a ideia é trocar veículos antigos e movidos a combustíveis fósseis por uma frota eletrificada. A questão passa inclusive pela segurança jurídica dos contratos entre empresas em solo e companhias aéreas. 

O Despoluir existe desde 2007 e é o maior programa ambiental da iniciativa privada do país, tendo como objetivo a eficiência energética, a redução da emissão de poluentes e a melhoria da qualidade do ar mediante a regularização ambiental de veículos movidos a diesel. É realizado nas próprias empresas participantes, onde são realizados testes de opacidade nos veículos e indicando uma melhor solução para a redução das emissões de poluentes.



O Despoluir, que é credenciado à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Quando for o caso, o projeto oferece às empresas parceiras a possibilidade de redução de 70% do valor da multa por emissão de fumaça em excesso mediante a comprovação da manutenção do veículo e redução dos índices de emissão de poluentes conforme o estabelecido pela legislação. As empresas que atingem os níveis ideais são reconhecidas com o PremiAR – Transportando um Mundo Verde, reconhecimento à empresa por parte da Fetcesp.

Mais informações em https://www.abesata.org/br/

Aena celebra início das obras de modernização dos seus Aeroportos em Mato Grosso do Sul e inaugura Sala Multissensorial em Campo Grande

 

  • Investimento amplia capacidade e infraestrutura dos Aeroportos Internacionais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã

  • Aeródromo da capital sul-mato-grossense ganhará três pontes de embarque e novo pavimento no terminal de passageiros

  • Ponta Porã e Corumbá terão terminais ampliados, pátios modernizados e melhor eficiência operacional

  • Cerimônia reuniu executivos da Aena no Brasil, ministros, governador, prefeitos e lideranças da aviação civil brasileira

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, realizou, nesta terça-feira (17), uma cerimônia comemorativa para marcar o início das obras de ampliação e modernização dos Aeroportos Internacionais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. O evento também celebrou a inauguração da Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional de Campo Grande, espaço dedicado ao acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus; do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; e do diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto Honorato, entre outras autoridades. 

“Estamos construindo aeroportos mais modernos, acessíveis e preparados para o futuro. Essa transformação reforça o compromisso da Aena com a qualidade dos serviços e o desenvolvimento das regiões onde atua”, afirmou Santiago Yus.

As obras, que já foram iniciadas, fazem parte da Fase 1B do contrato de concessão e deverão ser concluídas até junho de 2026. O consórcio responsável pela execução dos trabalhos é formado pelas construtoras Construcap e Copasa.

Entre as melhorias previstas para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, estão a construção de um novo pavimento no terminal de passageiros, com a instalação de três pontes de embarque (fingers). Com isso, a capacidade do aeroporto passará para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior que a atual). 

Para Ponta Porã, as obras estruturais vão triplicar a área do terminal de passageiros, que passará de 800 m² para 2.600 m². Já em Corumbá, o crescimento será dos atuais 1.950 m² para 2.850 m². Em ambos, a capacidade será de 100 mil embarques e desembarques por ano, ao final das obras. 

A expansão dos aeroportos de Mato Grosso do Sul representa um marco importante para a mobilidade regional e nacional, promovendo integração, turismo e desenvolvimento econômico para o estado e para toda a região Centro-Oeste do Brasil.

Sala Multissensorial

Durante a cerimônia, também foi inaugurada a nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Localizado na sala de embarque, o novo espaço para acolhimento de pessoas neurodivergentes foi desenvolvido para promover a inclusão. Com área de 15,6 m², tem capacidade para até seis pessoas simultaneamente e conta com fibras óticas sensoriais, painéis interativos, projetores de estrelas e nuvens cromáticas no teto, além de assentos de aeronaves para simulação do uso de cintos de segurança.

Sala Multissensorial do Aeroporto de Campo Grande foi inaugurada durante a cerimônia
F
oto: Duda Meaurio/Divulgação

Além de Campo Grande, os Aeroportos do Recife e de Congonhas contam com ambientes semelhantes. Outras salas multissensoriais também estão em fase de implantação nos aeroportos de Maceió, João Pessoa, Aracaju e Uberlândia. Já terminais como Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba dispõem de espaços reservados para passageiros com TEA e outras neurodivergências, que também serão instalados em Marabá e Corumbá.

Melhorias previstas por aeroporto:

Aeroporto Internacional de Campo Grande

  • Ampliação do terminal de passageiros de 10.000 m² para 12.000 m²

  • Construção de novo pavimento no terminal

  • Instalação de três pontes de embarque

  • Nova área para o parque de abastecimento de aeronaves (mobilização após a fase 1B)

  • Pátio com 11 posições para estacionamento de aeronaves comerciais 

  • Aumento da capacidade para 2,6 milhões de passageiros por ano (85% maior)

  • Check-in com 20 posições 

  • Sala de embarque com 7 portões e 1.830 m²

  • Infraestrutura para receber voos internacionais

Aeroporto Internacional de Ponta Porã

  • Ampliação do terminal de passageiros de 800 m² para 2.600 m²

  • Sala de embarque com 2 portões e 350 m²

  • Check-in com 8 posições

  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

  • Pátio com 3 posições para estacionamento de aeronaves

  • Aumento da capacidade para 100 mil passageiros por ano (70% maior)

  • Novo estacionamento de veículos 

Aeroporto Internacional de Corumbá

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1.950 m² para 2.850 m²

  • Sala de embarque com 2 portões e 350 m²

  • Check-in com 6 posições

  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras

  • Pátio com 4 posições para estacionamento de aeronaves

  • Aumento da capacidade para 100 mil passageiros por ano (100% maior)

  • Instalação de PAPI na cabeceira 09 

  • Superfície da área pública será duplicada